Educação Infantil, Plano de Aula

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil


Selecionamos nesta postagem diversas ideias e dicas para o seu Plano de Aula Profissões para Educação Infantil e Series Iniciais. São diversas sugestões lúdicas para trabalhar em sala de aula.

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo.

Confira mais:

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

Objetivos

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita

Justificativa

  • Diante da complexidade de trabalhar o tema profissões na Educação Infantil, foi pensado duas alternativas para desenvolve-lo de forma significativa. Alternativas estas que estão descritas a seguir.

1ª alternativa

  • Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criar um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
  • O desenvolvimento do projeto se dará mediante a criação de murais, dramatização das profissões, historia das profissões, textos, jogos, caça palavras, adivinhas, cruzadinha e ilustrações.
  • Para a culminância do projeto um dos pais poderá ser convidado para ir na escola falar da sua profissão para as crianças.

2ª alternativa

Serão escolhidas dez a doze profissões relevantes

Exemplo

  • Professor
  • Medico
  • Carteiro
  • Pintor
  • Motorista
  • Padeiro
  • Dentista
  • Bombeiro
  • Soldado
  • Costureira
  • Cozinheiro
  • Cabeleireiro

Cada dia o professor apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças.

Após isso, será elaborado um álbum de figurinhas com a descrição básica de cada profissão e espaço para ilustração do aluno. A figurinha poderá ser feita pelo professor e numerada para que o aluno a cole no lugar correto. Seria interessante não colar todas as figurinha no mesmo dia.


Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Faz de conta das profissões

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil - Faz de conta das profissões
Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Faz de conta das profissões

Como é importante para a criança brincar, pois quando está brincando ela desenvolve a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de se socializar, desperta a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do seu processo de aprendizagem.

Diante desta descoberta perguntei a turma do Maternal II se eles sabiam o que era brincar de faz-de-conta. Somente uma criança respondeu dando o seguinte exemplo: “Quando vou tomar banho cruzo o braço embaixo do chuveiro e deixo a água cair, juntando no meu braço, ai eu balanço o braço fazendo de conta que é meu bebê”. A partir desta explicação surgiram outros exemplos.

O faz-de-conta é uma atividade de grande complexidade, que desencadeia o uso da imaginação criadora. Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. Ela pode, neste brinquedo mágico, expressar e trabalhar as fortes emoções, muitas vezes difíceis de suportar. E, a partir de suas ações nas brincadeiras, explora as diferentes representações que tem destas situações difíceis, podendo melhor compreendê-las ou reorganizá-las.

Nas brincadeiras, as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brinca. Por exemplo, para assumir um determinado papel numa brincadeira, a criança deve conhecer alguma de suas características, seus conhecimentos provêm da imitação de alguém ou de algo conhecido, de uma experiência vivida na família ou em outros ambientes, do relato de um colega ou de um adulto, de cenas assistidas na televisão, no cinema ou narradas em livros etc. A fonte de seus conhecimentos é múltipla, mas estes se encontram, ainda, fragmentados. (BRASIL, 1998 p.27).

Com o faz-de-conta a criança reflete seus valores e sua visão de mundo adquiridos com seus familiares, compartilhando com as demais crianças as experiências vivenciadas em casa. Por isso, é importante que o professor fique atento para intervir pedagogicamente, no sentido de superar preconceitos e proporcionar relações saudáveis.

Conforme Oliveira (2010 p.163) comenta, o faz de conta “abre caminho para autonomia, a criatividade, a exploração de significados e sentidos. Atua também sobre a capacidade da criança de imaginar e de representar, articulada com outras formas de expressão. São os jogos, ainda, instrumentos para aprendizagem de regras sociais”.

As crianças aprendem a cada nova brincadeira, desenvolvem as formas de convivência social, modificando e recebendo novos conteúdos, a fim de renovar suas aprendizagens. Quando brinca repetidamente ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. Para Kishimoto (2003, p.43) “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais”.

Objetivo Geral:

Oportunizar a brincadeira de faz-de-conta, desenvolvendo a atenção, a memória, a autonomia, a capacidade de resolver problemas, de socializar-se, de despertar a curiosidade e a imaginação, de maneira prazerosa e como participante ativo do processo de aprendizagem.

Situação Problema: Como as brincadeiras de faz-de-conta podem auxiliar na socialização e no desenvolvimento da imaginação das crianças?

Recursos:

  • Utilização de objetos referente às profissões, revistas, brinquedos de cozinha, tecidos, rolo para pintura, cartas de Obra de Arte (Portinari), bola de futebol e livro de história.

Avaliação:

  • A avaliação será realizada mediante a observação das crianças quanto as suas atitudes em relação ao outro, se conseguem brincar coletivamente, se respeitam as regras, dividem tarefas e se mostram interesse pelas brincadeiras de faz de conta, vivenciando situações de desenvolvimento da imaginação.

Avaliação Final do Projeto.

  • A proposta deste projeto foi organizar a brincadeira de faz-de-conta como um momento rico, com aprendizagens significativas, em que a criança pudesse aprender atitudes e valores que as auxiliariam no seu desenvolvimento. As crianças foram avaliadas em grupo, de acordo com a aprendizagem percebida no dia-a-dia.
  • Em todas as atividades propostas às crianças imitaram ações realizadas pelos adultos, explorando objetos e brinquedos livremente, deixando a imaginação e a criatividade fluir. Compartilharam os brinquedos e aguardaram o amigo utilizar, para depois brincar, respeitaram todos os combinados realizados em sala em relação ao espaço organizado.
  • Demonstraram muita alegria e curiosidade em cada uma das propostas das brincadeiras de faz-de-conta, realizando-as com interesse e envolvimento. Conheceram algumas profissões e a sua importância através da roda de conversa.

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Quem sou eu

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil - Quem sou eu
Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Quem sou eu

Objetivos:

  • Conhecer as profissões, suas funções e a importância delas na sociedade.

Metodologia:

  • No início da aula, o professor apresenta o tema “Profissões” e pede para que os alunos citem quais profissões conhecem, estimulando a memória dos alunos com perguntas como “E a profissão do papai?”, “Qual a profissão da mamãe?”, etc.
  • Depois, em uma urna coloca-se os nomes das profissões abordadas escritos em pequenos pedaços de papel. O professor vai orientar a vez de cada aluno. Ao pegar o papel com o nome da profissão, o aluno não poderá revelar a profissão, mas dará uma dica para ajudar os coleguinhas a descobrirem a resposta. Enquanto tentam descobrir a resposta, os alunos poderão fazer mais perguntas sobre a profissão.
  • Quando acertarem a resposta, outro aluno será convidado a retirar um papel com outra profissão. É importante que todos os alunos participem. O professor ajudará os alunos a lerem o nome da profissão e também pode ajudar caso o aluno tenha dúvidas.

Avaliação:

  • Se observará a participação dos alunos, e será motivada a participação daqueles que estiverem interagindo menos.

Recursos didáticos:

  • Caixa de papelão, papel e caneta.

Jogo Quem sou eu das profissões:

Podem ser utilizadas as seguintes imagens para ajudar os alunos na formulação das dicas:

Jogo Quem sou eu das profissões Jogo Quem sou eu das profissões Jogo Quem sou eu das profissões Jogo Quem sou eu das profissões Jogo Quem sou eu das profissões Jogo Quem sou eu das profissões

Fonte das imagens: Atividades da Professora Bel

Também recomendo: 


Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil
Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.

Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Justificativa:

  • Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:

  • Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.

Desenvolvimento do projeto:

  • A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
  • trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões. Pião de rodeio
  • Professor
  • Médico e Enfermeiro
  • Agente
  • Carteiro
  • Motorista
  • Padeiro
  • Dentista
  • Bombeiro
  • Soldado
  • Costureira
  • Cozinheiro
  • Cabeleireiro,
  • Músico
  • Policial

Metodologia:

  • Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
  • Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
  • Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.

Materiais utilizados:

  • Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.

Conteúdo:

  • Profissões e sua importância para nossa sociedade.

Avaliação: 

  • Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII

Plano de Aula Profissões para Educação Infantil – Plano Semanal

Plano de Aula sobre Profissões
Plano de Aula Profissões para Educação Infantil

Eixo de Trabalho

  • Identidade e Autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Sociedade
  • Matemática

Objetivos específicos:

  • Transmitir valores para a formação moral e social da criança;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
  • manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
  • Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
  • Identificar as profissões existentes em seu ambiente familiar e escolar;
  • Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos relativos a por meio da ludicidade, utilizando a linguagem oral e escrita;

Conteúdos:

  • Valores
  • Coordenação motora ampla e fina
  • Apreciação musical
  • Expressão criativa
  • Palavras contextualizadas;
  • Sílabas simples contextualizadas;
  • Alfabeto – vogais e consoantes;
  • Profissões
  • Data comemorativa: Dia do Trabalho

Estratégias de Ensino:

  • Confecção de uma lista de profissões para estudo de palavras, sílabas e letras;
  • Realização de atividades cotidianas que favoreça o aprendizado de valores como respeito por cada profissional que atua em nossa sociedade:
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
  • Realização de atividades orais e escritas.
  • Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, silabas e letras.
  • Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e a função que desempenha;
  • Realização de atividades orais e escritas, bem como jogos e brincadeiras que desenvolvam os conteúdos apresentados;

Recursos

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Livros e revistas
  • Folha de ofício
  • Papel crepom
  • Cartolinas
  • Cartazes
  • Brinquedos educativos
  • Fantoches

Avaliação

  • Avaliar o conhecimento prévio dos alunos acerca das profissões que eles já conhecem, seja na família ou na comunidade escolar, observando seu desempenho, aprendizagem e dificuldades encontradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *