<

Planos de Aula para o Dia das Crianças – 12 de Outubro.

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)

Nesta postagem trago para vocês algumas sugestões de planos de aula para dia das crianças – 12 de Outubro, indicado a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A semana da criança é uma das datas mais esperadas pelos alunos, pois acredita-se que nesta semana as crianças sorriem mais e se divertem com alegria. Pensando nisto nesta postagem selecionamos várias sugestões de planos de aula para dia das crianças, confira:

Planejamento Semanal para o Dia das Crianças:

OBJETIVOS:

Promover durante a Semana da Criança atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando a dar a criança oportunidades de lazer e socialmente educativas.

ATIVIDADES SUGERIDAS

  • Abertura da Semana;
  • Competições/campeonatos;
  • Gincanas educativas;
  • Rua do lazer;
  • Teatro de professores;
  • Aula campo: aproveitar um ponto turístico da cidade;
  • Oficinas: artes; brinquidoteca (confeccionar um brinquedo), pintura no rosto, de teatro,
  • A busca do tesouro;
  • Brincadeiras recreativas: corrida de tênis, de bambolê, das cadeiras, do ovo, pula corda, vôlei, queimada, futebol, do saco, dança da laranja, dentre outras…
  • Hora do Lanche;
  • Ambiente aconchegante para receber as crianças;

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE

  • Visitas a indústrias ou casa de comercio;
  • Visitas a clubes;
  • Visitas a creches, asilos, abrigos, museus, dentre outros;
  • Apresentação de uma atividade cultural, como cinema, teatro, ou em outra escola do município;

CAMPEONATOS ESPORTIVOS

Corrida de bicicleta, futebol, queimada

INICIO DA SEMANA

A abertura da Semana deverá ser feita pela diretora, que fará uma saudação às crianças anunciando em seguida a abertura das competições.
Todo o material para as competições deverá estar relacionado e pronto na véspera, evitando as improvisações de última hora.

HORA DO LANCHE

  • Servir alguma coisa especial – um bolo grande com decoração alusiva, uma suculenta salada de frutas, sorvete, balas, doces, geladinho, pipoca.
  • Após o lanche, distribuir com as crianças um presentinho ou uma lembrancinha, acompanhada de um cartãozinho de felicitações.

PARA A BUSCA DO TESOURO DO PIRATA, DEVERÃO SER PROVIDENCIADAS

  • O tesouro, que poderá ser uma caixa de sapatos, recoberta com papel laminado e cheia com moedas de chocolate, bombons e balas;
  • O mapa do tesouro, que poderá ser indicado por meio de pistas que serão distribuídas pela escola.

AULA CAMPO

Devem ser muito em preparadas, para que a criança tenha condições de dar, não apenas as simples doações que foram angariadas, mas, sobretudo, amor, compreensão, solidariedade. O professor e algumas mães devem acompanhar a classe a estes lugares e planejar algumas brincadeiras para as creches e alguns números artísticos.

CULMINÂNCIA

  • Lanche preparado pela escola para todas as crianças;
  • Distribuição de brindes e entrega de prêmios e medalhas.
  • Os professores e as crianças promoverão uma festa com os melhores números artísticos das várias culminâncias realizadas durante o ano letivo. Estas atividades deverão ser realizadas no palco da escola ou no pátio previamente preparado.
  • Na preparação do lanche, ao oferecer lembranças e brindes para a culminância desta semana, sugerimos ao professor: ornamentar pirulitos, fazendo rarinhas de palhaços, bonequinhas, pintinhos, coelhinhos, etc.
  • Enfeitar latinhas de guaraná ou cerveja, transformando-as em porta-lápis

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA

PINTO, Gerusa Rodrigues, Dia-a-dia-do Professor – datas comemorativas, projetos e murais Editora FAPI


Planos de Aula para o Dia das Crianças: Amarelinha do Movimento

Idade: 5 anos

Número de crianças: 2 crianças


Espaço: pátio da escola

Material:

  • Giz
  • Dado

Objetivos:

Desenvolver os movimentos de grande motricidade (correr, pular, saltar e equilibrar) e também o raciocínio, leitura e números.

Desenvolvimento da atividade:
A professora com um giz desenha no chão a amarelinha do movimento com as dicas. Uma das crianças joga o dado e começa o jogo. Elas iram saltar, pular, correr e equilibrar-se de acordo com as dicas lidas pela professora. Vence quem chegar ao número 10.

Planos de aula para dia das crianças: Semana da Criança.

Fonte: Ensinando com Carinho.

Objetivos:

  • Promover a alegria com aprendizagem;
  • Favorecer aos alunos momentos de descontração e socialização;
  • Estimular a criatividade e o desenvolvimento psíquico do educando.
  • Desenvolver a arte e imaginação;

Detalhamento das ações:

  • Realização de momentos de leitura dos direitos e deveres das crianças (Clique Aqui).
  • Criação de campeonatos de poesias e poemas (Clique Aqui).
  • Organização de gincanas culturais dos temas trabalhados em sala de aula;
  • Apresentações culturais de danças, teatros, fantoches e dramatização;
  • Exibição de Vídeos Educativos;
  • Passeios e visitas a biblioteca;
  • Apresentações de campeonato de soletração com premiação;
  • Hora da contação de história;
  • Organização do momento da arte com: Trabalhos de sucatas e construção de brinquedos;
  • Atividades diversas de leitura, escrita e matemática sobre o dia da criança (Confira sugestões de atividades).

Culminância:

Momentos de lazer e recreação no último dia de realização do projeto.

Planos de aula para dia das crianças: Semana da Criança para imprimir.

Planos de aula para Dia das Crianças - Semana da Criança.


Planos de aula para Dia das Crianças: Com Brinquedos.

Nada mais empolgante para as crianças do que falar sobre brinquedos. Uso-os como aliados nas aulas de Língua Portuguesa, Matemática e História.

Conteúdos:

  • Coleta e organização de informações.
  • Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas.
  • Interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida.
  • Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
  • Busca de informações em diferentes tipos de fontes (entrevistas, pesquisa bibliográfica, imagens, etc.).
  • Identidade da criança: crianças de hoje – quem é, o que faz, o seu cotidiano.
  • Pessoas com as quais convive:familiares, amigos; grupos de convívio.
  • Crianças de outros tempos: infância das pessoas com as quais convive.
  • Cotidiano de crianças em outros tempos e lugares.

Desenvolvimento:

  1. Inicie o tema com uma aula sobre os brinquedos de antigamente. Conseguir alguém com mais de 60 anos para fazer um relato seria super interessante. Quem sabe uma avó de algum aluno.
  2. Faça comparações com os brinquedos de hoje, mostre imagens caso não seja possível conseguí-los.
  3. Mostre brinquedos típicos de outros países, ou de outras localidades brasileiras e ainda de outras etnias.
  4. Produza um gráfico com os brinquedos preferidos de seus alunos.
  5. Auxilie-os na interpretação.(Download)
  6.  Produza um texto coletivo com base nos dados coletados.
  7.  Como tarefa de casa proponha que os alunos pesquisem os brinquedos preferidos de seus familiares. Os dados poderão ser contabilizados e utilizados na construção de um novo gráfico e comparar com o primeiro.
  8. A aula ficará muito mais interessante se as crianças puderem trazer seu brinquedo favorito para a sala de aula e apresentá-lo aos colegas.

Planos de aula para Dia das Crianças: Sequência de Atividades.

Para te auxiliar ainda mais nesta data comemorativa, confira algumas sugestões de atividades, lembrancinhas, e mais:

KIT DIA DAS CRIANÇAS
Uma excelente Sequência (DIDÁTICA) com Atividades e Lembrancinhas para trabalhar o DIA DAS CRIANÇAS com alunos das series iniciais. (SAIBA MAIS)