Ícone do site Educação e Transformação

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

Está em busca de um Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental? Você está no lugar certo! Nesta postagem vamos compartilhar com vocês algumas dicas e ideias para a elaboração do seu projeto dia do índio, alem de modelos prontos.

19 de abril no Brasil. é celebrado anualmente o Dia do Índio. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.

Durante a semana do Dia do Índio, as escolas e demais instituições culturais e de ensino incentivam as crianças e os jovens a conhecerem as diferentes práticas culturais dos indígenas. E os projetos que vamos socializar com vocês são ótimas sugestões, confira:

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental –  Maternal ao 2º Ano

O tema oportuniza o aluno perceber outros grupos sociais, auxiliando-o na construção da sua identidade, na atuação com o outro grupo na vida social, na preservação do meio ambiente em que vive e na construção de valores.

Objetivo Geral:

Objetivos específicos:

Proposta Metodológica:

Sugestões de atividades:

Sugestões de planejamento:

Recursos:

Culminância:

Avaliação:

Recomendamos também: Atividades Dia do Índio para imprimir


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio

Material elaborado pelo Colégio Estadual Mahatma Gandhi para alunos do Ensino Fundamental e Médio – Equipe multidisciplinar 2013.

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio

A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afrobrasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.

É fundamental reconhecer a importância dos indígenas para a construção da identidade brasileira. Apesar serem hoje poucos no país, os indígenas influenciaram muito a cultura de todos os brasileiros. A herança das culturas indígenas em nossa cultura é presente em nosso dia a dia com seus hábitos, costumes, crenças, vocabulário, técnicas, alimentação etc. Contudo, essa rica cultura vem sendo esquecida ou tratada com preconceito.

Preservar a história indígena é manter viva parte da história do povo brasileiro. E é importante reconhecer as origens culturais do Brasil de maneira pedagógica. Garantir esses temas na educação básica permite uma aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferentes culturais. Visando conhecer e valorizar o povo indígena e sua cultura, a Equipe Multidisciplinar elaborou esse projeto.

Objetivos

Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de pesquisas, exposição de murais, itens do artesanato indígena e contação das lendas.

Desenvolvimento do projeto:

O mês de agosto foi o escolhido para tratar esse tema tendo em vista a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto). Foi montado uma exposição na biblioteca do colégio com fotos do cotidiano dos índios na Aldeia de Marrecas; região do Turvo, cartazes com vocabulário indígena e seus significados, lendas indígenas e atividades e trabalhos que os alunos do Programa Mais Educação fizeram. São mensagens em defesa dos índios, desenhos, colagens e textos.

Livros que tratavam do assunto indígena foram disponibilizados na exposição e chamaram muito a atenção do alunos, principalmente os que tratavam da história de Guarapuava e da lenda do índio Guairacá. Um painel com imagens da culinária indígena foi apresentado aos alunos, no entanto, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a exposição de artesanatos indígenas: cestas, balaios, arcos, flechas, pau de chuva, instrumentos de som e artesanato em geral foram o grande destaque da exposição. Tudo isso ao som de música tribal e típica da cultura indígena.

Outro momento que também chamou a atenção dos alunos foi a contação de lendas. Uma professora voluntária dramatizou a “lenda do dia e da noite” com muita criatividade, utilizando artefatos com sons e diversos materiais. Neste dia, foi servido um lanche especial: a canjica, prato típico indígena. Ao final, todos ganharam lembrancinhas com mensagens de valorização da cultura indígena.

Veja mais:

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Ensino Médio: Conhecendo nossas raízes em PDF


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental

ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

OBJETIVOS

JUSTIFICATIVA

Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

Este projeto tem como proposta despertar as crianças para a importância da valorização da cultura indígena. É importante que as crianças descubram que, afinal não existe uma única forma de viver, sentir, comer e falar e que grande parte dos nossos hábitos de hoje são herança da cultura indígena a qual é parte integrante de nossas raízes. Em contato com o universo indígena daremos também um importante passo para nos afastarmos de preconceitos em relação àqueles que nos parecem diferentes além de proporcionar aos pequenos a oportunidade de enxergar melhor as características da nossa própria cultura.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.

Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma,cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

METODOLOGIA

RECURSOS

AVALIAÇÃO

Sugestão de Atividades:

“A conquista do colar”

A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe – até 8 contas por aluno).

Perguntas

Veja também:


Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Este Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil, que vamos disponibilizar a seguir foi elaborado pela professora Valéria Tavares e Pertence ao seu maravilhoso blog: www.ensinandocomcarinho.com.br

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

Objetivo Geral:

Objetivos Específicos

Sensibilização:

Desenvolvimento:

Avaliação:

Outras em: Ideias e modelos de lembrancinhas para o Dia do Índio

Sugestões de Histórias para trabalhar o Projeto Dia do Índio para Ensino Fundamental e Educação Infantil

Sair da versão mobile