Datas Comemorativas, Educação Infantil, Projetos Educativos

Projeto Dia da Água


Confira essas sugestões e modelos prontos para o seu Projeto Dia da Água, voltado para alunos da Educação Infantil e Series Iniciais. São excelentes sugestões para trabalhar a importância da água.

Você sabia que o Dia Mundial da Água ou Dia da Água é comemorado anualmente em 22 de março?

Estamos passando por um período em todas as atenções do mundo estão voltadas para a questão da água. Um elemento indispensável para a nossa vida que é desperdiçado todos os dias em vários lugares do planeta.Há lugares no mundo que não há tanta abundância de água como temos em boa parte do Brasil e por esse motivo vale ressaltar o dia mundial da água.

Veja ainda: 

Há períodos de extrema seca no nordeste que deixa milhares de famílias necessitadas devido a poluição da água e o desperdício. Criou-se então o dia mundial da água para conscientizar o povo da importância deste elemento.

A água é um recurso fundamental para que todos os seres vivos sobrevivam

Dia mundial da água

Ela mantém o nosso organismo hidratado, auxilia no transporte de substâncias, é um excelente solvente e regula a temperatura, ajuda nas reações químicas e além de tudo é de onde é gerada a energia elétrica que abastece todos os lares no Brasil.

O planeta tem água em abundância, porém só 0,75% tem utilidade para consumo, como em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

E a quantidade de água não é distribuída igualmente em todos os lugares. Alguns recebem em abundância e outros quase nada. Aliás, em época de estiagem, quem nunca ficou sem água, em períodos em que é necessário racionar água?

A Onu criou o dia mundial da água e o trouxe em pauta  várias vezes, como precioso para o abastecimento do planeta, animais, humanos e plantas.

A água é de todos, não há donos, apesar de ser comercializada pelas grandes empresas de bebidas.

Há anos as grandes empresas de bebidas vêm comprando jazidas de águas, locais com nascentes de rios porque sabem que no futuro a água se tornará um bem mais caro que o álcool e gasolina.

Se compararmos o preço de uma garrafinha de água mineral com o preço de um litro de gasolina em alguns lugares que é comercializada, a água pode ter um valor que sobressai as expectativas gerais.  Já vivemos em período em que água já é super valorizada e mundialmente reconhecida e assim deverá se manter para que a geração seguinte tenha estabilidade neste ponto.

No Brasil há 11,6% da água doce do mundo, boa parte distribuída na Amazônia onde vive apenas 6% da população do Brasil. Devido a distribuição irregular apenas 3% da água fica no Nordeste, sendo que em algumas cidades não há a presença da mesma.

Projeto Dia da Água – Água é vida

Projeto Dia da Água - Água é vida
Projeto Dia da Água – Água é vida

PROBLEMATIZAÇÃO

  • Este projeto visa ajudar na conscientização das crianças em relação a preservação da água, mostrando consumo consciente, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

JUSTIFICATIVA

  • A Educação Ambiental é um processo de aprendizado que busca formar uma consciência sobre a postura do homem em relação ao meio ambiente. Tem como objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas ambientais e suas possíveis soluções, buscando transformar os indivíduos em participantes das decisões de sua comunidade.

OBJETIVOS

  • perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
  • perceber a presença da água em diferentes condições e ambientes;
  • compreender o ciclo da água
  • reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
  • adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
  • perceber que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

Estratégias:

  • Na roda, conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
  • Durante todo projeto, observar as condições do tempo, marcar quantos dias fará: Sol, Chuva ou se ficará nublado.
  • Qual a importância da água? Cada amigo da sala vai mostrar por que acha a água importante:
  • Vamos conhecer o ciclo da água, construir um painel mostrando o caminho que a água percorre:
  • Construir com a turma um livro mostrando o Ciclo da água com colagens diversas, papel picado ou recortado, para fazer a chuva usar lantejoulas, algodão para as nuvens

Cientista em ação

  • Em um dos copos, coloque o corante azul e, no outro, o corante vermelho até a água dos copos ficar bem colorida.
  • Coloque uma flor branca em cada copo.
  • Deixe os copos em um lugar seguro, onde não corram risco de cair e em que ninguém vá mexer.

Mais em: PAINEL DIA DA ÁGUA COM MOLDE


Projeto Dia da Água

Projeto Dia da Água 
Projeto Dia da Água

A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.

O projeto  Água: um Pingo de Consciência”vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.

OBJETIVOS:

  • Valorizar a água como um recurso precioso
  • Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
  • Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
  • Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
  • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
  • Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.

Linguagem oral e escrita:

  • Falar diariamente sobre a importância da água:
  • Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
  • Produção coletiva de pequenos textos
  • Escrita espontânea
  • Cruzadinhas, caça-palavras
  • Atividades com alfabeto móvel
  • Palestras sobre meio ambiente
  • Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
  • Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado

Matemática

  • Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
  • Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
  • Situações-problema envolvendo a água
  • Jogo com dado/trilha
  • Seriação e classificação.

Natureza e sociedade:

  • Observação do ciclo da água
  • Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
  • Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
  • Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
  • Experiência do pé de feijão
  • Vídeos que abordam o tema
  • Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída
  • Onde encontramos água? Água no meio ambiente
  • Água no nosso corpo –
  • Água das frutas e outros alimentos

Artes

  • Desenho livre e de observação
  • Recorte e colagem
  • Dobraduras
  • Releitura de obras de arte
  • Modelagem com areia e argila
  • Técnicas de pintura
  • Maquetes
  • Jogo da memória

Música e movimento:

  • Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
  • Ginástica historiada
  • Circuito da água
  • Teatros e dramatizações

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.

Fonte: Profª: Ivani Ferreira – https://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/


Projeto Dia da Água – 22 de Março

Projeto Dia da Água 
Projeto Dia da Água

Objetivos

  • Valorizar a água como fonte de vida.
  • Conhecer o ciclo da água na natureza e a sua relação com a vida.
  • Compreender que as suas atitudes são muito importantes para a preservação do meio ambiente.
  • Valorizar a preservação da água, como bem precioso da natureza.
  • Valorizar a vida em sua diversidade e também a preservação do meio ambiente.
  • Compreender a importância da coleta e do tratamento de água e de esgoto para a promoção e manutenção da saúde.
  • Reconhecer a importância da água para a vida e para a história dos povos, mostrando como a água é essencial para manter a vida e é determinante para a organização das sociedades.
  • Desenvolver nos alunos a responsabilidade pela conservação do meio ambiente, responsabilidade esta, que não é só dos ecologistas, mas de cada um de nós, cidadãos e educadores.

Objetivos específicos

  • Reconhecer a importância da água para a nossa vida e para o nosso corpo.
  • Mostrar os lados negativos e positivos da ação do homem no meio ambiente.
  • Fazer os alunos perceberem que, com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar (a necessidade de economizar água).

Metodologia

Iniciar o projeto conversando com os alunos, para registrar o que eles já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Estimule a turma a participar e registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: “Os ciclos da água”.

Desenvolvimento

  • Comece pesquisando o conhecimento dos alunos sobre o tema. De onde vem a água? Como ela se transforma? Quais as características da água nos seus ciclos? Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes? Como a água chega em nossas casas? Solicitar à turma que observe se há um riacho, rio, lagoa, próximos da sua casa ou da escola.

Atividades – Música

1° Dia – Iniciar a aula com a música: Chuá, Chuágua, em seguida comentar a música, cantar e dançar. Levantar hipóteses com perguntas sobre e o conhecimento prévio do aluno em relação ao tema da aula.

 Outra música sugerida é Ratinho tomando banho, veja o vídeo abaixo… falar sobre a importância da água para nossa higiene e também sobre as partes do nosso corpo.

 Pedir que expliquem o que entenderam com a exibição do vídeo. Comentar o vídeo com explicações científicas sobre o assunto.

História 

Contar a história ‘A gotinha Plim Plim’ e fazer a recontação da história. Trabalhar o assunto levantando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Trabalhar com fantoches da gotinha, ilustrar um livrinho e desenhar na sala de aula.  Ilustrar e comentar os desenhos da história. Exibição do desenho em sala de aula.

1   – A gotinha Plim Plim, vivia numa nuvem junto com milhões de outras gotas, lá ela era muito feliz.
2 – Um dia um vento forte soprou e a gotinha não conseguiu se segurar e caiu, como uma chuva fininha e fresquinha.
3 – Ela caiu sobre um jardim cheio de flores coloridas e ficou maravilhada com tanta beleza.
4 – Deslizando sobre o girassol descobriu que era ela que trazia parte do alimento das plantas e ficou muito feliz por ajudar.
5 – Escorregou pelo caule até chegar à raiz, lá ela recebeu todos os agradecimentos que merecia e até tirou uma soneca na terra fofa.
6 – No outro dia o sol apareceu bem forte.
A gotinha se transformou em vapor e subiu novamente para o céu, formando uma nuvem muito bonita. Ela sentiu-se feliz por ter cumprido a sua missão na terra.

História e Arte – A gotinha viajante

  • Fazer a gotinha Plim Plim, com material reciclado ou massinha para ser o mascote da sala. Fazer a gotinha com EVA ou papel, para isto, recortar duas vezes o molde da gotinha no papel ou EVA e deixar uma abertura na parte de cima. Cada dia a gotinha Plim Plim vai visitar a casa de um aluno e deverá voltar de lá com uma mensagem dentro, sugerindo uma forma de economizar nossa água.

Recursos didáticos

  • Lápis grafite; Lápis de cor; canetinhas; material reciclado; papel; eva; feltro; folhas brancas; desenhos animados e histórias infantis em que as gotinhas sejam personagens; vídeos; músicas e etc. máquina fotográfica; caixa amplificada e outros.

Lembrancinhas e decoração

  • Construir com a turma painéis sobre a necessidade de se economizar água. Realizar oficinas para a confecção de lembrancinhas para o projeto e decoração da sala. A sala pode ser decorada com várias gotinhas feitas com papel ou eva, penduradas no teto. Você pode também confeccionar móbiles sobre o ciclo da água. Lembrancinhas podem ser feitas com gotinhas de EVA ou papel coladas no copo descartável com água. A água será tomada na sala de aula enquanto se fala sobre a importância da mesma.

Veja:

Avaliação

  • Avaliar os conhecimentos que as crianças tinham a respeito do assunto antes e o que sabem agora. O que melhorou?  Conseguiram se expressar através do desenho ou pintura? Observar as atividades desenvolvidas e registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.

Projeto Dia da Água para Educação Infantil

Projeto Dia da Água para Educação Infantil
Projeto Dia da Água para Educação Infantil

É de responsabilidade de todos fazerem sua parte quanto ao uso sustentável da água. A escola, em acordo com seu papel problematizador, busca incitar na criança/aluno responsabilidade e sensibilidade com o meio ambiente, para que se tornem indivíduos não passivos diante dos problemas sociais, ambientais e políticos, sendo o uso sustentável da água uma destas responsabilidades e a falta de água potável um destes problemas.

Objetivos:

  • Identificar os muitos diferentes usos da água no nosso cotidiano;
  • Conscientizar quanto ao uso sustentável e inteligente da água e outros recursos naturais finitos.
  • Perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados a água;
  • Desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita, e o trabalho em equipe.

Desenvolvimento:

  • Debater a importância da água, coletando dos próprios alunos quais são seus conhecimentos anteriores sobre o tema.
  • Criar conjuntamente um mural informativo que se atualiza constantemente conforme novas informações são descobertas a cada aula;
  • Ouvir e cantar músicas sobre a água, assistir filmes e fazer jogos e brincadeiras dirigidas para familiarizá-los com o tema de forma lúdica.
  • Fazer recortes e colagem;
  • Desenhos (expressão artística e criativa);
  • Fazer com que proponham soluções e exercitem a criatividade e o raciocínio;
  • Fazer uma experiência sobre os estados da água (líquido, sólido e gasoso);
  • Observar o clima diariamente (coleta de dados e informações) e desenvolver atividades sobre a chuva, como a criação e confecção de um livro com o ciclo da chuva;
  • Indagar como, para quê e quantas vezes usamos a água no nosso cotidiano e pensar em formas para diminuir o consumo;
  • Ressaltar a importância da água para nossa sobrevivência e os benefícios para a saúde quando bebemos bastante água.

Projeto Dia da Água para Educação Infantil – Para imprimir

Projeto Dia da Água para Educação Infantil para imprimir
Projeto Dia da Água para Educação Infantil para imprimir

Projeto Dia da Água para Educação Infantil: Sugestões de Atividades

Livrinho sobre a História da Água


Projeto Dia da Água – Água, vamos economizar

Projeto Dia da Água - Água, vamos economizar
Projeto Dia da Água – Água, vamos economizar
  • Abordar questões que desenvolva a consciência, para preservação e economia de água. Proporcionar crescimento do ser humano consciente, podendo construir ações que beneficiem a si mesmo e ao próximo.

Objetivo:

  • Oferecer aos alunos a possibilidade de apropriar-se de conhecimento sobre a água, a sua importância para o planeta e para a nossa saúde, conscientizando sobre a prática de preservar e não desperdiçar.

Cosmovisão:

Tudo Deus fez formoso e em seu devido tempo; (Ecl.3.11ª). Se observarmos a natureza, percebemos que Deus fez cada coisa com o seu propósito; quando fez a separação entre terra e água, (Gen.1.6, 7), Ele já sabia da importância da água em nossas vidas, tanto para a alimentação como para as nossas necessidades diárias. Devemos ser gratos a Deus por tudo que Ele nos deu, e isso implica no cuidado e preservação da sua grandiosa obra; como está em Salmos 24:1, 2; do Senhor é a terra e sua plenitude o mundo e aqueles que nele habita. Porque Ele afundou sobre os mares e afirmou sobre os rios.

Etapas previstas:

  • Conversa sobre o tema em questão e levantamento de questionamentos;
  • Atividades xerografadas;
  • Pesquisas
  • Leitura e interpretação de histórias;
  • Aula-Passeio;
  • confecção de cartazes;
  • Ensaios de músicas e falas da feira;
  • Registros através de desenhos,
  • Confecção de um Mural retrando a ação do homem;
  • Construção e solicitação de maquetes;

Avaliação:

O conhecimento de uma criança é construído em movimento de idas e vindas, portanto, é fundamental que os professores assumam seu papel de mediadores na ação educativa. Mediadores que realizam intervenções pedagógicas no acompanhamento da ação e do pensamento individualizado infantil. Assim a avaliação será realizada durante todo o projeto, observando cada aluno e sua participação.


O que achou da postagem “Projeto Dia da Água”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também deixar sua opinião nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *