Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões para o seu Projeto Dia do Índio para Educação Infantil. O dia do índio é comemorado anualmente no dia 19 de Abril.

Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

Durante o Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas.

E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões para o seu Projeto Dia do Índio para Educação Infantil, confira:

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil

Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil tem duração aproximada de 1 semana:

Objetivos:

Desenvolvimento do Projeto:

Sequência de Atividades:

Culminância:

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil para imprimir


Projeto Dia do Índio para Educação Infantil – Índio

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil – Índio

Segundo os PCN’s, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes. O tema oportuniza o aluno perceber-se outros Grupos sociais, auxiliando-o na Construção da sua identidade, Na atuação como o outro grupo na vida social, na Preservação do Meio Ambiente em que vive e na construção de valores.

OBJETIVOS:

DESENVOLVIMENTO:

Outros em: Plano de Aula – Musical para o Dia do índio


Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Este Projeto Dia do Índio para Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos

Sensibilização:

Desenvolvimento:

Avaliação:

Outras em: Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio

Sugestões de Histórias para trabalhar o Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Ensino Fundamental

Mais em: Atividades para o Dia do Índio – 1º e 2º ano


Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Series Iniciais

Projeto Dia do Índio para Educação Infantil e Series Iniciais

Objetivos gerais:

Desenvolvimento com a turma

Texto:

Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.

Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história

Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.

Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.


Áudio Visual:

Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade – lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem.

Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.

Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.

Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas.

Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.

Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.

Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.

Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.

Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios.


Músicas:

Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.

Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas.

Sair da versão mobile