<

Plano de Aula sobre Profissões


No mês de Maio, anualmente no Dia 1º é celebrando o Dia do Trabalho. Em escolas de todo o pais, professores utilizam desta data para trabalhar em sala de aula as profissões e foi pensando nisso que selecionamos diversas sugestões e ideias para o seu Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Veja também:

Plano de Aula sobre Profissões

Plano de Aula sobre Profissões
Plano de Aula sobre Profissões

Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados, a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

OBJETIVO:

  • Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Roda de conversas: Quem sou? O que quero ser quando crescer? Que profissões conheço? Qual a função de cada uma? O que as diferencia das outras?
  • Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú. Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente.
  • Mural de figuras e/ou desenhos.
  • Entrevistas com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?
  • Convidar um pai e/ou uma mãe de diferentes profissões para palestra em sala de aula.

Poemas e músicas:

  • Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
  • Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
  • Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.

VAMOS CANTAR:

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Livro das profissões:

  • Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
  • Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
  • Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.

Jogos e brincadeiras:

Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.

Sugestões:

  • Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.

SUGESTÃO:

  • Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha. Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação à perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.

Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil

Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil

A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.

Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Justificativa:

  • Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:

  • Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.

Desenvolvimento do projeto:

  • A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
  • trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões. Pião de rodeio
  • Professor
  • Médico e Enfermeiro
  • Agente
  • Carteiro
  • Motorista
  • Padeiro
  • Dentista
  • Bombeiro
  • Soldado
  • Costureira
  • Cozinheiro
  • Cabeleireiro,
  • Músico
  • Policial

Metodologia:

  • Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
  • Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
  • Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.

Materiais utilizados:

  • Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.

Conteúdo:

  • Profissões e sua importância para nossa sociedade.

Avaliação: 

  • Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII

Também veja: DESENHOS PARA IMPRIMIR DE PROFISSÕES PARA PINTAR


Plano de Aula sobre Profissões – Plano Semanal

Plano de Aula sobre Profissões
Plano de Aula sobre Profissões

Eixo de Trabalho

  • Identidade e Autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Sociedade
  • Matemática

Objetivos específicos:

  • Transmitir valores para a formação moral e social da criança;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
  • manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
  • Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
  • Identificar as profissões existentes em seu ambiente familiar e escolar;
  • Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos relativos a por meio da ludicidade, utilizando a linguagem oral e escrita;

Conteúdos:

  • Valores
  • Coordenação motora ampla e fina
  • Apreciação musical
  • Expressão criativa
  • Palavras contextualizadas;
  • Sílabas simples contextualizadas;
  • Alfabeto – vogais e consoantes;
  • Profissões
  • Data comemorativa: Dia do Trabalho

Estratégias de Ensino:

  • Confecção de uma lista de profissões para estudo de palavras, sílabas e letras;
  • Realização de atividades cotidianas que favoreça o aprendizado de valores como respeito por cada profissional que atua em nossa sociedade:
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
  • Realização de atividades orais e escritas.
  • Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, silabas e letras.
  • Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e a função que desempenha;
  • Realização de atividades orais e escritas, bem como jogos e brincadeiras que desenvolvam os conteúdos apresentados;

Recursos

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Livros e revistas
  • Folha de ofício
  • Papel crepom
  • Cartolinas
  • Cartazes
  • Brinquedos educativos
  • Fantoches

Avaliação

  • Avaliar o conhecimento prévio dos alunos acerca das profissões que eles já conhecem, seja na família ou na comunidade escolar, observando seu desempenho, aprendizagem e dificuldades encontradas.

Recomendamos também: Caça-Palavras das profissões 


Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos
Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Objetivos

  • Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
  • Buscar informações em fontes variadas.
  • Tempo estimado
  • Quatro meses.

Conteúdos

  • Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
  • Planejamento de entrevistas.
  • Utilização de linguagem oral.
  • Escrita.
  • Materiais necessários
  • Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
  • Organização da sala Em roda nos momentos de leitura.

Desenvolvimento

1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.

3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.

Produto final

  • Desfile de uniformes
  • Convide os familiares e outras turmas para o evento. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.

O que achou da postagem “Plano de Aula sobre Profissões”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.


você pode gostar também
1 comentário
  1. Inácia Rodrigues Ferreira Rodrigues Ferreira Diz

    Parabéns! O material é de excelente qualidade, vai ser ser grande valia para trabalhar com as crianças do primeiro ano do ensino fundamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange