<

Plano de Aula Volta às Aulas 2019


Não existe nada melhor que o planejamento não é mesmo? O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração e gestão em sala de aula. Pensando nisso e também nas dificuldades e desafios encontrados pelos professores no inicio do ano letivo, trago para vocês dicas e sugestões para a confecção do seu Plano de Aula Volta às Aulas 2019.

O que fazer na volta às aulas? O que fazer nos primeiros dias de aula? COM TODA CERTEZA essa são perguntas frequentes em todo inicio de ano letivo. Mas, fique calmo(a), a seguir confira modelos prontos para sua rotina e Plano de Aula Volta às Aulas 2019:

Plano de Aula Volta às Aulas 2019

Na hora de criar uma aula produtiva uma das primeiras coisas que precisamos estabelecer são os objetivos (metas), veja o modelo a seguir:

Objetivos:

  • Compreender a importância da vida escolar
  • Conhecer os colegas de sala bem como suas preferências 
  • Participar de situações significativas nas quais as possam agir e interagir com os demais 
  • Compreender  as regras, rotinas e atividades pré estabelecidas

Entender a adaptação como uma oportunidade para aprender constitui-se num desafio e remete os dois pontos que incorporam valores importantes para nossas ações: acolhimento e aproximação.

Primeiro dia de aula:

  • Recepção e acolhimento na fila/identificação dos alunos
  • Apresentação pessoal, boas vindas
  • Apresentação dos alunos/ colocação do crachá/dinâmica do pirulo
  • Hora da História: O ursinho que não queria ir á escola
  • Estabelecer regras e rotinas diárias
  • Conhecer a escola e seus funcionários e aprender a respeitá-los
  • Recreio: Acompanhar os alunos
  • Atividade: identificação do próprio nome
  • Atividade com alfabeto móvel/ ordem alfabética
  • Atividade de coordenação motora fina
  • Dinâmica/interação/socialização
  • Atividade extraclasse/ brincadeiras direcionadas no pátio
  • Arte: Confecção do ursinho no balão
  • Saída organizada e acompanhada

Segundo Dia de Aula:

  • Recepção na fila/identificação dos alunos
  • Boas vindas, meditação, oração, músicas
  • Chamadinha/Colocação dos crachás
  • Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Me desculpe)
  • Combinados e regras
  • Atividade: nome
  • Alfabeto móvel/ordem alfabética/nome
  • Recreio
  • Avaliação Diagnóstica
  • Atividade de Português (nome)
  • Arte: Auto-retrato
  • Arte: Confecção da marca do Ursinho Benjamin
  • Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio

Terceiro dia de aula:

  • Recepção na fila/identificação dos alunos
  • Boas vindas, meditação, músicas
  • Chamadinha/Colocação dos crachás
  • Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Por favor)
  • Combinados e regras (cortesis)
  • Atividade: discriminação visual
  • Massinha: Praxia fina
  • Recreio
  • Avaliação Diagnóstica
  • Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
  • Arte: Representação da família
  • Atividade extra classe/brincadeiras direcionadas no pátio
  • Arte: Dedoche de ursinhos
  • Saída organizada e acompanhada

Quarto dia de aula:

  • Recepção na fila/identificação dos alunos
  • Boas vindas, meditação, oração, músicas
  • Chamadinha/Colocação dos crachás
  • Hora da História: Urso Bejamin (Cortesia – Obrigado)
  • Atividade: Ordem alfabética (grafia e fonema)
  • Recreio
  • Avaliação Diagnóstica
  • Atividades e de Português/ordem alfabética/Este sou eu
  • Arte: Minha Escola
  • Recreação: Parque

______________

Sugestões de Atividades Educativas:

Primeiro dia de aula:

  • Turismo pela escola;
  • Roda de Conversa;
  • Redação (O que eu fiz nas férias);
  • Desenhos para colorir;
  • Pinturas com tintas guache;
  • Confecção de Lembrancinhas e Murais;
  • Brincadeiras diversas;
  • Dinâmicas;
  • entre outras….

Atividade de Conhecimento:

  • Escreva seu nome completo no quadro:
  • Escreva a frase que a professora ditar para você:
  • Escreva a palavra que a professora ditar:
  • Escreva a silaba que a professora ditar:
  • Escreva a letra que a professora ditar:
  • Escreva o nome dos animais:

Como é meu colega:

  • Diga à classe que todos vão ganhar um “retrato”. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
  • Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele.
  • Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
  • Faça o desenho (retrato) de todos.
  • Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você.
  • Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo.
  • Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
  • É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.

Quem é meu professor?

  • Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
  • Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las.
  • Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
  • Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).

____________________________________

Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Coordenação Motora

Plano de Aula Volta às Aulas 2019 - Coordenação Motora

Objetivos da aula:

  • Fortalecer os músculos.
  • Desenvolver força e equilíbrio estabelecendo assim base para engatinhar.
  • Desenvolver a motricidade

Passo a passo da aula:

Na atividade 1 deitar de costas e colocar o bebê sobre a barriga levantar a criança no ar, segurando pelo tronco e aproximando do rosto.

Na atividade 2 disponibilizar um túnel em sala de aula para o grupo brincar.

Primeira Atividade:

  • Realizar exercícios motores com o grupo, uma criança por vez, falar com a criança nesse momento tornando a atividade prazerosa.

Segunda Atividade:

  • Levar para sala um túnel transparente para os bebês passarem por dentro os estimulando a percorrer o percurso ate o final do túnel. Aos que ainda não engatinham os colocar dentro e auxiliarei a sua saída do túnel. Também vamos brincar chamando-os pelos seus nomes por fora do túnel uma vez que nos enxergam já que o túnel é transparente

Fechamento: Repetir a segunda atividade.

Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Natureza e Sociedade

Objetivos da aula:

  • Conhecer o galinha
  • Desenvolver sua percepção Tátil
  • Observar a diversidade dos animais
  • Despertar sua curiosidade
  • Desenvolver sua linguagem
  • Reconhecer a galinha em ilustrações
  • Reconhecer o som da galinha em brincadeiras e cantigas
  • Desenvolver a afetividade pelos animais

Introdução da aula para volta às aulas:

  • Levar para o grupo placas sensoriais com diferentes imagens e texturas de galinha para os bebês observarem e manusearem.
  • Primeira Atividade: Mostrar o livro e falar sobre a galinha : Olha a pata da galinha! Olha o bico da galinha! Como a galinha faz? , passar a mãozinha nas texturas (penas) para sentirem novas sensações.
  • Segunda Atividade: Realizar uma rodinha cantada e cantar musicas que mencionam a galinha

Fechamento: Para finalizar vamos explorar novamente as placas.

Plano de Aula Volta às Aulas 2019 – Artes Visuais

Plano de Aula Volta às Aulas 2019 - Artes Visuais

Objetivos da aula:

  • Desenvolver a coordenação motora fina – ampla e a criatividade.
  • Sentir a textura da tinta
  • Desenvolver a percepção Tátil
  • Ampliar o conhecimento de mundo

Introdução da atividade:

Forrar um pedaço do piso da sala de artes com papel pardo e irei oferecer tinta para o grupo explorar livremente.

  • Vamos colorir um grande pedaço de papel pardo fixado no chão, irei oferecer diversas cores para os bebes explorarem livremente a tinta, passando no papel e em suas mãozinhas.
  • Fechamento: Para finalizar colar o papel pardo que o grupo pintou em nossa sala de aula para observarem as cores.

Sugestão de Atividade – Lembrancinhas Volta às Aulas

Lembrancinhas volta às aulas em EVA com moldes
Lembrancinhas volta às aulas em EVA com moldes
Lembrancinhas volta às aulas em EVA com moldes
Lembrancinhas volta às aulas em EVA com moldes
Lembrancinhas volta às aulas em EVA com moldes

Sugestão de Atividade – Mural e Painel Volta às Aulas

Na hora de confeccionar seu painel ou mural escolar, alguns materiais são indispensáveis, confira nossa lista com sugestões:

  • Moldes diversos;
  • Barbantes;
  • Glitter;
  • Tesoura;
  • Cola;
  • Papel Picado;
  • EVA;
  • TNT;
  • Cartolina;
  • Entre outras coisas…

Painéis Menino e Menina:

Painéis Bem Vindos com Animais: Ursinhos, Borboletas e Abelhas

Painéis Bem Vindos em Eva com moldes - Murais e Cartazes em EVA

Confira também outros Painéis Bem Vindos

Painéis Bem Vindos em Eva com moldes - Murais e Cartazes em EVA

Painéis Bem Vindos com SAPO e Carrinho:

Painéis Bem Vindos em Eva com moldes - Murais e Cartazes em EVA

Painéis Bem Vindos com Menino e Menina

Painéis Bem Vindos em Eva com moldes - Murais e Cartazes em EVA

O que achou das nossas sugestões de Plano de Aula Volta às Aulas 2019? Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.