Educação e Transformação

Projeto Dia da Escola

Projeto Dia da Escola


Confira algumas sugestões para o seu Projeto Dia da Escola – 15 de Março.

15 de março, este é o dia que se comemora anualmente no Brasil o DIA DA ESCOLAEsta data celebra uma das instituições de maior importância para a formação educacional da população: a escola. O dia da escola, diferente do que muitos pensam, não é considerado um feriado nacional.

É na escola que o indivíduo aprende e põe em prática vários conceitos essenciais para manter uma vida em sociedade. Além disso, também é na escola que as pessoas começam a desenvolver o senso crítico, importante para a construção de uma comunidade politizada e menos alienada.

Veja também:

Projeto Dia da Escola – Sugestões de Atividades diversas

Projeto Dia da Escola – Minha escola e meus amiguinhos

Projeto Dia da Escola – Minha escola e meus amiguinhos

Por serem as faixas de idades menores, as com mais dificuldade de adaptação é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.

OBJETIVOS:

DETONADOR:

PROBLEMATIZAÇÃO;

Já sabemos:

Queremos saber:

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Artes.

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

ATIVIDADES:

1- Contar a história Pinóquio, destacando a importância da escola. Conversar sobre ela, estabelecendo comparações entre elas (crianças) e o boneco.

2- Fazer a apresentação ( cada criança fala seu nome, inclusive a professora) observando se há nomes iguais.

3- Fazer uma brincadeira para ajudar as crianças a identificarem os amigos, principalmente os novos.

4- Fazer um passeio pela escola, conhecendo seus espaços, os profissionais que ali trabalham e suas respectivas funções.

5- Fazer uma lista das coisas que tem na escola.

6- Pesquisar em revista fotos e figuras que lembram as coisas que tem na escola. Pedir que recortem, e colem em folhas de sulfite para depois montar um livrinho “ Tem na escola”.

7- Conversando sobre o porquê de estar na escola, a importância da escola e o principal elemento da escola “a criança”. Estabelecer comparações de “Pinóquio”, o boneco, com um menino de verdade (no qual ele se transforma depois).

8- Conversa sobre o que podemos e o que não podemos fazer na escola. Estabelecendo regras.

“Podem” fazer na escola: desenhar, brincar, comer, tomar banho e dormir (se ficar o dia todo), ver livros, dançar, cantar, escrever, pintar e modelar.
“Não Podem” fazer na escola: brigar, jogar areia na calçada, gritar nas salas, pátio e corredor, sujar a escola, quebrar os brinquedos, correr nas salas, pátio e corredores, sair da sala sem autorização e jogar brinquedos e água.

9 – Fazer o desenho de uma criança, usando uma delas para fazer o contorno do seu corpo. Depois acrescentar os detalhes como: cabelos, olhos, orelhas, boca etc. Trabalhando o esquema corporal.

10 – Desenhar o esquema corporal.

11- Contar uma história que mostre a importância e utilidade das partes do nosso corpo ( mãos, olhos, boca etc.).

12- Explorar os vários aspectos da história.

13 – Desenhar uma ou mais parte do corpo, trabalhada com a história.

Veja mais: Atividades sobre Dia da Escola

CONCLUSÃO:

Percebi que depois desse projeto as crianças estão mais atentas e participativas. A turma é interessada, caprichosa e conseguiu realizar todas as atividades propostas. Elas reconhecem a maioria dos conceitos trabalhados, estão mais comunicativas e algumas que no início se recusavam a participar das atividades, hoje demonstram interesse e entusiasmo.


Projeto Dia da Escola – Eu e minha escola

Projeto Dia da Escola – Eu e minha escola

Por serem pertencentes à primeira a etapa do ensino fundamental, as crianças da educação infantil podem apresentar maior dificuldade de adaptação, portanto é necessário todo um trabalho, que leve a criança a perceber o real significado de estar na escola, principalmente nos aspectos de: fazer novas amizades (socialização) e descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles brincadeiras e construção de conhecimentos.

Além disso, nesse primeiro momento é importante que a criança conheça seus colegas e a si própria, que a educadora conheça as potencialidades e as necessidades de cada criança e que a família se sinta segura com a instituição de ensino. Dessa forma, este projeto deseja promover a interação escola/família, educador/aluno e aluno/aluno, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola.

Considerando o período de adaptação decorrente na escola e que, tanto as crianças, quanto a escola e a família estão se conhecendo, este tema será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

OBJETIVO

Proporcionar as crianças maior conhecimento sobre o ambiente escolar, respeitando as regras e rotinas institucionais, assim como a individualidade de cada um dentro da comunidade escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDOS

MATERIAIS

AVALIAÇÃO DO PROJETO


Projeto Dia da Escola para Maternal

O objetivo deste projeto é ajudar no desenvolvimento da criatividade e da expressão de carinho e respeito de cada aluno, alem de aprender compartilhar.

Excelente sugestão para trabalhar coordenação motora.

Projeto Dia da Escola para Maternal

Sugestões de Brincadeiras para toda semana:

1º Dia:

– Amarelinha
– Barra-Manteiga
– Passa Anel
– Dentro e Fora
– Cinco Marias
– Cabo de Guerra
– Escolha a Mão
– Mamãe posso ir?
– Telefone sem fio
– Fui a feira

2º Dia:

– Pular Sela
– Bandeirinha
– Adoletá
– Corrida com Bola
– Corrida dos Animais
– Guerra de Bolas
– Pular Corda
– Elefantinho Colorido
– Pé de Lata
– Agacha-agacha

3° Dia:

– Batata Quente
– Se eu fosse você
– Caixinha de surpresa
– Jogo dos Rótulos
– Passa Bola
– Quatro Cores
– Morto Vivo
– Dança da Cadeira
– Alguém muito especial
– Alvo Surpresa

4º Dia:

– Cabra Cega
– Corre Cotia
– Esconde-esconde
– O Pulo da chegada
– Pega-pega
– Quente e frio
– Peteca
– Jogo da bexiga

5º Dia:

– Boca de Forno- De Havana veio um barco – Batatinha Frita- Chicotinho Queimado- Estátua- Bom barqueiro ou passarás
– Queimada
– Que bicho sou eu
– Mímica
– Acertar a lata


Projeto Dia da Escola

Projeto Dia da Escola

Para os encaminhamentos aqui sugeridos, foram criadas ilustrações a fim de problematizar algumas das atividades que poderão ser desenvolvidas.

A escola que liberta – Ilustração 1

Ilustração 1 – Esta ilustração pretende ressaltar a escola enquanto instituição social que forma cidadãos críticos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho e universidades, mas sobretudo para a vida e o desenvolvimento pessoal, profissional e social. A partir da imagem podemos trabalhar algumas questões:

Que elementos podemos identificar na imagem? (ex: alunos, professores, escola,
livros, leitura, materiais…)

(discussão dirigida conforme encaminhamentos e reflexões dos alunos…)

Esta ilustração poderá subsidiar uma discussão inicial sobre a importância da escola em nossas vidas, a função que desempenha e as possibilidades que oferece.

Ilustração 2 – A escola enquanto instituição pública, patrimônio histórico, pertencente à comunidade.

Ilustração 3 – A escola como bem público. Remete aos cuidados que devemos ter com a escola.

Ilustração 2 e 3

As duas ilustrações possibilitam discutir, resgatar e socializar a escola enquanto patrimônio sócio-histórico, bem como valorizar a comunidade e sua relação com a escola. As atividades poderão envolver uma ou mais disciplinas e demais segmentos da escola, tendo como foco a valorização da constituição histórica da escola como parte da comunidade e do histórico das famílias. A partir das ilustrações poderão ser trabalhadas as seguintes questões:

Essas questões poderão desdobrar diferentes atividades – de pesquisa, de produção, artísticas, etc.

Encaminhamentos possíveis:

Outras possibilidades:

1 – Propor aos alunos que entrevistem seus pais e familiares. O objetivo é identificar se estas pessoas conhecem a história da escola, os fatos importantes que aconteceram nela, ou a partir dela, as conquistas, os profissionais e suas dependências (esse pode ser um bom momento para conversar com os alunos sobre quem são os profissionais da escola – diretores, professores, etc. -, e funções que desempenham).

2 – Elaboração de uma releitura da imagem, representando sua escola por meio de ilustração (desenho) produzida por meio do software GIMP ou outro editor de imagens; ou ainda a produção de um texto, jornal, poesia ou música. As escolas podem utilizar seu site ou o site do NRE para divulgação dos trabalhos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br