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Projeto independência do Brasil

Selecionamos nesta postagem diversas ideias e modelos prontos para o seu Projeto independência do Brasil para series iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

O Dia da Independência do Brasil se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.

A história da independência do Brasil pode ser descrita por um processo de longos quatro anos, de 1821 a 1825. Nesse período de mudança governamental foi caracterizado pela constante violência, que destacava o Reino de Portugal e o Reino do Brasil.

Projeto independência do Brasil – Pátria Amada Brasil.

Projeto independência do Brasil - Pátria Amada Brasil.

Objetivo geral:

  • Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação.

Objetivos específicos:

  • Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
  • Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
  • Conhecer melhor a nossa história;
  • Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
  • Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
  • Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
  • Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência;
  • Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
  • Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
  • Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
  • Conhecer a história do gaúcho, seus hábitos e tradições. Culinária, vestimenta, música e dança.
  • Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
  • Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
  • Desenvolver e estimular a expressão corporal;
  • Trabalhar cores, formas e quantidade;

Conteúdos: 

  • Datas comemorativas: Independência do Brasil e Semana Farroupilha.
  • Coordenação motora – ampla e fina;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Expressão oral;
  • Esquema corporal;
  •  Ritmo e dança;
  • Artes plásticas;
  • Dramatização e criatividade;
  • Sistema de numeração – noção de quantidade;
  • Cores e formas.

Metodologia por turma: cada turma ficará encarregada de entregar sua metodologia que será anexada ao projeto.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Projeto independência do Brasil para Educação Infantil

Projeto independência do Brasil para Educação Infantil

Projeto independência do Brasil para Educação Infantil

Roda de Conversa:

  • Você pode fazer o que quiser no seu país?
  • Você mudaria alguma coisa no seu país?

Nossa terra se tornou independente! ( Levar os alunos a reconhecer o significado dessa palavra). Você já ouviu o Hino Nacional? Ele foi composto por Duque Estrada e Francisco Manoel da Silva, para deixar registrado o Dia da Independência.

Atividades relacionadas.

1- Pesquise, em jornais e revistas, recorte e traga para a sala de aula, imagens de coisas que você não gostaria de ver no seu país e, com a ajuda da professora, monte um mural, com a frase:

  • O Brasil que não queremos

2- Vamos ouvir um trecho do Hino Nacional e depois desenhar, numa folha de ofício, uma ilustração que mostre o que você mais gostou nesse trecho do Hino.

  • HINO NACIONAL BRASILEIRO ( Antes de cantar , fazer a interpretação da letra do Hino)

3- Apresentar os Símbolos da nossa Pátria: Bandeira do Brasil, Hino Nacional, Selos e Armas.

4- Apresentar o Hino da Independência.

  • Trabalhar textos e interpretação, dramatização, desenhos, filmes, músicas, poemas, pesquisas, etc.

Projeto independência do Brasil para Ensino Fundamental

Projeto independência do Brasil para Ensino Fundamental

Projeto independência do Brasil para Ensino Fundamental

Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica  em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.

Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.

JUSTIFICATIVA:

“Projeto independência do Brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade, sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.

OBJETIVO GERAL:

  • Comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Levar o aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de 1822;
  2. Cantar o hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
  3. Explicar aos alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e entendimento da mensagem do Hino;
  4. Cultivar no aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da sua própria;
  5. Envolver a comunidade na comemoração dessa data;
  6. Realizar a culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)

DESENVOLVIMENTO:

  • O desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está expostos na sala de aula  para o dia da culminância.

AVALIAÇÃO:

  • Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença, realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.

SUGESTÕES:

  • Segue em anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma sugestão de teatro sobre o tema.

Projeto independência do Brasil para series iniciais

Projeto independência do Brasil para series iniciais

Projeto independência do Brasil para series iniciais

A comemoração da “Semana da Pátria” é indispensável em nossas escolas, pois proporciona ao professor oportunidade de:

  • Formar na criança o conceito de pátria;
  • Despertar o sentimento de patriotismo;
  • Formar atitude de respeito aos símbolos do Brasil.
  • Desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “Sete de Setembro”.

Objetivos:

  • Incentivar o amor á pátria;
  • Reconhecer a bandeira como simbolo da Pátria;
  • Conhecer o fato mais importante da história do Brasil;
  • Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
  • Compreender a razão das festejas da Semana da Pátria;

Atividades:

Roda de Leitura: Conversas e discussões sobre:

  • O que é Pátria?
  • O que aconteceu no dia 7 de Setembro?
  • A figura de D. Pedro I;
  • Os simbos da pátria;
  • O grito da Independência;
  • A vida no Brasil e depois da independência.

Projeto independência do Brasil para imprimir

Atividades de Setembro

Atividades semana da pátria

Jogral: Independência do Brasil

Atividades semana da pátria

Dobradura de Chapéu: As crianças podem confeccionar o chapéu e a espadinha para apresentarem o jogral.

Atividades semana da pátria

Dobradura da Espada

Atividades semana da pátria

Modelo de viseira para imprimir

Atividades semana da pátria

Capa para Colorir

Atividades semana da pátria

Recomendamos também: Projetos e Dicas Pedagógicas sobre Independência do Brasil.


Projeto independência do Brasil para escola

Objetivos Gerais:

  • Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;

Objetivos específicos:

  • Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
  • Incentivar o amor à Pátria;
  • Cantar e interpretar o Hino Nacional;
  • Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
  • Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de Bancos de Dados;
  • Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.

Metodologia:

  • O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias.
  • No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início as atividades da semana.
  • Após a fala da direção os alunos respeitosamente cantarão os Hinos do Brasil e do Estado.
  • No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes, interpretação de textos, pesquisas na Sala de Tecnologias entre outras.
  • No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural e esportiva na quadra da Escola, onde os alunos serão separados em equipes.
  • Haverá a participação da comunidade externa que poderá fazer parte dessas equipes, promovendo assim a integração aluno/escola/comunidade.

Avaliação

  • Será de forma contínua durante a Semana observando a participação e o empenho de todos os envolvidos no Projeto.