<

Projeto meio ambiente 2019

Reunimos nesta postagem vários modelos, sugestões e dicas para o seu Projeto meio ambiente 2019 indicada para educação infantil e ensino fundamental.

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais,

Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.

Na luta para salvar o planeta, todos podem participar. Nunca é cedo nem tarde demais para fazer sua parte. Separar o lixo reciclável do orgânico (não reciclável) é uma medida rápida e simples que ajuda a diminuir em até 40% a quantidade de material que vai parar nos lixões.

E pensando nisso e também no dia do meio ambiente, data que é celebrado no no mês de junho no dia 05, selecionamos esses modelos prontos para o seu Projeto meio ambiente 2019 na escola.

Sugestões de atividades para o Projeto meio ambiente 2019

Para trabalhar o meio ambiente na escola podemos utilizar as seguintes atividades em sala.

  • Desenhos para colorir;
  • Produção Textual;
  • Trabalhar com músicas;
  • Dramatização ou Teatrinho;
  • Decoração da Sala de Aula;
  • Confecção de Lembrancinhas;
  • Confecção de Murais e Painéis;
  • Rodinha de Conversa;
  • Leitura e Interpretação;
  • Entre outras.

Texto sobre o meio ambiente

Nesse século XXI, muitas são as vozes que se levantam em defesa do meio ambiente, sob a alegação de que, se não mudarmos de atitude, dentro em pouco, perderemos as condições de sobrevivência. Isso porque nossa vida depende de água potável, de ar puro, de solo fértil e de clima ameno que vão desaparecendo pela ação criminosa de quem vive o presente, sem pensar na sustentabilidade do Planeta.

No processo de preservação ambiental, cada ser humano pode contribuir, cuidando para não degradar a Terra. Às vezes, um simples gesto faz uma grande diferença. Por exemplo: se em vez de jogar lixo no chão, se cada pessoa colocá-lo numa sacola, numa lixeira, para, depois, descartá-lo em lugar apropriado, em pouco tempo, teremos uma considerável melhoria na qualidade do meio ambiente.

É comum as pessoas culparem as autoridades de não zelarem pelo cumprimento das leis ambientais, o que facilita a ação dos exploradores de nossas riquezas minerais, vegetais e hídricas. Em relação a isso, muita coisa deve ser feita, pois são irreparáveis os danos causados ao ambiente. Mas ficar só reclamando e transferindo responsabilidade, ou procurando culpados não vai contribuir nada com a preservação ambiental. Além disso, é preciso que cada um faça a sua parte, demonstrando concretamente por meio de ações e de exemplos o empenho que realiza em busca de uma melhor qualidade de vida.

Falando assim, parece fácil, mas não o é. Primeiro, as pessoas precisam-se conscientizar de que não são donas do planeta e que dependem dele para a sobrevivência humana e dos demais seres vivos. Não sendo donas da terra, não podem querer dominá-la, pelo contrário precisam aprender a conviver com ela. A partir do momento em que tivermos a consciência de que a terra não depende de nós, porém nós é que dependemos dela, vamos contribuir de forma mais efetiva para solucionarmos os graves problemas que assolam e degradam o meio ambiente. Infelizmente, apesar dos esforços para avançarmos no processo de educação ambiental, ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos.

Portanto, o desafio é grande, uma vez que muitas atitudes e medidas procedem da consciência de cada um. Se cada pessoa, mesmo com pequenas ações e de forma localizada, fizer a sua parte, muita coisa pode mudar, apesar da ganância dos grupos empresariais que lutam para aumentar seu patrimônio, explorando sem nenhum critério os recursos minerais, vegetais, animais, hídricos e outros. Se cada um não jogar lixo no chão, não poluir os rios e córregos, não provocar queimadas, nem corte de árvores, principalmente nas encostas dos rios, daremos uma bela contribuição em favor da preservação ambiental.

(Professor Doniseti (Mais emTextos sobre meio ambiente).

Projeto meio ambiente 2019 para series iniciais

OBJETIVO GERAL:

  • Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.
  • Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.
  • Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
  • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
  • Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
  • Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
    Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  • Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
  • Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
  • Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:    

  • Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
  • Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
  • Construção do Alfabeto Ecológico
  • Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
  • Montagem de painel
  • Produção de texto
  • Teatro
  •  Música
  • Passeios Ecológicos
  • construção minhocário e horta;

AVALIAÇÃO: 

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

Sugestões de Atividades sobre o meio ambiente para imprimir

Marque com um x as pessoas que estão cuidando.

Atividades Meio Ambiente

Cuide bem da natureza! Todos nós dependemos dela:

Atividades Meio Ambiente

Procure as palavras grifando no caça palavras:

Atividades Meio Ambiente

O ar é de grande importância para a vida. É nele que encontramos o oxigênio que respiramos.

Atividades Meio Ambiente

Relacione as duas colunas:

Os animais são muito úteis, pois nos fornecem alimentos, agasalhos, sapatos, cintos, etc.

Atividades Meio Ambiente

_______

Projeto meio ambiente 2019 para educação infantil

Projeto Meio Ambiente

Objetivos:

  • Despertar a consciência ecológica na criança;
  • Conceituar Ecológica;
  • Valorizar o meio ambiente;
  • Estimular a criatividade e a imaginação;
  • Desenvolver o relacione e a atenção.

Desenvolvimento:

  • História;
  • Poesias;
  • Coro falado;
  • Atividades de português;
  • Mobile;
  • Artes;
  • Origamis;
  • Cruzadinhas e Caça palavras;
  • Painéis;
  • Desfile;

Culminância:

  • Exposição dos trabalhos realizados;

________

Projeto Meio Ambiente 2019 para 2º ano

Projeto Meio Ambiente para 2º ano

Percebido que a escola é uma instituição de construção de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização, esse projeto apresenta propostas de aulas a serem desenvolvidas na Escola Olavo Bilac com o tema Meio Ambiente. Enfatizando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra e a escola tem que estar engajada na busca de soluções para preservação do mesmo.

Disciplinas trabalhadas

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • Geografia;
  • Artes.

OBJETIVO GERAL:

  • Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem interfere neste meio, envolvendo toda a comunidade escolar e o entorno onde vivemos para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Mostrar como o ser humano participa da transformação do meio ambiente em que vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à natureza;
  • Despertar o respeito pelo Meio Ambiente mostrando a importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem;
  • Entender que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima;
  • Levar o aluno a reciclar em oficinas, as sucatas encontra­das no meio ambiente em que vive;

JUSTIFICATIVA

Educar encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a realização integral da pessoa e do cidadão. Isso é o que sustenta a proposta de educação da Escola Municipal Olavo Bilac que tem como missão “promover a excelência em educação, produzindo e disseminando o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana.” Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre o Meio Ambiente buscando o conhecimento e a conscientização das crianças que serão nossos futuros cidadãos. Pois quando uma criança aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar do meio em que vive, ela com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades.

METODOLOGIA:

1ª aula

  • Apresentação através de slides da importância dos recursos da natureza, a água, o ar, o solo e a luz solar ;
  • Direcionar uma pesquisa que mostre a importância dos principais recursos da natureza;
  • Apresentação de uma música sobre o tema (Planeta Água – Guilherme Arantes) no Youtube logo após criar uma discussão e pedir para que faça um desenho que caracterize a música.

2ª aula

  • Mostrar como acontece a interferência do homem na natureza;
  • Analisar a interferência negativa do homem no meio ambiente em que vive;
  • Iniciar um debate sobre as diversas formas de preservação do meio ambiente;
  • Pesquisas em sites por brincadeiras e jogos na internet sobre o tema;
  • Digitação de informações que os alunos considerarem importantes sobre o tema, pesquisadas no Google.

3ª aula

  • Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso (listar para os alunos os nomes delas e pedir que façam uma pesquisa por textos e imagens);
  • Pedir para que pesquisem a tempo de degradação da garrafa, pneu, lata e sacola.
  • Motivar a criatividade da criança mostrando trabalhos realizados com matérias reciclados ( procurar na internet exemplos e escolher um para ser feito);
  • Produção de texto sobre o meio ambiente feito no broffice writer;
  • Criar slides sobre o que aprendemos sobre o tema (a degradação e proteção do meio ambiente e reciclagem)

AVALIAÇÃO:

  • A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

CULMINÂNCIA:

  • Um dos momentos de culminância do projeto será durante a semana cultural.

____________

Projeto Meio Ambiente 2019 para imprimir

Plano de aula sobre meio ambiente para imprimir
Plano de aula sobre meio ambiente para imprimir

Recomendamos também: Plano de aula o homem e o meio ambiente.