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Plano de Aula para Semana de Adaptação

Confira nesta postagem uma sugestão de Plano de Aula para Semana de Adaptação, indicado a alunos das Series Iniciais (Educação Infantil), com duração de duas semanas para alunos com 2 e 3 anos de idade (a sequência pode ser adaptada para acolher crianças de até 5 anos).

Não deixe de ver: Modelo Semanário volta às aulas

Plano de Aula para Semana de Adaptação

OBJETIVOS

  • Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
  • Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
  • Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
  • Mediar as experiências da criança com a cultura

CONTEÚDOS

  • Inclusão das famílias no processo de adaptação
  • Envolvimento das crianças na construção da rotina
  • Respeito e valorização das singularidades das crianças
  • Mediação das experiências da criança com a cultura

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
  • Uma caixa de papelão;
  • Uma foto de cada criança;
  • Fotos ou desenhos de situações da rotina;
  • Livros de literatura infantil.

DESENVOLVIMENTO

A adaptação começa antes da entrada da criança na escola. Solicite, portanto, aos familiares que preencham previamente uma ficha, ou então, realize uma entrevista com perguntas que retratem quem é a criança: seu nome, se possui irmãos na escola, suas brincadeiras preferidas, comidas que aprecia ou não, se possui objetos de apego, chupeta e o que costuma gerar conforto ou desconforto emocional (por exemplo, a resistência para relacionar-se com pessoas estranhas).

Ao ler as fichas e estabelecer um primeiro contato com as crianças inicie o planejamento.

1º dia

Organize o ambiente contemplando, também, as preferências observadas nos relatos das famílias: por exemplo, um canto de casinha com carrinhos de boneca e bonecas; um outro, com carrinhos e algumas pistas desenhadas no chão com giz ou fita crepe; um canto com massinha ou materiais para desenho. O tempo de permanência da criança na escola pode ser aumentado gradativamente, mas é importante que nos primeiros dias uma pessoa de sua referência afetiva permaneça o tempo que for necessário próximo dela, mesmo que seja em outro lugar que não seja a sala de aula.

Já neste primeiro dia mostre que houve interesse em conhecer a história de cada um, faça comentários do tipo: “João, sua mãe me contou que você gosta muito de bola, você viu que aqui nesta sua escola você pode brincar de futebol? Veja quantas bolas separei para você, quer brincar comigo?”, ou: “Marina, eu já sei que você adora massinha, vamos fazer um bolo e uma festa com seus novos colegas?”.

No encerramento dessa proposta, anuncie para as crianças o que será feito a seguir. Faça um passeio pela escola e apresente os espaços e pessoas que pertencem a este lugar. Em seguida, apresente uma brincadeira cantada para as crianças e os pais. No final do dia faça uma roda de conversa com as crianças e relembre o que observou de mais significativo do movimento do grupo; narre algumas cenas que revelaram envolvimento, interesse e anuncie o que viverão no dia seguinte.

Solicite aos pais uma foto da criança para que seja organizado um canto do grupo na sala de aula.

Avaliação

Observe e registre posteriormente as crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais resistentes à aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e construção de vínculos nas próximas situações.

2º dia

Organize os cantos de atividades diversificadas de desenho, massinha, jogos e fantasias e compartilhe com as crianças as opções que terão neste dia. Procure circular pelos diferentes cantos e participe das situações junto com os pequenos.

Num outro momento, apresente para as crianças o canto que foi escolhido para colocar as suas fotos e envolva-as nesta situação. Crie um contexto de interação neste momento: ao colocar as fotos no painel cante músicas com os nomes das crianças ou então faça uma brincadeira referindo-se a algumas características físicas ou ações observadas no dia. Por exemplo: “esta menina que vou mostrar agora brincou muito de bola, comeu muita banana e está ao lado do Lucas. Quem será?”

Faça a leitura de uma história e mostre onde será o canto de livros do grupo.

No final, apresente uma caixa onde ficarão os objetos trazidos pelas crianças de casa.

Solicite aos pais que façam um desenho com seus filhos e tragam no dia seguinte para ser colado nesta caixa. Se possível tire uma foto do grupo para identificar este objeto que será de todos.
Avaliação Observe a movimentação das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as propostas. Anote como foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que resistem aos contatos, ou mesmo daquelas que demonstram uma certa euforia diante de tanta novidade.

3º dia

Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos das crianças e com as músicas “A canoa virou”; “João roubou pão”. Proponha mais uma vez os cantos de atividades diversificadas de massinha, casinha, pistas de carrinhos e bichos.

Monte com as crianças a caixa onde ficarão seus objetos e escolham um canto onde ela ficará guardada.

Compartilhe mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca que será do grupo.

Encerre o dia recuperando oralmente o que foi vivido pelas crianças e anuncie algo que as aguardará no dia seguinte. Faça também um clima de surpresa, de expectativa para as novas experiências.

Avaliação

Invista na interação com as crianças que demonstram maior dificuldade e resistência. Chame-as para pegar algum material com você para a organização do ambiente, sente-se ao lado para fazer um desenho, faça você um mesmo um desenho ou escultura de massinha para que leve para casa e observe as reações a estas formas de convite. Não se esqueça de que aquelas crianças que aparentemente estão achando que tudo é uma “festa”, merecem um olhar especial, um colo, momentos de atenção para se entregarem às propostas e para compreenderem o que está acontecendo com elas.

4º dia

Receba as crianças com os cantos de atividades diversificadas (no mínimo 3). Faça mais uma vez a brincadeira com as fotos. Apresente em forma de desenho ou por meio de fotografias das crianças, cada situação da rotina (o professor deve organizar este material previamente). Converse com as crianças o que fazem em cada momento e organize junto com elas a sequência temporal das atividades. Diga que essas fotos ou desenhos ajudarão a saber o que farão na escola e que logo após o lanche ou então da brincadeira no parque, por exemplo, seus pais voltarão para buscá-las.

Cole o quadro da rotina num lugar de fácil acesso para as crianças.

Avaliação

Ao anunciar os momentos que retratam a rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram sofrimento em estar neste novo ambiente, quais são as situações que viverão e quando será o momento de reverem as pessoas de sua família todos os dias. Observe as reações e sempre que chorarem recorra a esta estratégia para ajudar a tranquilizar as crianças.

5º dia.

Receba as crianças em roda e conte que escolheu montar os cantos que mais gostaram no decorrer da semana. Quando encerrar, recorra ao quadro da rotina para situar o que farão a seguir. Faça mais uma leitura e guarde mais um livro na biblioteca do grupo. Comente que, aos poucos, conhecerão muitas histórias. Em seguida, mude a atividade e faça com o grupo uma salada de frutas (se possível, peça no dia anterior que cada criança traga de casa uma fruta). Ou então, no lanche, faça um piquenique no espaço externo da escola.

Encerre o dia com uma brincadeira. Conte que ficarão dois dias em casa sem vir para a escola, mas que muitas novidades as aguardam na próxima semana. Fale que brincarão muito e que o professor estará sempre presente quando precisarem de algo.

Avaliação

Ajude as crianças mais resistentes à aproximação a transformarem sentimentos em palavras. Reconheça os desafios ainda existentes, mas reafirme que na próxima semana estará novamente na escola para recebê-las e investigar quais são as brincadeiras e outras situações que lhes farão se sentir bem neste ambiente. Se possível, empreste algum livro ou brinquedo e peça para que cuide bem e traga novamente para a escola na próxima semana. Isso ajudará neste processo de construção de vínculo com a escola e com o educador.

Plano de Aula para Semana de Adaptação para Educação Infantil em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Plano de Aula para Semana de Adaptação para Educação Infantil” mostrado acima em PDF. Para ter acesso é muito simples, confira o link a seguir e baixe:


Plano de Aula para Semana de Adaptação para Educação Infantil – Planejamento de Adaptação

Justificativa:

Os primeiros dias no Centro de Educação Infantil geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante e fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar no CEI, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.

Objetivo Geral:

  • Promover um período de adaptação, onde as crianças possam vir a se socializar com todos os professores, amigos da sala e funcionários do CEI.

Objetivos Específicos:

  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;
  • Criar um ambiente acolhedor com a criança se integrando a dinâmica do grupo;
  • Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
  • Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
  • Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
  • Incentivar as crianças a conhecer o nome das educadoras e colegas da sala;

Conteúdos:

  • Conhecer os funcionários e suas funções no CEI;
  • Conhecer o espaço físico do CEI;
  • Adaptação aos ritmos e as atividades diárias desenvolvidas no CEI;
  • Reconhecer os espaços que são de uso das crianças;
  • Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
  • Aceitação da separação, podendo perceber que os familiares vão mais irão voltar;
  • Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
  • Interesse pela relação afetiva com os professores e com os companheiros;
  • Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário;

Adaptação

1ª Semana

  • Objetivo: Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar das crianças.
  • Conteúdo: Adaptação aos ritmos e às atividades diárias desenvolvidas no CEI.
  • Atividade: Confecção de enfeite de porta, com o nome das educadoras e turma.
  • Objetivo: Incentivar as crianças a conhecer o nome das educadoras e colegas de sala.
  • Conteúdo: Conhecer as professoras e as colegas de sala.
  • Atividade: As educadoras confeccionarão crachás com o nome das crianças.
  • Objetivo: Desenvolver atividade que permitem que as crianças reconheçam e interagem entre si e os professores.
  • Conteúdo: Interesse pela relação afetiva com as professoras e com os companheiros.
  • Atividade: As educadoras cantarão para as crianças as músicas: Bom dia coleguinha, a janelinha abre e Olá coleguinha.
  • Objetivo: Familiarizar a criança ao espaço escolar e a sua rotina.
  • Conteúdo: Adaptação aos ritmos e as atividades diárias desenvolvidas no CEI.
  • Atividade: As educadoras cantarão para as crianças a história “A Bonequinha de Lulu”.
  • Objetivo: Criar um ambiente acolhedor com as crianças se integrando a dinâmica do grupo.
  • Conteúdo: Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação.
  • Atividade: As educadoras brincarão com as crianças de “Corre Cotia”.

2ª Semana

  • Objetivo: Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem estar das crianças.
  • Conteúdo: Adaptação aos ritmos e as atividades diárias desenvolvidas no Centro.
  • Atividade: As educadoras confeccionarão um painel referente ao tema “Adaptação no Centro de Educação Infantil”.
  • Objetivo: Criar um ambiente acolhedor com a criança se integrando a dinâmica do grupo.
  • Conteúdo: Aceitação da separação, podendo perceber que os familiares vão mais irão voltar.
  • Atividade: As educadoras cantarão a música dos cinco patinhos da XUXA, usando imagens da música como recurso.
  • Objetivo: Criar um ambiente acolhedor com a criança se integrando a dinâmica do grupo.
  • Conteúdo: Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação.
  • Atividade: As educadoras brincarão de roda com as crianças de ciranda-cirandinha.
  • Objetivo: Familiarizar a criança ao espaço escolar e a sua rotina.
  • Conteúdo: Conhecer o espaço físico do CEI.
  • Atividade: As educadoras por meio de uma conversa informal estarão apresentando a rotina do centro, em seguida levarão as crianças para conhecer o espaço do CEI.
  • Objetivo: Estimular a socialização entre as crianças.
  • Conteúdo: Reconhecer os espaços que são de uso das crianças.
  • Atividade: As educadoras colocarão o CD da Galinha Pintadinha para que as crianças possam cantar e dançar ao ritmo das músicas.

3ª Semana

  • Objetivo: Incentivar as crianças a conhecerem o nome das educadoras e os colegas de sala.
  • Conteúdo: Interesse pela relação afetiva com os professores e os companheiros.
  • Atividade: As educadoras brincarão de “batata quente” junto com as crianças.
  • Objetivo: Familiarizar a criança ao espaço escolar e a sua rotina.
  • Conteúdo: Adaptação ao ritmo e as atividades diárias desenvolvidas no CEI.
  • Atividade: As educadoras contarão a estória “Os três porquinhos” usando fantoches como apoio.
  • Objetivo: Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si e com os professores.
  • Conteúdo: Interesse pela relação afetiva com professores e com os companheiros.
  • Atividade: As educadoras junto com as crianças cantarão e brincarão de roda com a música “Periquito Maracanã”.
  • Objetivo: Criar um ambiente acolhedor com as crianças se integrando a dinâmica do grupo.
  • Conteúdo: Adaptação ao ritmo e as atividades desenvolvidas no CEI.
  • Atividade: As educadoras levarão para a sala a mala de leitura e junto com as crianças escolherão uma história para contar na sala.
  • Objetivo: Desenvolver atividades que permitam que as crianças interajam entre si.
  • Conteúdo: Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação.
  • Atividade: As educadoras dançarão com as crianças a música “TCHU TCHUÊ”

4ª Semana

  • Objetivo: Proporcionar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades.
  • Conteúdo: Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação.
  • Atividade: As educadoras farão uma roda de conversa com as crianças, em seguida falarão sobre o significado do Carnaval com as mesmas.
  • Objetivo: Trabalhar datas comemorativas.
  • Conteúdo: Adaptação aos ritmos e as atividades desenvolvidas no CEI.
  • Atividade: As educadoras confeccionarão máscaras de carnaval e darão para as crianças levarem para casa.

Plano de Aula para Semana de Adaptação para Educação Infantil

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    1. Reginalda Gaigher
    2. Suzana Magaly do Nascimento

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