Educação Infantil, Projetos Educativos

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia


Selecionamos nesta postagem um Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia para Ensino Fundamental, indicado a alunos das series iniciais (Ensino Fundamental), para trabalhar em sala de aula.

Veja também: 

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia

Introdução:

A Copa do Mundo é um evento, ou melhor dizendo, um espetáculo de proporções gigantescas. Movimenta bilhões de dólares e milhões de espectadores pelo mundo afora. Neste ano de 2018, na Copa do Mundo da Russia, lá vai o Brasil em busca de mais um título mundial.

Por ser um assunto tão atual e mobilizador, é fácil conseguir dados e informações que podem ser aproveitados por professores e alunos como fontes de pesquisa e projetos que ajudam a ampliar o repertório dos estudantes por meio de atividades que contam, de saída,com o envolvimento e o interesse de grande parte deles.

História das Copas do Mundo

Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.

A copa cumpre com os objetivos da FIFA de sensibilizar o mundo, desenvolver o esporte e construir um futuro melhor de diversas maneiras diferentes.

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia para ensino fundamental

A Copa do Mundo é um torneio de futebol realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). Maior evento de futebol do planeta e segunda maior competição esportiva do mundo em audiência, atrás apenas dos Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo mexe com bilhões de pessoas e atinge os cinco continentes do globo. Saiba mais: Historia da copa do mundo.

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia para ensino fundamental

Objetivos:

  • Compreender a unicidade do planeta Terra, identificando as diferenças inerentes da diversidade de sociedades;
  • Conhecer e comparar problemáticas ambientais em contextos distintos;
  • Introduzir conceitos como os de recursos naturais, exploração econômica e preservação ambiental.

Habilidades e Competências:

  • Leitura e Pesquisa;
  • Análise e relações;
  • Formulação de conceitos.

Atividade: Problema – Será que o Brasil e a Russia tem algo em comum?

  • Apresentar reproduções fotográficas sobre o solo Brasileiro e Russo. Na lousa, enumerar semelhanças e diferenças observadas nas fotos a respeito das vegetações ali representadas;
  • Apresentar o conceito de bioma e o que o caracteriza, tendo em • vista a comparação entre os dois;
  • Propor pesquisas sobre: aspectos naturais (vegetação, auna, clima • etc.) e humanos (preservação, exploração, problemas sociais etc.)e levantar as seguintes questões: Quais os problemas ambientaisenrentados pelos dois ecossistemas? Como cada um é explorado e aproveitado economicamente pelos distintos países?

Veja ainda:

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia em PDF

Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia em PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Copa do Mundo de Ciências e Geografia”, mostrado acima para download em PDF. Para ter acesso completo ao material, confira o link a seguir e baixe:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *