Datas Comemorativas, Textos e Artigos

Quem descobriu a America


Quem descobriu a America? quando isso aconteceu? Colombo inicia viagem de descobrimento no dia 3 de agosto de 1492, Cristóvão Colombo içou velas para iniciar sua viagem em busca do caminho para as Índias, a terra do ouro e das especiarias. Dois meses depois, chegará ao Novo Mundo.

Veja também: Quem descobriu o Brasil

Quem descobriu a America? Navegador por necessidade

Filho de um tecelão genovês, Cristóvão Colombo (1451–1506) tornou-se navegador por necessidade. Com a falência da empresa do pai, descobriu no comércio marítimo um novo meio de vida. Em 1477, estabeleceu-se em Lisboa, junto com o seu irmão Bartolomeu, que era cartógrafo. Seu destino era a Índia, a terra do ouro e das especiarias. Para chegar até lá, nessa época, era necessário contornar a África.

Colombo, Vice-Rei

Colombo desembarcou numa ilha das Bahamas, hoje chamada Samana Cay. Convicto de que havia chegado ao planejado destino, batizou a nova terra de Índias Ocidentais. Com a permissão da coroa espanhola tomou posse de tudo como “vice- rei”.

O Projeto

Em 1485, ele apresentou ao rei D. João II o projeto de atingir as índias via Ocidente. O plano foi recusado, pois Portugal estava firmemente resolvido a chegar às índias via Périplo Africano. Com a recusa, Colombo ofereceu seus serviços à Inglaterra e à França. Em vão. Restava a Espanha.

Mas a Espanha dessa época, 1486, estava envolvida na reconquista de Granada. Em 1488, Colombo retornou a Portugal, onde foi recebido pelo rei. Infelizmente, para Colombo, Bartolomeu Dias contornou o sul da África – Cabo da Boa Esperança -, abrindo o caminho para as índias.

Navio de Colombo

Quem descobriu a America

Aprovação:

Em 02/01/1492 os reis católicos finalmente retomaram Granada e entraram triunfalmente na cidade. Colombo também compareceu, aproveitando o momento de euforia e acenando com promessas de riquezas e expansão da fé. Colombo finalmente conseguiu apoio ao seu projeto.

Em 03/08/1492, do porto de Paios saíram a nau “Santa Maria”, comandada por Colombo, e as caravelas “Pinta” e “Nina”, comandadas pelos irmãos Pinzon, em direção às índias, navegando rumo ao poente, para demonstrar que o “ponto de chegada seria o mesmo da partida”.

A chegada a América

Quem descobriu a America

12 de Outubro

Em 12 de outubro de 1492, Colombo aportou na ilha de Guanaani, que foi batizada de San Salvador, na América Central. Durante mais de três meses ele percorreu a região, de ilha em ilha. Entretanto, não havia sinal algum das “riquezas incalculáveis”, dos “telhados de ouro”, das “jóias deslumbrantes”, das “cidades jamais sonhadas”, descritas pelo viajante Marco Pólo.

Mesmo assim, diante de habitantes nus, sem palácios, Colombo acreditava ter atingido o reino de Cipango (Japão) e, portanto, as índias. Desse erro geográfico, os nativos americanos acabaram sendo conhecidos como índios. Voltando à Espanha, mesmo sem riquezas fabulosas e especiarias, Colombo foi muito bem recebido pelos reis e conseguiu um novo financiamento para uma outra viagem em busca dos “telhados de ouro” de que falara Marco Pólo.

1484 e 1485

Entre os anos de 1484 e 1485, Colombo parte para Castela, uma província da Espanha. Consegue então apresentar seu projeto aos Reis católicos Fernando e Izabel, que não lhe deram qualquer reposta definitiva. Cansado de esperar e passando por necessidades financeiras, resolve partir para França. No inicio da viagem, acompanhado de seu filho, Colombo para em um convento para descansar, e entusiasmado conta seus planos para os monges. Convencidos por Colombo, resolveram ajudá-lo, e pediram que permanecesse na Espanha. O responsável pelos monges foi então a Corte, e lá relatou que Colombo havia desistido de permanecer na Espanha. A rainha resolve recebê-lo e passa a apoiá-lo.

O acordo:

Em 1492, é assinado um acordo entre Colombo e os Reis Católicos. As despesas da expedição foram custeadas (meio a meio), pela Coroa espanhola e por banqueiros genoveses de Sevilha.

Quem descobriu a America? O descobrimento

A expansão marítima é motivada pelo desejo dos reinos europeus, principalmente Portugal e Espanha, de expandir seus domínios territoriais e conquistar rotas alternativas de comércio. O principal objectivo é chegar ás Índias – nome genérico que inclui todo o Oriente -, grande fornecedora de especiarias e um novo mercado de consumo. Para evitar a travessia do Mediterrâneo, dominado por comerciantes italianos e muçulmanos, Portugal busca uma rota alternativa contornando a África e acaba por estabelecer bases nas costas do continente. Na Espanha, os reis católicos Fernando II e Isabel I decidem financiar viagens às Índias depois de expulsar os mouros (árabes muçulmanos), que por mais de 5 séculos dominaram a região. Sob influência de Colombo e do navegador florentino Américo Vespúcio, os reis escolhem a direcção ocidental, com base na tese da esfericidade da Terra.

Longe de descobrir o caminho marítimo para as Ilhas das Especiarias, como esperava, Cristóvão Colombo descobriu o Novo Mundo e abriu as portas à exploração das Américas.

Por essa época, enquanto o homem se apercebia de que a Terra era (embora Colombo estivesse convencido que era em forma de pêra e que o mar subiria à medida que navegasse para oeste) pensava-se que tivesse um perímetro próximo do que sabemos hoje ter.

Colombo tinha feito algum comercio no Mediterrâneo, visitara a costa da Guiné e, embora fosse mais um mercador que um homem do mar.

Primeiro tentou interessar o rei português nas suas propostas. Depois tentou com a rainha Isabel de Espanha, mas ela estava decidida a conquistar o ultimo baluarte mouro, em Espanha.

Só depois de os Mouros terem sido completamente derrotados, em 1492.

Quem descobriu a America? Biografia de Cristóvão Colombo

Quem descobriu a America? Biografia de Cristóvão Colombo

Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador que alcançou a América em 12 de Outubro de 1492 sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha. Crendo que a terra era uma esfera relativamente pequena, empreendeu a sua viagem através do Oceano Atlântico com o objectivo de atingir a Índia, tendo na realidade descoberto as ilhas das Caraíbas (Antilhas) e, mais tarde, a costa do Golfo do México na América Central.

Tratado de Tordesilhas

O tratado de Tordesilhas assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesilhas, foi assinado em 7 de Junho de 1494 entre Portugal e Castela (parte da atual da Espanha), definido a partilha do chamado novo mundo entre ambas as coroas, 1 ano e meio após Colombo ter reclamado oficialmente a América para Isabel a Católica para seguimento das suas instruções para a negociação deste tratado e sua assinatura o Príncipe Perfeito designou a sua prima de Castela ( filha de uma infanta portuguesa ) a D. Rui de Sousa.


Atividades sobre Quem descobriu a America

Quem descobriu a America

Quem descobriu a America – Atividades para colorir

Quem descobriu a America

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *