Projetos Educativos, Volta às Aulas

Projeto Volta às Aulas 2019


Reunimos nesta postagem algumas sugestões educativas para o inicio do ano letivo. Veja modelos prontos e dicas para o seu Projeto Volta às Aulas 2019 para Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para ter acesso a mais materiais sobre o inicio do ano letivo (Clique Aqui).

Etapas para rotina de início de ano letivo para educação infantil

  • Chegada e acolhida;
  • Iniciação e rodinha;
  • Lanche;
  • Recreio;
  • Banheiro/higiene;
  • Brincadeira livre;
  • Atividades Organizadas;
  • Despedida.

Dicas de Atividades para a Volta às Aulas

  • Caixas de aprendizagem;
  • Quadro de metas;
  • Confecção de Lembrancinhas;
  • Produção de Texto (Individual ou em Conjunto);
  • Desenhos para Colorir;
  • O que fiz nas férias?;
  • Roda de Conversa;
  • Trabalhar as vogais;
  • Músicas;
  • Passeio pela escola;
  • Enigma da semana;
  • Entre outras…

Projeto Volta às Aulas 2019 para series iniciais

Textos de volta às aulas

Projeto Volta às Aulas 2019 para series iniciais

Vamos conhecer o objetivo deste projeto volta às aulas:

  • Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse, participação e sua socialização.
  • Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • Despertar o gosto pela escola e pela freqüência às aulas.
  • Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança.
  • Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.
  • Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina.
  • Estimular que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.
  • Refletir sobre a importância de ser responsável e ter compromisso, firmando metas e regras para o ano letivo que se inicia.
  • Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Acolhida e Roda de Conversa:

  • Apresentação da professora e dos alunos
  • Rotina: chamada, hora da leitura, calendário, tempo
  • Meu nome é… Atividade com crachá (cada um acha o seu)
  • Reconhecendo os espaços da escola
  • Contando os meninos e meninas
  • Atividade com música: o caderno, apresentação dos cadernos.
  • Leitura:
  • Brincadeira: Parque
  • Lembrancinha: cartão bis

 Acolhida, rodinha

  • Rotina: chamada, hora da leitura, calendário, tempo
  • Atividade com nome
  • Dinâmica das regrinhas
  • Atividade matemática – idade
  • Atividade das férias
  • Para casa: alfabeto
  • Leitura:
  • Brincadeira: Corrente
  • Lembrancinha: viseira

Acolhida, rodinha

  • Rotina: chamada, hora da leitura, calendário, tempo
  • Dinâmica: como é meu colega.
  • Dinâmica do crachá: formar agrupamentos (letra inicial, final, quantidade de letras, vogais), comparar os nomes.
  • Inicio da sondagem do desenvolvimento da escrita.
  • Música: gente tem sobrenome. Trabalhar o nome completo.
  • Tratamento de informação: gráfico meninas e meninos
  • Para casa: nome
  • Leitura:
  • Brincadeira: barra manteiga
  • Lembrancinha: pirulito redondo

Acolhida, rodinha

  • Rotina: chamada, hora da leitura, calendário, tempo
  • Dinâmica: o que vamos usar
  • Atividades da TM com o nome e gostos.
  • Auto-retrato
  • Para casa: numerais
  • Leitura:
  • Brincadeira: parque
  • Lembrancinha: borboleta pirulito

Acolhida, rodinha

  • Rotina: chamada, hora da leitura, calendário, tempo
  • Atividades de sondagem matemática
  • Dinâmica da casa
  • Leitura:
  • Brincadeira: boliche, amarelinha
  • Lembrancinha: lápis

_____________

Projeto Volta às Aulas 2019 para Educação Infantil

Projeto Volta às Aulas 2019 para Educação Infantil
Projeto Volta às Aulas 2019 para Educação Infantil

Objetivos:

  • Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
  • Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
  • Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:

  • Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
  • Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;Pinturas; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
  • Aprendendo as músicas da rotina.
  • Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.

Terça-feira:

  • Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
  • Confecção do crachá de identificação dos alunos.
  • Aprendendo as músicas da rotina.
    -Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento
  • Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
  • Brincadeira para fixação do nome dos alunos.
  • Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
  • Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
  • Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
  • Avaliação do dia e preparação para a saída.

Quinta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
  • Roda de Leitura: ler um livrinho de estória
  • Visita às dependências da Escola.
  • Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários …
  • Desenho : minha escola.
  • aprendendo as músicas da rotina
  • Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
  • Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
  • Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.
  • Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
  • Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda…
  • Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.

_____________

Modelo de Projeto Volta às Aulas 2019

Volta às Aulas 2019
Volta às Aulas 2019

Conteúdos

  • Língua Portuguesa:
  • Conversas, relatos de vivências, narração;
  • Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
  • Crachá e cartaz com lista de nomes;
  • Alfabeto;
  • Histórias infantis;
  • Sondagem da escrita.
  • Matemática
  • Contagem oral;
  • Jogos;
  • Leitura de calendário.
  • Situações-problemas.
  • História e Geografia
  • Regras de convivência.
  • Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
  • A história de vida do aluno.

Objetivo Geral: Conhecer a escola como um ambiente de transformação social, onde todos têm algo a oferecer.

Objetivos Específicos

  • Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
  • Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
  • Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
  • Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
  • Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
  • Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
  • Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
  • Verificar as fases de escrita dos alunos.

Metodologias e suas Tecnologias

  1. Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
  2. Semana Interativa: contratos do grupo, reflexão sobre as diferenças físicas e comportamentais necessários para uma boa convivência, atividades mobilizadoras (dinâmicas, dramatizações), registro do contrato de convivência.
  3. Realizar rodas de leitura, de conversa e de discussões, investigando as preferências dos alunos, bem como seus interesses pela escola.
  4. Visitar os diferentes ambientes da escola familiarizando os alunos com cada um deles.
  5. Desenvolver atividades lúdicas com jogos, brincadeiras e cantigas de roda, organizando os alunos com diferentes estratégias (individual, em grupos, em círculo, sentados no chão ou na cadeira).
  6. Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
  7. Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
  8. Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
  9. Sondagem da escrita;
  10. Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
  11. Registrar hipóteses e conclusões através de desenhos, produções de listas de palavras e pequenos textos.
  12. Resolver atividades práticas envolvendo os ambientes de aprendizagem.
  13. Utilizar sala de multimeios para assistir vídeos e filmes que explorem a integração social do aluno.

Avaliação

Neste primeiro momento, realizar a avaliação através da observação, considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social onde o mesmo está inserido.
Registrar os aspectos observados em um caderno de registros confeccionado para este fim.

Recursos

Aparelho de som, CD, TV, DVD (filme Spirit O Corcel Indomável), papel sulfite, papel cartão, cartolina, lápis de cor, lápis de escrever, canetinha, tesoura, cordão, cola branca, caderno de registro, caixa de sapato e dicionário.

Projeto Volta às Aulas 2019 em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar todos os “Projetos Volta às Aulas 2019” mostrados acima para download gratuito em PDF.

Para ter acesso ao material, confira o link a seguir:


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

x