Educação Infantil, Projetos Educativos

Projeto Cores para Educação Infantil


Confira nesta postagem sugestões de Projeto Cores para Educação Infantil, para trabalhar com alunos das series iniciais (Educação Infantil.

Colorir é uma atividade que envolve as crianças e mesmo aqueles simples rabiscos, como consideram os adultos, feitos por elas ainda bem pequenas, incentivam o desenvolvimento de capacidades essenciais. Expressão, conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer a tarefa até o final: tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando.

Veja também: Projeto Cores para Ensino Fundamental.

Segundo a pedagoga Márcia Murilo, nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.

– Eles ficam mais atentos com as cores que estão a sua volta, como por exemplo, observam que o céu é azul, que a grama é verde e que frutas como a maçã são da cor vermelha. Com o lápis de cor, eles repassam esse novo aprendizado para o papel – explica a profissional.

E foi pensando nisso que selecionamos o Projeto Cores para Educação Infantil, confira:

Projeto Cores para Educação Infantil – Cores e Formas

Justificativa:

Dada a importância de propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas surgiu a necessidade de trabalhar com este tema.

As crianças nessa faixa etária (2 anos) demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo o que está à sua volta, desse modo trabalharemos as cores e formas mediando o descobrimento do seu mundo.

Objetivos Gerais:

Trabalhar com as cores e formas de modo que as crianças possam identificá-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos objetos e ambientes que as cercam.

Objetivos Específicos:

  • Reproduzir cores e formas.
  • Ampliar vocabulário.
  • Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
  • Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
  • Ampliar o conhecimento do mundo.
  • Desenhar a partir do que foi observado.

Metodologia

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
  • Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
  • Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
  • Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
  • Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?
  • Ouvir a música arco íris
  • Registrar com guache de cores variado o que mais chamou atenção da criança na música;
  • Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
  • Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
  • Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
  • Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
  • Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
  • Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
  • Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
  • Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
  • Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
  • Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem  de peixinhos feitos com furador.
  • Organizar um aquário na sala com um peixinho;
  • Escolher um nome para o peixinho;
  • Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
  • Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
  • Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
  • Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
  • Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa
  • Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
  • Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
  • Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
  • Brincar com massinha nas cores do arco íris;
  • Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha.
  • Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
  • Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
  • Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
  • Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
  • Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
  • Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
  • Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.

Recursos:

  • Livros de literatura variados disponíveis na instituição;
  • Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola,  chamex,  massinha, lápis de cor, glitter, argila e papéis diferenciados
  • Blocos Pedagógicos
  • Brinquedos de montagem de peças coloridas
  • Jogo de Formas Geométricas
  • Música, Filmes e fotografias

Avaliação

  • Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de etapas e o crescimento individual e do grupo.

Não deixe de conferir também algumas ideias para trabalhar cores e coordenação motora.

Projeto Cores para Educação Infantil - Projetos Formas e Cores

Projeto Cores para Educação Infantil – Descobrindo as Cores

Confira a seguir outra sugestão de Projeto cores para Educação Infantil – Alunos do Maternal II (2)

JUSTIFICATIVA:

As cores estão presentes em tudo o que nos cerca, São elas um dos conceitos básicos e pré requisitos que necessitamos desenvolver nas crianças.

OBJETIVOS:

  • Identificar cores;
  • Nomear cores no ambiente, sala de aula, parque e roupas;
  • Selecionar objetos, classificando as cores;
  • Relacionar as cores primárias com os objetos da sala de aula, roupas e objetos pessoais dos alunos;
  • Reconhecer a existência de cores no mundo;
  • Reconhecer a importância das cores;
  • Demonstrar a utilização das cores, nas revista, fotos, livros de histórias, obras de artes e tudo que nos cerca;
  • Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva da criança;
  • Ampliar o conhecimento de mundo;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

DESENVOLVIMENTO:

  • Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir para observar e falar sobre as cores das roupas de cada um e os objetos da sala de aula;
  • Realizar um passeio pela escola, para observam as cores do prédio, dos brinquedos do parque e tudo o que cerca a escola;
  • Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias.
  • Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores . Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.);
  • Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado;
  • Proporcionar a experiência da mistura das cores com canudos;
  • Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
  • Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
  • Ouvir música sobre as cores cd da Xuxa, só para baixinhos II;
  • Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
  • Confeccionar um mural com figuras escolhidas pelas crianças;
  • Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos;
  • Brincar com jogo dominó das cores e jogos de madeira que trabalha cores;
  • Manusear blocos lógicos;
  • Registrar a cor vermelha: desenhar e pintar com guache o coração;
  • Registrar a cor azul: desenhar e pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas;
  • Registrar a cor amarela: desenhar e pintar um girassol com cola colorida;
  • Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido;
  • Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
  • Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
  • Assistir o vídeo da Kika, de onde vem o arco-íris;
  • Brincar com massinha nas cores do arco íris;
  • Realizar experiências cientificas para ver o arco-íris;
  • Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha;
  • Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas);
  • Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, confeccionando um livro, colocando uma frase em cada página para as crianças ilustrarem;
  • Realizar pintura com giz molhado;
  • Realizar pintura com giz de cera branco, descobrindo o que desenho utilizando tinta guache;
  • Realizar pintura com guache e barbante;
  • Realizar pintura sobre moedas;
  • Realizar pintura com a lixa e sobre a lixa;
  • Realizar pintura com as mãos e os dedos;
  • Utilizar cotonetes e tinta guache para desenhar e pintar;
  • Fazer experiências com gelatinas;
  • Fazer desenhos com carvão vegetal;
  • Realizar técnica de respingar tinta sobre o papel sulfite, dobrá-lo ao meio e tentar identificar o desenho que surgiu;
  • Realizar a leitura do poema as borboletas e fazer a ilustração.

MATERIAIS:

  • Anilina;
  • Tinta guache;
  • Cola branca;
  • Cola colorida;
  • Barbante;
  • Moeda;
  • Canudinho;
  • Lixa de parede;
  • Massa de modelar;
  • Sulfite;
  • Gelatina;
  • Revistas;
  • Imagens;
  • CD;
  • Vídeo;
  • Bandinha;
  • Cartolina;
  • Buchinha;
  • Papel crepon;
  • Giz de lousa;
  • Cotonete;
  • Carvão vegetal.

AVALIAÇÃO:

  • Participação dos alunos.
  • Realização das atividades.

PRODUTO FINAL:

  • Exposição das atividades realizadas.

Projeto Cores para Educação Infantil – Descobrindo as Cores em PDF

Para facilitar para vocês leitores do Educação e Transformação, resolvemos disponibilizar o projeto cores para educação infantil mostrado acima em PDF. Para ter acesso confira o link a seguir e baixe:


Jogos, Atividades e Recursos complementares:

1. Onde está a cor?

É um jogo muito simples em que você precisa apenas dizer à criança uma cor ou deixá-lo escolher uma e pedir-lhe que procure um objeto dessa cor. Depois de encontrar um objeto, você pode encorajá-lo a procurar um novo ou pedir-lhe o nome do objeto. Não só é uma maneira para o pequeno aprender as cores, mas também expandir seu vocabulário e sua capacidade de relacionar objetos com seu nome. Uma variante consiste em colocar a criança na frente de vários objetos de cores diferentes e pedir-lhe para mostrar o objeto da cor que você indica.

2. Conector de cor

Com este jogo a criança irá memorizar não somente cores, mas também ser capaz de se relacionar com as cores do seu ambiente. Basicamente, é mostrar diferentes imagens que você tem em casa, seja de crianças ‘s livros ou recortes de revistas, e pedir-lhes para listar as cores de cada imagem com as cores dos seus brinquedos ou com objetos que estão dentro do seu ao redor. Você pode pedir-lhe para identificar vários objetos da mesma cor ou mudança de cor depois de ter encontrado um objeto que tom.

3. O dia da cor!

E, de repente, uma manhã você decide desenhar o dia de uma cor? É um jogo muito divertido: escolha uma cor para cada dia e tente fazer todas as atividades do dia relacionadas a essa cor. Por exemplo, se você escolher o vermelho, pode vestir a criança com uma veste vermelha, colocar a cama com uma folha vermelha e preparar uma salada de tomate ou um monte de macarrão para comer em bolonhesa. É uma maneira divertida e fácil de ensinar suas crianças as cores enquanto se divertem juntas.

Saiba mais em: 5 jogos divertidos para ensinar cores para crianças.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *