<

Projeto Páscoa

Confira diversas sugestões e dicas para o seu Projeto Páscoa na escola e trabalhar com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Estes modelos prontos para o seu Projeto Páscoa na escola tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.

Páscoa:

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

Entre as civilizações antigas

Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.

Veja mais em:

Projeto Páscoa na escola

Projeto Páscoa
Projeto Páscoa

ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS

  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Mundo Físico e Natural
  • História e Geografia
  • Ensino Religioso
  • Artes
  • Educação Física
  • Música
  • Dança
  • Informática
  • Língua Inglesa
  • Língua Kaingang

OBJETIVOS

  • Entender o significado da Páscoa.
  • Conhecer a origem da Páscoa.
  • Destacar os símbolos e o significado de cada um.
  • Conscientização do sentido espiritual e comercial em torno da data.
  • Propor atividades que demonstrem boas ações.

JUSTIFICATIVA

Este Projeto Páscoa na escola tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.

Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.

Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

AÇÕES

  • Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
  • Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
  • Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem e dobraduras sobre a Páscoa.
  • Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
  • Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
  • Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
  • Desvencilhar o termo Páscoa do sentido comercial.

POPULAÇÃO ALVO

  • Alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

  • Sugestões de atividades:
  • Produção de textos coletivos;
  • Conversas informais;
  • Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre o tema;
  • Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e pintura;
  • Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
  • Jogos, brincadeiras, e dramatizações;
  • Interpretar e resolver situações-problema envolvendo o tema;
  • Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não comemoram);
  • País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da Páscoa pelo mundo;
  • A Páscoa dos judeus;
  • A história do chocolate;
  • Confecção de cestas de Páscoa.

RECURSOS UTILIZADOS

  • Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

CULMINÂNCIA

  • Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante o projeto, levando para casa os materiais confeccionados em aula bem como a cesta de páscoa com os doces.

AVALIAÇÃO

  • A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
    Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

Outras dicas emAtividades de Matemática para a páscoa


Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário

Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário
Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário

O presente Projeto Páscoa Educação Infantil para Berçário pretende, através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato com uma das tradições brasileiras: a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado e o sentido espiritual em contrapartida ao sentido comercial.

Justificativa:

  • A Páscoa é um momento e motivo de renovação pessoal independente da religião. A escola precisa suprir essa necessidade que se faz nos alunos estendendo a toda comunidade escolar, bem como promover atividades artísticas e musicais, poemas, brincadeiras diversas, buscando assim o estimulo e a socialização.

Objetivos

  • Proporcionar as crianças o entendimento do significado da Páscoa;
  • Identificar e compreender os símbolos da Páscoa;
  • Estimular a comemoração da Páscoa;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
  • Propor as boas ações, a solidariedade, a amizade, etc.

Conteúdo/Áreas contempladas

Linguagem Oral e Escrita

  • Ampliar o vocabulário através de diferentes gêneros de canções, observando a pronúncia correta das palavras;
  • Estimular a fala, sons e balbucios.
  • Textos e/ou cartazes sobre os símbolos da Páscoa;
  • Músicas diversas

Matemática

  • Ampliar o campo numérico, utilizando-se da contagem oral e exploração de objetos concretos;
  • Contagem e recitação através da música( um ovo, dois ovos, três ovos assim…);
  • Cores (azul, amarelo e vermelho também.);
  • Correspondência( um ovo para cada coelhinho…)
  • Seriação e classificação

Natureza e sociedade

Trabalhar valores:

  • Solidariedade
  • Respeito
  • Amor, paz, partilha.

Artes

  • Explorar e manipular diversos materiais: canetões, tintas, giz de cera, carimbos, pincéis, esponjas, rolo e etc.;
  • Observar o limite disponível para desenvolver as atividades;
  • Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações musicais, interpretando canções diversas.
  • Dobraduras, impressão da mão e pé.

Música

  • Cantar as músicas de Páscoa, com danças e gestos.

Movimento

  • Explorar diversos materiais objetivando o aprimoramento da coordenação motora ampla;
  • Desenvolver os movimentos amplos: equilíbrio e coordenação, arrastar, engatinhar, rolar, andar, correr, dançar, saltar e pular.
  • Pequenos jogos

Procedimentos

  • Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim…, De olhos vermelhos…
  • Confecções de máscaras, dedoches;
  • Quebra cabeça do coelho;
  • Livro: “O coelho que não era da Páscoa”,
  • Brincadeiras: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Pintura facial;
  • Filme sobre o tema;
  • Confeccionar cartaz, painel, com mensagens, figuras, desenhos, dobraduras, montagem, colagem etc;

Avaliação

  • Será realizada de forma contínua e sistemática durante todo o desenvolvimento do projeto, através de observações e acompanhamento das atividades propostas, considerando as capacidades e individualidades de cada criança.

Mais em Sequência de Atividades de Páscoa para Educação Infantil


Projeto Páscoa para Series Iniciais

Projeto Páscoa para Series Iniciais
Projeto Páscoa para Series Iniciais

A Páscoa é uma data adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate. Para que tudo tenha um sentido, realizo o projeto de uma páscoa cheia de símbolos, histórias, brincadeiras, arte.

Objetivo geral:

  • Contribuir para que as crianças possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado da “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade.

Conteúdos:

  • Afetividade e solidariedade;
  • Motricidade fina e ampla;
  • Expressão corporal;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem;
  • Noções de cores – azul, amarelo e vermelho;
  • Noção e visualização de quantidades;
  • Seriação;
  • Historinhas e artes.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho,.
  • Confecção de um mural sobre a Páscoa;
  • Grafismo – levar o coelho a sua toca, levar o coelho a sua cenoura;
  • Alinhavo, colagem, pintura com tintas;
  • História em seqüência;
  • Historinhas: “O coelho que não era da Páscoa”, Ruth Rocha;
  • Jogos com figuras e da memória;
  • Atividades orientadas: caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… ,;
  • Pintura facial;
  • A procura do ninho do coelho.

Culminância: pintura facial e a entrega da lembrancinhas da páscoa.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Não deixe de conferir essa Sequência de Atividades para trabalhar na páscoa


Projeto Páscoa para Educação Infantil

Projeto Páscoa Educação Infantil
Projeto Páscoa para Educação Infantil

A Páscoa é uma data religiosa muito importante para nós Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, desenvolvo o Projeto Páscoa Educação Infantil visando resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.

Objetivo geral: Transmitir o verdadeiro significado da Páscoa, propagando os valores, as boas ações e as boas maneiras, promovendo reflexões sobre a amizade entre as pessoas e o porquê de partilhar.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o significado de “Páscoa”;
  • Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
  • Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida;
  • Trabalhar, adquirir e transmitir a solidariedade, afetividade e a socialização, integrando com uma turma e propagando os valores de partilha, cooperação;
  • Estimular o carinho, o cuidado através da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
  • Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
  • Relacionar os números com a quantidade;
  • Estimular a imaginação e a dramatização das crianças através de histórias e músicas;
  • Promover e estimular a linguagem oral;
  • Estimular a expressão corporal;
  • Desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdos:

  • Data comemorativa: Páscoa;
  • Símbolos da Páscoa;
  • Afetividade, solidariedade e socialização;
  • Coordenação motora ampla e fina;
  • Expressões gráficas: desenho, pintura, alinhavo, montagem, recorte;
  • Discriminação auditiva e visual;
  • Cores;
  • Noção e visualização dos números de 01 a 03;
  • Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
  • Histórias e contos;
  • Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
  • Música e ritmo relacionado ao tema (coelhinho da páscoa, de olhos vermelhos, coelho balsa nova;
  • Expressão corporal;
  • Dramatização e apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS.

Metodologia:

  • Conversa informal diálogo e questionamento oral através de cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
  • Visualização dos símbolos da Páscoa através de fichas;
  • Móbile do coelho;
  • Toca do coelho na sala;
  • Músicas dramatizadas relacionada à Páscoa: Coelhinho da Páscoa, O coelhinho, A história da cabana, Coelhinho bossa nova.
  • Confecções de máscaras e de roupas de coelho;
  • Gincana para socialização: corrida do nariz, caça aos ovos, Hop… Hop… Coelhinho, coelho sai da toca, onde estão os ovinhos, O coelho da Páscoa disse… , Ovo choco;
  • Dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA (onde o aluno levará um dos personagens pra casa para passar uma noite);
  • Diário dos personagens da dinâmica: LEVA-ME PRA TUA CASA;
  • Pintura facial;
  • Fantoches;
  • Historinhas: O macaco e o coelho, Dona Coelha e seus filhotes, Os coelhinhos da Páscoa;
  • Jogo da memória e quebra-cabeça;
  • Cartaz dos números e suas quantidades;
  • História em seqüência;
  • Gincana da socialização (integração das turmas do Pré-a com a turma do Pré-b da E.M.E.F. Francisco Mendes.

Culminância:

  • pintura facial, apresentação da música COELHINHOS PINTADINHOS e festinha de Páscoa.

Avaliação:

  • Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano, elaborado pela Professora Valéria:

Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano
Projeto Páscoa para Ensino Fundamental para 1º a 9º ano

Projeto Páscoa para 6º ao 9º ano

Projeto Páscoa para 6º ao 9º ano
Projeto Páscoa para 6º ao 9º ano

Justificamos a elaboração do projeto Semana da páscoa: O verdadeiro significado , considerando que o tema merece todo respeito e atenção,pois o mesmo é comemorado em todo lugar.
Assim a escola não pode ficar fora e tem que oferecer a os seus educandos vivenciar a tua realidade.

O projeto tem por finalidade despertar o educando para o verdadeiro sentindo da Páscoa.

Usando recursos tecnológicos para trabalhar de maneira diferente o tema Páscoa, mostrando o verdadeiro significado que é espiritual e não comercial como se pode notar nos últimos tempos.

OBJETIVO GERAL

  • Oferecer ao educando a oportunidade vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa,respeitando a crença de cada um.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar aos educandos vivenciar o tema Páscoa na Escola
  • Diferenciar o sentido espiritual do comercial
  • Proporcionar meios para que o educando conheça o verdadeiro sentindo da páscoa e se divirta.
  • Oportunizar aos educandos momentos de reflexão sobre o tema páscoa.
  • Garantir a oportunidade de participação para todos

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido por fases:

1ª Fase

  • Apresentação e divulgação do Projeto Semana da Páscoa : O verdadeiro significado aos professores regentes do 1° ao 5° ano e professores das disciplinas de língua portuguesa e arte do 6° ao 9° ano.
  • Montar um horário especial para que a STE atenda a todas turmas.

2ª Fase

  • Na STE cada turma irá assistir um filme sobre a ressurreição de Jesus Cristo.
  • O filme A ressurreição de Jesus para os educandos do 6° ao 9° ano com duração de 27 minutos e o filme A ressurreição para educandos do 1° ao 5° ano com duração de 6 minutos.
  • Será exibido na Sala de Tecnologia, após a exibição do mesmo a professor(a) da STE ou o Professor(a) regente proporcionará um momento para a discussão sobre o tema Páscoa ( o verdadeiro significado, o valor espiritual, a partilha, a questão do consumo e comércio, os símbolos da páscoa, o verdadeiro significado).
  • Após o momento de reflexão os educandos irão explorar as atividades interativas sugeridas por ano, valorizando o momento que estão vivendo.

Avaliação:

  • Através da participação e interesse dos educando

Recursos Utilizados

  • Jogos
  • Atividades interativas  
  • vídeo sobre o tema

    1. Tania

    Deixe um comentário