Ícone do site Educação e Transformação

Regras para sala de aula

Regras para sala de aula e Combinados

Regras para sala de aula e Combinados

Selecionamos nesta postagem algumas dicas e sugestões para estabelecer combinados e regras para sala de aula dos alunos da Educação Infantil.

Prática comum que ocorre na primeira semana de aula, o estabelecimento de regras, ou melhor, a ação de “criar combinados” com os alunos é uma estratégia interessante que precisa estar incluída no cotidiano do aluno e que deve ser refletida enquanto prática social.

No momento de criação dos combinados, o professor vai oportunizar aos alunos condições para que se manifestem e deem opiniões, procurando enfatizar que os critérios estabelecidos são criados para harmonia e direcionamento dentro de sala e também na escola, sendo indispensáveis para a boa convivência.

Fazer combinados não significa apenas captar a opinião dos alunos e construir um cartaz bonito com as responsabilidades do grupo. Significa também uma mudança de postura por parte do educador. O professor precisa abandonar os velhos métodos autoritários e se propor a construir uma relação afetiva com sua turma. Precisa estar disposto a ouvir, a respeitar cada criança, a conquistar a confiança da turma. Precisa estabelecer limites justos, que ajudem a criança a se desenvolver moralmente, em vez de causar apenas humilhação e revolta. Agindo assim, normalmente o professor leva mais tempo para conquistar o respeito da turma, porém, quando essa conquista ocorre ela é permanente, pois o professor atinge uma autoridade que não se baseia apenas no medo, mas numa verdadeira relação de confiança e admiração pelo mestre. Quando educamos as crianças para se comportar bem em função do medo de receber punição, corremos o risco de formar pessoas capazes de obedecer quando são vigiadas, mas que agem de forma anti-ética quando “ninguém está olhando”. Os combinados ajudam a criar uma cidadania autêntica e não apenas um jogo de hipocrisia social onde o que vale é a aparência de bondade.

Veja também:

É muito importante lembrar que o ambiente de uma sala de aula de Educação Infantil deve ser agradável e prazeroso, de maneira que promova relações estimuladoras de desenvolvimento da criança com o professor, com os estudos, com outras crianças e com as regras para sala de aula.

Regras para sala de aula

A seguir listo as 10 Regras para sala de aula mais comuns:

  1. Chegar à escola no horário.
  2. Ser comportado.
  3. Prestar atenção às explicações do professor.
  4. Obedecer aos professores.
  5. Não jogar lixo no chão.
  6. Ter postura correta ao sentar.
  7. Não conversar sem necessidade.
  8. Fazer a tarefa de casa.
  9. Caprichar nas atividades de sala.
  10. Respeitar os colegas.

Regras para sala de aula com desenhos de personagens infantis


Regras para sala de aula para imprimir e colorir

Essas regrinhas e combinados foram elaborados pelo site Ensinar-Aprender

Veja mais em: Cantinho de Leitura: dicas de organização e regras

Recomendo também: A importância das regras e combinados para estabelecer a harmonia

Regras para sala de aula ilustrados

Existem vários modelos prontos disponíveis na internet e foi navegando por ela que encontrei estas maravilhosas fichas elaboradas pela página Num Constante Aprendizado. (Parabéns pelo excelente trabalho).

As regras apresentadas neste modelo são:

Regras de convivência na sala de aula para imprimir

As Regras para sala de aula a seguir são ilustradas com os personagens da Turma da Mônica.

Regras para sala de aula ilustrada com animais

As Regras para sala de aula a seguir são ilustradas com animais: