<

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Maravilhosas ideias e sugestões para o seu Projeto Dia do Livro para Educação Infantil, para series iniciais e educação infantil.

A leitura é um recurso indispensável na vida de todos, principalmente na Educação Infantil. E foi pensando nisso que selecionamos essas maravilhosas sugestões e ideias para o seu Projeto Dia do Livro Infantil.

Veja também:

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil – 18 de Abril

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Valorizando as datas comemorativas, vendo a importância nas nossas vidas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Possibilitando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, usando-as como uma interação e participação de todos da escola.

Objetivos:

  • Reconhecer que o livro é o melhor meio para crescermos na sabedoria e inteligência;
  • Valorizar os momentos da leitura, entendendo que é o melhor caminho para despertar nosso conhecimento de mundo.

O que se espera que os alunos aprendam:

  • Desenvolver habilidades de pesquisas oral e escrita;
  • Ampliar o gosto pela leitura;
  • Conhecer obras e autores;
  • Declamar poema, rimas, entre outros;
  • Aprender compartilhar leituras: coletiva, individual, silenciosa, em coro, etc.;
  • Diferenciar os textos;
  • Ler para outra sala, com entonações corretas;
  • Declamar poesias;
  • Encenar algum tipo de texto;
  • Aprender ouvir a leitura do colega.

O que o professor deve garantir no decorrer do projeto:

  • Levar para sala diversos livros para que os alunos consultem-nos para verificação de diversos textos, obras e autores;
  • Favorecer iniciativas individuais e coletivas para leituras e diversos textos;
  • Propor questões que façam os alunos pensarem sobre a importância de ler bons livros;
  • Criar climas divertidos de leitura: Ler para os colegas de outras salas;
  • Garantir declamações de poesias para os colegas de outras turmas, com segurança;
  • Montar juntos com os alunos cantinhos de leituras; painéis;
  • Incluir a participação dos alunos a cada retomada de decisões;

Etapas previstas:

1º dia:

  • Fazer um momento de reflexão “Qual é a importância da leitura para nós?”.
  • Roda de conversa sobre o que você gosta de ler? O que você já leu e que mais gostou?
  • Combinar com os alunos o que farão para apresentar para as outra turmas: poesia, rima, encenações? O que?
  • Propor aos alunos pesquisas sobre as obras e autores que já leram ou não, especialmente sobre Monteiro Lobato, o pai da Literatura Infantil ; escolher por votação 3 autores e em grupos pesquisarem sobre suas obras e expor no mural.

2º dia:

  • Fazer cartazes sobre a importância da leitura e colar nos cantinhos devidos.

3º dia:

  • Alunos de outras séries contam histórias de livros da biblioteca para os alunos do (1° e 2° ano).

4º dia

  • Apresentação das declamações de poesias, músicas, encenações.
  • Motivar os alunos os alunos sobre a importância da leitura e entregar lembrancinhas de incentivo ( marcador de páginas).

Curiosidades:

  • Dia 18 de Abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. É a data de nascimento de um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, Monteiro Lobato! Ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperou os costumes e lendas do folclore nacional. E não parou por aí, misturou todos eles com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. Ler um livro de Monteiro Lobato ou qualquer outro é entrar em um mundo novo e explorá-lo! Pois é, o livro é mágico por isso, nos permite viajar para lugares inacreditáveis e não queremos mais parar. Se você ainda não mergulhou nas aventuras mágicas dos livro, indicamos alguns escritores brasileiros para você começar: Ziraldo, Monteiro Lobato e Ruth Rocha.

Veja mais em: Ideias para o Dia do Livro


Projeto Dia do Livro para Educação Infantil – Incentivando a leitura

OBJETIVO GERAL:

  • Despertar nos integrantes da instituição, bem como na comunidade em geral o prazer da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Conhecer a biografia dos escritores que serão trabalhados em sala de aula;
  • Desenvolver o hábito da leitura;
  • Participar de atividades artísticas;
  • Desenvolver a expressão oral e corporal;
  • Realizar atividades referentes aos textos trabalhados;
  • Dramatizar histórias;

METODOLOGIA:

Cada dia da semana, trabalharemos com uma modalidade textual. Acontecerão todos os dias no momento da recreação “A HORA CULTURAL”, onde os alunos assistirão a apresentações referentes aos textos abordados em sala de aula. No período que antecede a recreação os professores deverão trabalhar as Sequências Didáticas planejadas nas atividades de coordenação pedagógicas referentes ao tema do projeto.

1º MOMENTO: HORA DA NOVIDADE 

Objetivo:

  • Apresentação dos Personagens do Sítio Do Picapau Amarelo.
  • A apresentação acontecerá na área da escola antes de iniciarem as aulas. Um grupo de alunos dramatizará os personagens do sítio dialogando com todos os presentes sobre o objetivo do projeto.

Nas salas os professores devem trabalhar com os alunos de acordo com a sequência didática:

  • A Hora da Leitura ( A modalidade específica do dia)
  • Roda de conversa ( discussão sobre o que foi lido)
  • Atividades ( De acordo com o planejamento de cada professor)

2º MOMENTO: 

OBJETIVO:

  • Conhecer vários tipos de poesia.

Modalidade Textual: Poesia

  • Após a merenda a personagem Emília apresentará para os alunos uma poesia do escritor Elias José “Caixa Mágica de Surpresas”.

3º MOMENTO:

OBJETIVO:

  • Identificar a modalidade textual Conto

Modalidade Textual: Contos

  • Apresentação de Teatro de Fantoches do conto “Os três Porquinhos”

4º MOMENTO:

OBJETIVO:

  • Apreciar músicas infantis

Modalidade Textual: Música 

  • Apresentação de Caraoquê ( os alunos cantarão músicas trabalhadas em sala de aula)

5º MOMENTO:

OBJETIVO:

  • Realizar Leitura de imagens

MODALIDADE TEXTUAL:  LEITURA DE IMAGENS

  • Apresentação do texto “ZOOM” no Datashow

 6º MOMENTO:

ATIVIDADES:

  • Apresentação de coreografia;
  • Apresentação de peça teatral;
  • Recital de Poesias;
  • Apresentação Musical;

AVALIAÇÃO:

  • Será avaliado o interesse e participação de todos os envolvidos no projeto.

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

A realização desse Projeto Dia do Livro para Educação Infantil e Ensino Fundamental é de fundamental importância para facilitar o aceso ao livro e, ao mesmo tempo, a circulação do mesmo no ambiente escolar. Isso significa a democratização do livro e da leitura no ambiente da escola, onde a programação planejada tenha “efeito multiplicador no que se refere à promoção da leitura como fonte de prazer, conhecimento e conquista da cidadania.”

OBJETIVO GERAL

  • Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Favorecer a aprendizagem em outras áreas de conhecimento;
  • Despertar e incentivar o interesse pela leitura
  • Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de texto.
  • Enriquecer o vocabulário
  • Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
  • Estabelecer uma parceria constante entre os profissionais, a fim de obter cooperatividade;
  • Instigar a curiosidade das crianças;
  • Proporcionar a busca e integração das turmas na socialização dos conhecimentos.
  • Popularizar o livro
  • Formar leitores no ambiente escolar

METODOLOGIA

  • Atividades variadas serão propostas durante a semana, para cada classe de alunos. “A escola toda irá envolver-se em atividades como “Feira do Livro”, “Roda de Leitura”, “Visita à Biblioteca Pública da Cidade” Exposição de Livros Feitos pelos Alunos”, Apresentação teatral baseadas em fabulas e clássicos da literatura mundial como Romeu e Julieta de William Shakespeare, etc.
  • Hora da Leitura – os alunos leem ou contam uma história de um livro lido por ele, ou ainda em duplas, contam a história para um grupo e vice-versa.

RECURSOS:

  • Humanos: Corpo docente e discente, corpo técnico e a comunidade em geral.
  • Materiais: Caneta hidrocor, lápis de cor, régua, pincel atômico, faixas, cartazes e livros infantis e materiais diversos.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária dos alunos no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com os professores.

Outras dicas em: Lembrancinhas para o Dia do Livro


Projeto Dia do Livro Infantil e Monteiro Lobato

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Objetivo Geral

  • Aproximar as crianças do universo da literatura infantil, promovendo e incentivando a leitura por meio da vida e das obras de Monteiro Lobato.

Objetivos Específicos

  • Despertar criatividade, imaginação e gosto pela leitura;
  • Conhecer o autor Monteiro Lobato e sua importância na literatura brasileira;
  • Comemorar a data de nascimento de Monteiro Lobato, lembrando o quanto seu trabalho se perpetua na literatura brasileira;
  • Divulgar as obras e os personagens criados por Monteiro Lobato através da contação de histórias para os alunos da Educação Infantil;
  • Valorizar o livro, compreendendo sua importância;
  • Estimular a imaginação através de leituras literárias;
  • Realizar colagens, escritas e desenhos;
  • Promover a leitura e a escrita.

Atividades propostas

  • Apresentação da biografia de Monteiro Lobato;
  • Leitura de imagens;
  • Exposição dos trabalhos executados em sala de aula;
  • Apreciação de vídeos do Sítio do Pica Pau Amarelo;

Materiais:

  • Fantoches
  • Cenário
  • TV
  • Músicas (CD e DVD);
  • Papel A4 e Ofício
  • Tintas / Lápis de cor / Canetas hidrocor / Giz de Cera / Lápis Preto
  • Livros de Monteiro Lobato;
  • E.V.A.
  • Câmera fotográfica;

Procedimento

1º Dia:

  • Caixa surpresa contendo um livro dentro: as crianças serão posicionadas em roda, sentadas no chão, enquanto a caixa passa pela roda, a criança sugere o pode está dentro da caixa. Ao abrir a caixa descobriremos um livro, então iniciaremos a discussão: Para que serve o livro? O que aprendemos com ele? Quais os cuidados que devemos ter para conservá-lo?
  • Apresentação da música (Abertura do programa Sítio do Pica Pau Amarelo)
  • Roda de História: Conhecendo Monteiro Lobato e seus personagens;
  • Arte com pinturas de desenhos relacionados aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Desenho 1);

2º Dia:

  • Arte com pinturas de desenhos relacionados aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Desenho 2);
  • Confecção das máscaras dos personagens

3º Dia:

  • Cineminha com pipoca (Episódio do programa Sítio do Pica Pau Amarelo;
  • Arte com pinturas de desenhos relacionados aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Desenho 3);

4º Dia:

  • Arte com pinturas de desenhos relacionados aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Desenho 4);
  • Atividades de Escrita – nome dos personagens, letra inicial, quantidade de letras

5º Dia:

  • Arte com pinturas de desenhos relacionados aos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Desenho 5);
  • Confecção da lembrancinha do Dia do Livro – dedoches

Culminância

  • Exposição do mural com as máscaras confeccionadas pelos alunos e das atividades realizadas em evento específico (Expo Cultura e Movimento).

Avaliação

  • Neste Projeto Dia do Livro Infantil e Monteiro Lobato, as atividades propostas serão avaliadas por processos em observação: criatividade, interesse, desenvoltura e participação.
  • Através da comunicação que será feita através dos desenhos, dos gestos, da música e expressão corporal.

Projeto Dia do Livro Infantil para Educação Infantil

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Projeto Dia do Livro para Educação Infantil

Conhecer as obras de Monteiro Lobato deveria ser atividade obrigatória e básica de todas as escolas. Lobato significa literatura de qualidade e não ler sua obra significa abrir mão de livros que representam nossa própria identidade cultural. Trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar dentro da literatura infantil um mundo rico em cultura, em um mundo mágico de personagens que encantam a todos!
Objetivos gerais
  • Contribuir com a difusão das obras de Monteiro Lobato.
  • Conhecer as obras de Monteiro Lobato e com isto, desenvolver a imaginação, a fantasia, a criatividade muito mais!

Objetivos específicos

  • Conhecer Monteiro Lobato, bem como suas obras;
  • Promover apresentações teatrais de alguns dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo;
  • Desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do sítio;
  • Estimular a memória e a percepção visual;
  • Sensibilizar os alunos quanto à valorização e a importância da nossa literatura;
  • Estimular a fantasia e a imaginação através de diversas atividades;
  • Conhecer a importância de Monteiro Lobato na literatura e na história do Brasil;
  • Ouvir, recontar e dramatizar histórias;
  • Trabalhar personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo, através de pequenas biografias de cada um;
  • Produzir textos coletivos sobre os personagens do sítio;
  • Identificar no livro: títulos, ilustradores, autores, personagens;
  • Criar hábitos de leituras através da recontação das histórias;

 Metodologias

  • Biografia de Monteiro Lobato e de alguns dos personagens do sítio;
  • Apresentação de Monteiro Lobato através de fotos, histórias etc.
  • Quebra-cabeça; músicas; filmes;
  • Cartazes; dobraduras; desenhos;
  • Pintura; recorte e colagem;
  • Confecção de bonecos;
  • Culinária: bolinhos de chuva etc;
  • Confecção de um livro coletivo;
  •  Modelagem; DVD e CD;
  • Contação de histórias através de fantoches, máscaras, varal, mural, teatro de sombras, dramatizações etc;
  • Conto, reconto e interpretação;
  • Oficinas literárias com contos de histórias originais do autor, realizadas pelas professoras;
  • Boliche numérico com as figuras do sítio coladas associando número e quantidade;
  • Elaboração de painéis compondo conjuntos: “O que pertence ao Pedrinho?” (bola de gudes, macacão e estilingue). O não pertence (bola colorida, sandálias e guarda-chuva).

Histórias e Contos

  • Selecione alguns contos curtinhos de Monteiro Lobato e leia-os para a turminha, explicando as palavras que as crianças não entenderam. Use recursos lúdicos e criativos como dedoches e fantoches. Abra espaço para os pequenos interferirem a vontade ao longo da leitura, pois esta intervenção enriquece a construção imaginária dos personagens da narrativa.

Encenação e Reconto

  • Faça a recontação das histórias, interpretando-as com os alunos. Confeccione, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina. Permita que a turminha desenhe, pinte ou rabisque de acordo com a maneira que cada um imagina o Sítio. Avalie nesta etapa a expressão artística dos pequenos dentro da temática. Não se esqueça de também construir com os alunos, os principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, utilizando materiais disponíveis na escola ou reciclagem.

Lembrancinhas

  • As lembrancinha para este projeto podem ser feita pelos próprios alunos em oficinas de sucata e reciclagem.

Culminância

  • As professoras podem se caracterizar de alguns dos personagens do sítio do Pica-Pau Amarelo e fazer uma dramatização. Ao final, faça um delicioso lanche com bolinhos de chuva da tia Anastácia e distribuição de lembrancinhas.

Veja também:

O que achou desta postagem “Projeto Dia do Livro para Educação Infantil”? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, e até a próxima !!!