Educação Infantil, Plano de Aula

Plano de Aula sobre Profissões


No mês de Maio, anualmente no Dia 1º é celebrando o Dia do Trabalho. Em escolas de todo o pais, professores utilizam desta data para trabalhar em sala de aula as profissões e foi pensando nisso que selecionamos diversas sugestões e ideias para o seu Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Veja também:

Plano de Aula sobre Profissões

Plano de Aula sobre Profissões
Plano de Aula sobre Profissões

Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados, a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

OBJETIVO:

  • Proporcionar às crianças conhecerem a diversidade das profissões e valorizá-las nos diferentes espaços e épocas, despertando o interesse por uma melhor qualidade de vida, através da escolha consciente da profissão.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

  • Roda de conversas: Quem sou? O que quero ser quando crescer? Que profissões conheço? Qual a função de cada uma? O que as diferencia das outras?
  • Trazer objetos que caracterizem diferentes profissões. Pode-se criar um baú. Apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente.
  • Mural de figuras e/ou desenhos.
  • Entrevistas com o papai e a mamãe: Qual a profissão de cada um? O que fazem?
  • Convidar um pai e/ou uma mãe de diferentes profissões para palestra em sala de aula.

Poemas e músicas:

  • Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
  • Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão. Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões no quadro.
  • Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.

VAMOS CANTAR:

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Livro das profissões:

  • Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
  • Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade. Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
  • Elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.

Jogos e brincadeiras:

Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.

Sugestões:

  • Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; Faz comida; ensina crianças etc.

SUGESTÃO:

  • Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos. Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda também ou só trabalha. Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação será contínua, no decorrer do projeto, verificando a participação, competências, protagonismo, mudanças de atitude na interação relacional e em relação à perspectiva de um projeto de vida através de metas estabelecidas.

Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil

Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil

A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.

Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Justificativa:

  • Segundo os parâmetros curriculares da educação infantil valoriza o tema transversal a partir desde principio as crianças valoriza e respeito às diversas profissões do nosso município e distrito de Prudêncio Thomaz. O tema profissões busca propor discute entre as crianças conhecendo as profissões dos próprios pais e dos demais colegas. Com esse pressuposto a serem estudados as crianças passará a conhecer o perfil dos profissionais do nosso município e as diversidades de profissões e suas contribuições para nossas sociedades, favorecendo a construção da identidade pessoal e familiar construindo uma perceptiva de projeto de vida.

Objetivo Geral:

  • Mostrar às crianças as diversas profissões e sua importância para a sociedade, despertando a curiosidades das crianças com em relação às profissões dos seus pais e seus colegas através das profissões valorizarem e respeitar as demais profissões e também desenvolver o raciocínio lógico a expressão oral e a corporal, coordenação motora, percepção auditiva e visual da criança.

Objetivos Específicos:

  • Conhecer e valorizar os diversos tipos de profissões.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Desfazer qualquer forma de preconceito que possam existir sobre as profissões, etnias e gênero.

Desenvolvimento do projeto:

  • A criação de murais historia das profissões, textos, jogos, ilustrações e passeio
  • trabalho coletivo de recorte e colagem sobre as profissões. Pião de rodeio
  • Professor
  • Médico e Enfermeiro
  • Agente
  • Carteiro
  • Motorista
  • Padeiro
  • Dentista
  • Bombeiro
  • Soldado
  • Costureira
  • Cozinheiro
  • Cabeleireiro,
  • Músico
  • Policial

Metodologia:

  • Durante o desenvolvimento do projeto foi pensado o tema profissões na Educação Infantil, como irão ser desenvolvidas atividades sobre as profissões que cada sala iriam fazer para poder cada apresentar para os alunos do CEI e também falar sobre o desfile do nosso Município.
  • Para iniciar este trabalho o professor deverá antecipadamente recorrer a entrevistas para conhecer as profissões dos pais dos alunos e a partir das profissões descritas criarem um projeto que visa levar os alunos ao conhecimento das profissões que estão inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.
  • Cada dia o professor do CEI apresentará uma das profissões levando para a roda gravuras, músicas e textos sobre as mesmas explorando principalmente o conhecimento prévio das crianças. Durante a roda de conversa vamos falar sobre o desfile onde os alunos do CEI irão desfilar no aniversário da cidade, falando das profissões que tem no nosso município e também será elaborado um álbum com várias figurinhas ilustradas sobre profissões. Faremos passeio para conhecer algumas profissões levando os alunos no posto de saúde e a escola de música e ao posto policial e na escola Criança Esperança III e também conhecer algumas profissões do CEI.

Materiais utilizados:

  • Livros, revistas para pesquisas e internet folha de cartolina, lápis de cor, tinta guache e pincel e EVA.

Conteúdo:

  • Profissões e sua importância para nossa sociedade.

Avaliação: 

  • Participação coletiva e individual de cada aluno pelas atividades desenvolvidas no CEIII

Também veja: DESENHOS PARA IMPRIMIR DE PROFISSÕES PARA PINTAR


Plano de Aula sobre Profissões – Plano Semanal

Plano de Aula sobre Profissões
Plano de Aula sobre Profissões

Eixo de Trabalho

  • Identidade e Autonomia
  • Movimento
  • Música
  • Artes Visuais
  • Linguagem Oral e Escrita
  • Sociedade
  • Matemática

Objetivos específicos:

  • Transmitir valores para a formação moral e social da criança;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de
  • manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Realizar as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita;
  • Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito;
  • Identificar as profissões existentes em seu ambiente familiar e escolar;
  • Comunicar ideias matemáticas que envolvam os conceitos relativos a por meio da ludicidade, utilizando a linguagem oral e escrita;

Conteúdos:

  • Valores
  • Coordenação motora ampla e fina
  • Apreciação musical
  • Expressão criativa
  • Palavras contextualizadas;
  • Sílabas simples contextualizadas;
  • Alfabeto – vogais e consoantes;
  • Profissões
  • Data comemorativa: Dia do Trabalho

Estratégias de Ensino:

  • Confecção de uma lista de profissões para estudo de palavras, sílabas e letras;
  • Realização de atividades cotidianas que favoreça o aprendizado de valores como respeito por cada profissional que atua em nossa sociedade:
  • Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, para ampliar gradualmente o conhecimento e o controle sobre o corpo
  • Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar;
  • Realização de atividades orais e escritas.
  • Estudo de palavras contextualizadas, explorando as palavras, silabas e letras.
  • Identificação de algumas pessoas que trabalham na escola e a função que desempenha;
  • Realização de atividades orais e escritas, bem como jogos e brincadeiras que desenvolvam os conteúdos apresentados;

Recursos

  • Lápis de cor
  • Giz de cera
  • Tesoura
  • Cola
  • Massa de modelar
  • Lápis grafite
  • Borracha
  • TV e DVD
  • Livros e revistas
  • Folha de ofício
  • Papel crepom
  • Cartolinas
  • Cartazes
  • Brinquedos educativos
  • Fantoches

Avaliação

  • Avaliar o conhecimento prévio dos alunos acerca das profissões que eles já conhecem, seja na família ou na comunidade escolar, observando seu desempenho, aprendizagem e dificuldades encontradas.

Recomendamos também: Caça-Palavras das profissões 


Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos
Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Objetivos

  • Desenvolver conhecimentos sobre a vida social.
  • Buscar informações em fontes variadas.
  • Tempo estimado
  • Quatro meses.

Conteúdos

  • Conhecimento sobre profissões e suas características, curiosidades e importância na sociedade.
  • Planejamento de entrevistas.
  • Utilização de linguagem oral.
  • Escrita.
  • Materiais necessários
  • Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
  • Organização da sala Em roda nos momentos de leitura.

Desenvolvimento

1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.

3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.

Produto final

  • Desfile de uniformes
  • Convide os familiares e outras turmas para o evento. Você mesmo pode ser o apresentador, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dela para a sociedade.

O que achou da postagem “Plano de Aula sobre Profissões”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.


One Comment

  1. Parabéns! O material é de excelente qualidade, vai ser ser grande valia para trabalhar com as crianças do primeiro ano do ensino fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *