<

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil

Selecionamos nesta postagem algumas sugestões de Projeto Volta às aulas para Educação Infantil, com o objetivo de desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola; Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança; Destacar pontos importantes de socialização; Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos, entre outras coisas.

O início de mais um ano letivo sempre traz expectativas para professores e alunos. Na Educação Infantil é um momento marcante, principalmente para crianças que nunca antes estiveram na escola.

Veja também:

Para os pequenos, em sua maioria, é a primeira vez que terão contato com esse espaço novo, que é a escola.Deixar de conviver somente com seus familiares, com amiguinhos do dia-a-dia, para mergulhar em um mundo novo, cheio de novidades, com um monte de rostos diferentes.

Por isso, é importante nesse primeiro momento, passar pelo processo de acolhimento. O nome já diz: ser acolhido, recebido, aconchegado.Assim, nós profissionais da educação, precisamos ter a sensibilidade e o bom senso de perceber que para os pequenos tudo é novo e, geralmente, o que é novo às vezes assusta. (Saiba mais em: O que fazer no primeiro dia de aula?)

E foi pensando em tudo isso que selecionamos nesta postagem essas excelentes sugestões de “Projeto Volta às aulas para Educação Infantil” confira:

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil – Conversando sobre as férias.

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avançar no conhecimento da leitura e escrita através da tentativa de escrita de um texto coletivo sobre as férias.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
  • Trabalhar a ordenação numérica através do calendário.
  • Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (pintura).

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Seria interessante já ter introduzido com os alunos o trabalho com o calendário. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discussão da rotina do dia, na roda de conversa.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Contando sobre as férias – A escrita de um texto coletivo.

1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno às aulas, logo depois das férias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula.  São atividades que trazem descontração e interação entre alunos e professores, visando à readaptação ao ambiente escolar.

2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas férias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.

3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, através das anotações feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas férias. Instigue os alunos com a seguinte questão:

  • Como podemos contar o que fizemos em nossas férias para outras pessoas?

– Nesse momento podem surgir sugestões como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade será trabalhar a importância da escrita como função social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito através das informações dos registros sobre a aventura das férias.

– O professor irá servir de escriba e em um cartaz, vá elaborando com os alunos escrita desse texto, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos um texto informativo, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.

Atividade 2 – Pintura no Azulejo. 

1- Após explorar a construção do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais lúdico, de descontração. Leve os alunos para fora da sala de aula e faça uma pintura em azulejos, com a temática “Nossas Férias 2013”, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.

Observação: Professor se na sua escola não possuir um espaço para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espaço fora da sala de aula e proponha a pintura.

2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposição na parede de fora da sala, para socializar as produções de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.

Atividade 3 – Quantos dias nós ficamos de férias? 

1- O professor já deve ter trabalhado previamente o calendário com os alunos. Nesse momento, é importante retomar a história do surgimento do calendário, como ele é utilizado em nossas casas e como podemos consultá-lo.

– O surgimento do calendário se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calendário foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse também com os alunos sobre a divisão do calendário em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do mês existem as semanas. Mostre também que em cada semana temos sete dias e que cada dia do mês corresponde a um número específico.

– Na nossa escola utilizamos o calendário para marcar datas importantes como os dias de aula, de férias, dos aniversários, passeios etc. Sendo assim, antes de começar as férias de julho marcamos o último dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.

2- No retorno das férias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de férias? Anote suas hipóteses e confronte com eles quais são as possibilidades para a descoberta exata do número de dias que ficamos de férias. Solicite aos alunos que observem o calendário e proponha que contem os dias que ficamos de férias.

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração

3- Logo após descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de férias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picolé). Faça a tentativa de escrita do numeral que corresponde à quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração

Avaliação

A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.

As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível para o professor no momento da realização das atividades, contendo espaço para registros individuais de cada aluno.

Perguntas norteadoras para observação de cada aluno:

  • Trouxe contribuições no momento da roda sobre as férias?
  • Possui sequência lógica de pensamento para contar o que fez sobre as férias?
  • Conseguiu avançar no conhecimento sobre a ordenação numérica, através da exploração do calendário?
  • Conseguiu fazer a escrita do número 16, na hora do registro e representar a quantidade através de material concreto?
  • Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da escrita do texto coletivo?

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula

Depois que postamos o projeto para volta às aulas ensino fundamental, várias pessoas entraram em contato conosco via E-mail e comentários das postagem pedindo também por algumas sugestões para a educação infantil, confira:

Justificativa:

A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.

Objetivos:

  • Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola;
  • Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança;
  • Destacar pontos importantes de socialização;
  • Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos.

Ações a serem desenvolvidas:

  • Receba as crianças com muita alegria e entusiasmo;
  • Dirija-se até o pai, mãe ou responsável e apresente-se rapidamente como professor de seu filho.
  • Deixe a sala de aula toda organizada com cartazes que chame atenção: Painel de aniversários, chamadinha, painel do tempo, quantos somos? Alfabeto, vogais etc.
  • Faça um passeio pela escola, apresentando sua turma aos demais profissionais e mostre os ambientes: banheiros, cantina, bebedouro, pátio etc.
  • Cante musiquinhas divertidas de preferência as que o professor irá cantar ao longo do ano letivo, para que possam memorizar.
  • Tenha um momento de apresentação em circulo no tapete, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
  • Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
  • Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas.
  • Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
  • Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir.

Culminância:

Entregue para cada aluno uma lembrancinha bem especial, para que percebam que são crianças adoráveis e queridas.

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula em PDF

Sempre pensando em facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar o “Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula”, mostrado acima para download gratuito em PDF, confira o link a seguir e baixe:


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil para imprimir

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – 1ª Semana

Objetivos:

  • Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
  • Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
  • Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
  • Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:

  • Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
  • Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera;Pinturas; Caixa de
  • brinquedos; Casinha da boneca.
  • Aprendendo as músicas da rotina.
  • Avaliação do dia e preparação para a saída; entrega de lembrancinha.

Terça-feira:

  • Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
  • Casinha da boneca.
  • Confecção do crachá de identificação dos alunos.
  • Aprendendo as músicas da rotina.
  • Atividades de sondagem: coordenação motora, movimento
  • Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
  • Brincadeira para fixação do nome dos alunos.
  • Confecção de painel coletivo: nossos primeiros passos rumo ao futuro começa aqui( marca de tinta com os pés)
  • Conhecendo a escola: Conversa sobre a escola, suas dependências e funções
  • Roda de Leitura: ( ler um livro de estória)
  • Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos;
  • Casinha da boneca.
  • Avaliação do dia e preparação para a saída.

Quinta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha ; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
  • Roda de Leitura: ler um livrinho de estória
  • Visita às dependências da Escola.
  • Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários …
  • Desenho : minha escola.
  • Aprendendo as músicas da rotina
  • Atividades diversificadas: Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
  • Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:

  • Atividades iniciais de rotina: Rodinha; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
  • Atividades de sondagem: movimento, coordenação motora, colagem.
  • Atividades diversificadas: Desenho livre com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira…
  • Atividades recreativas no pátio: corre cotia; vivo ou morto; brincadeiras de roda…
  • Avaliação do dia e preparação para saída; entrega de lembrancinha.

Esse é o primeiro projeto que realizarei com meus alunos de pré escola.


Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Adaptação e Integração

O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses… depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.

Objetivos

  • Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
    Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e 
    crianças novas;
  • Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
  • Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
  • Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
  • Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
  • Verificar as fases de escrita dos alunos.

Conteúdos

Português

  • Conversas, relatos de vivências, narração;
  • Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
  • Crachá e cartaz com lista de nomes;
  • Alfabeto;
  • Histórias infantis;
  • Sondagem da escrita.

Matemática

  • Contagem oral;
  • Jogos;
  • Leitura de calendário.
  • Situações-problemas.

História e Geografia

  • Regras de convivência.
  • Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
  • A história de vida do aluno.

Ciências:

  • Higiene e saúde

Artes:

  • Pintura;
  • Recorte e colagem;
  • Dramatizações;
  • Músicas diversas.

Educação Física:

  • Roda cantada;
  • Brincadeiras e jogos.

Desenvolvimento:

  • Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
  • Apresentações e dinâmicas de grupo;
  • Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
  • Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
  • Atividades sobre valores e regras na escola;
  • Brincadeiras e jogos;
  • Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
  • Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
  • Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
  • Sondagem da escrita;
  • Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)

Culminância

Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam (corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

Avaliação

Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos aluno

Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Imprimir

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração


Verdade ou mentira? – Dinâmica para o início das aulas

Projeto Volta às aulas para Educação Infantil - Adaptação e Integração

Essa dinâmica mostra que nem sempre a  gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.

Essa dinâmica é muito útil 
 saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.

Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.

Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.

No final todos já estão ansiosos  leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazenr isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.

Eles normalmente acham divertido porque ficam sabendo mais sobre os colegas e também ficam surpresos por saber relativamente pouco sobre eles.

Veja mais em: Como tornar as aulas mais dinâmicas na Educação Infantil


Projeto Volta as Aulas para Educação Infantil

Justificativa:

A volta às aulas é um momento crucial no ano escolar. O aluno muitas vezes se vê desestimulado a frequentar o ambiente da escola, portanto, é importante que o retorno do aluno seja acompanhado de um trabalho pouco estressante, bastante lúdico e que lhe permita se expressar. Dessa forma, a escola demonstra preocupação com a auto-estima dele e ele acaba por encontrar um lugar receptivo, gentil e agradável, e estes fatores podem ser grandes facilitadores ao longo do ano letivo.

Objetivos:

  • Promover a socialização;
  • Compartilhar experiências;
  • Aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de comunicação;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Instigar a curiosidade natural da criança;
  • Estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos alunos;
  • Instigar e promover a expressividade e a espontaneidade.

Desenvolvimento:

  • Diferente dos outros trabalhos, neste tema, a parte mais importante é o início. Converse com seus alunos, pergunte o que fizeram, deixe que narrem suas experiências e desenvolvam mais sua comunicação, peça para explicarem o que tornou as vivências das férias incríveis para eles, e desenvolva atividades em cima disso: confecção de brinquedos ou maquetes retratando as experiências, mural coletivo onde cada contribuição e narrativa é colado, etc;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Músicas;
  • Filmes;
  • Jogos;
  • Recorte e colagem;
  • Leitura de histórias;
  • Dobraduras;
  • Tente trabalhar da forma mais lúdica e leve possível;
  • Estabeleça as regras de convivência com a participação deles;
  • Atividade: Qual a sua expectativa para esse ano letivo? O que gostaria de aprender? Colete os anseios da turma e tente incluir as mais plausíveis no plano de aula;

Ideias diversas para o projeto volta às aulas para educação infantil

Outra dica: Atividades volta às aulas 1 e 2 ano

Veja mais em:

O que achou das sugestões e dicas para o Projeto Volta às aulas para Educação Infantil? Se gostou não deixe de nos informar em forma de comentário com sua opinião e sugestões para outras postagens.


    1. Evandro Carlos Silva Magalhães

    Deixe um comentário