Ícone do site Educação e Transformação

Plano de Aula sobre Profissões

Plano de Aula sobre Profissões

Plano de Aula sobre Profissões

No mês de Maio, anualmente no Dia 1º é celebrando o Dia do Trabalho. Em escolas de todo o pais, professores utilizam desta data para trabalhar em sala de aula as profissões e foi pensando nisso que selecionamos diversas sugestões e ideias para o seu Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Veja também:

Plano de Aula sobre Profissões

Plano de Aula sobre Profissões

Considerando a política da educação complementar que valoriza os temas transversais, o tema Profissões busca propor discussões que valorizem os diferentes tipos de trabalho como forma de expressão cultural. Com esses pressupostos a serem estudados, a criança passará a conhecer o perfil do profissional no mercado de trabalho atual, as diversidades de profissões e suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

OBJETIVO:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Poemas e músicas:

VAMOS CANTAR:

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Livro das profissões:

Jogos e brincadeiras:

Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: “Estou pensando em alguém que faz pão”. Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula. O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.

Sugestões:

SUGESTÃO:

AVALIAÇÃO:

Plano de Aula sobre Profissões para Educação Infantil

A criança desde muito cedo apresentam grande interesse pela vida do adulto, e desse modo que as profissões aparecem com frequência em suas brincadeiras do faz de conta. Enquanto as crianças brincam, elaboram e reelaboram as profissões colocando no lugar dos pais ou do professor. Em razão desse interesse, está unidade do CEI PVL dedica ao estudo das profissões e sua importância para nossa sociedade.

Explorar esse tema dentro do ambiente escolar foi muito importante porque possibilita ampliar o conhecimento dos alunos com relação às diversas profissões e também colaboram para que toda desenvolva atitudes de respeito e cooperação com as pessoas em suas diferentes funções.

Justificativa:

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos:

Desenvolvimento do projeto:

Metodologia:

Materiais utilizados:

Conteúdo:

Avaliação: 

Também veja: DESENHOS PARA IMPRIMIR DE PROFISSÕES PARA PINTAR


Plano de Aula sobre Profissões – Plano Semanal

Plano de Aula sobre Profissões

Eixo de Trabalho

Objetivos específicos:

Conteúdos:

Estratégias de Ensino:

Recursos

Avaliação

Recomendamos também: Caça-Palavras das profissões 


Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Plano de Aula sobre Profissões para crianças de 4 a 6 anos

Objetivos

Conteúdos

Desenvolvimento

1ª ETAPA

Faça uma roda de conversa e pergunte sobre os ofícios que a garotada conhece. Elabore um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Em outra aula, apresente à turma o baú, tire os objetos de dentro dele e deixe que as crianças os relacionem com as ocupações listadas anteriormente. Em outro momento, mostre uma placa com a palavra fotógrafo, por exemplo, peça que todos tentem lê-la e desafie-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.

2ª ETAPA

Ajude a turma a elaborar um questionário para ser aplicado aos familiares sobre o que fazem e os detalhes de cada atividade. Reserve três ou quatro encontros para pesquisa em contos de fadas, jornais, revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral pintaram diversos trabalhadores rurais e urbanos), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Organize um painel de registro com textos coletivos.

3ª ETAPA

Comece a preparar o desfile. Todos devem observar as imagens disponíveis no material pesquisado e fazer desenhos de observação. Eles servirão de referência na hora de confeccionar as roupas. Convide os pais para participar de oficinas de fantasia. Dias antes da apresentação, proponha a elaboração de uma explicação para cada atividade.

Produto final

O que achou da postagem “Plano de Aula sobre Profissões”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

Sair da versão mobile