Ícone do site Educação e Transformação

Projeto festa junina

Projeto festa junina

Projeto festa junina

CONHEÇA O KIT FESTA JUNINA – CLIQUE AQUI

As melhores ideias, sugestões e modelos prontos para o seu Projeto festa junina para ensino fundamental e educação infantil.

As Festas Juninas são uma forte tradição, na qual a promoção da cultura popular está no centro da roda. Historiadores afirmam que a festividade surgiu com este nome por acontecer durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria uma homenagem a São João.

Quadrilhas, fogueiras, pipocas e bandeirinhas coloridas são alguns dos elementos que ganham espaço nas ruas, cidades e escolas no mês de junho. Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do país, é no Nordeste que as Festas Juninas ganham uma grande expressão. Em razão de longos períodos de seca na região, as festas são um momento de agradecer as raras chuvas que caem naquelas terras.

A Festa Junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influência de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africanas e indígenas resultaram no que hoje conhecemos como as Festas Juninas brasileiras.

E pensando em tudo isso, e também em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar esses modelos prontos para o seu projeto festa junina na escola, confira:

Projeto festa junina – Solidariedade

Objetivo Geral 

Objetivos específicos:

Estratégias

  1. Mobilizar a escola para realizar ações de solidariedade em comunidades carentes.- Inicialmente, realizar um mapeamento do entorno levantando as necessidades da região e de instituições que poderão ser auxiliadas.
  2. Arrecadar mantimentos não perecíveis, material de higiene, ou outros produtos levantados no mapeamento. Tais elementos serão entregues às instituições.
  3. Realizar coleta de materiais recicláveis para serem transformados em jogos e utilizados no dia da Festa Junina.
  4. Realizar pesquisa sobre agentes poluidores de rios, mares e matas. Cuidados com fogueiras e queimadas e soltar balões, que podem ser focos de incêndios.
  5. Organizar oficinas de montagem de brinquedos:

Brincadeiras

PESCARIA

BOCA DO LIXO

Atenção: NÃO COLOCAR NADA COMO VIDROS OU ELEMENTOS QUE POSSAM CAUSAR ALGUM DANO.

JOGO DE ARGOLAS: Rolo de papel toalha e pratinhos de papelão pintados

BOLICHE

_____

Projeto festa junina

Objetivos Gerais:

Objetivos Específicos:

Evidenciar as diversidades regionais.Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;

Recursos:

Culminância:

____

Projeto festa junina para series iniciais

OBJETIVOS GERAIS:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

Algumas sugestões:

METODOLOGIA

Obs.: As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva e individual com a interação professor e aluno durante as atividades propostas.

FINALIZAÇÃO:

AVALIAÇÃO:

DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS DA FESTA JUNINA

ATIVIDADE RESPONSÁVEL

CONHEÇA O KIT FESTA JUNINA – CLIQUE AQUI

_________________

Sugestões de Atividades para o seu projeto festa junina

Corrida de três pés

Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Atividades Festa Junina –  Jogo das argolas

Enchem-se com água garrafas plásticas de refrigerante, e marca-se uma linha de arremesso em torno de 1,5 metro de distância. Cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

Artes:

Ligue os pontos e pinte o desenho:

O baile lá na roça foi até o sol raiar a casa estava cheia, mal se podia andar.

Encontre no caça palavras abaixo palavras relacionadas as festas juninas. Cubra-as.

Vamos contar quantos elementos tem em cada conjunto e pintar o quadradinho com número correspondente.

CONHEÇA O KIT FESTA JUNINA – CLIQUE AQUI

Observe esta ilustração e descubra quais os objetos que estão faltando.

Marque com x o desenhos que não pertence a uma festa junina.

Sugestões de Brincadeiras e Dinâmicas

Jogo do rabo do burro

Derrubando latas

Correio Elegante

Pau de sebo

Quebra-pote

Corrida do Ovo na colher

CONHEÇA O KIT FESTA JUNINA – CLIQUE AQUI

Sair da versão mobile