Saci Pererê: a lenda do Saci Pererê

Conheça um pouco sobre a Origem da lenda do Saci Pererê, resumo, características principais, personalidade do saci, história, folclore nacional e mais.


O Saci Pererê. ou como é popularmente conhecido (saci), é uma figura do nosso folclore brasileiro.

O Brasil é um celeiro de figuras populares, estão presentes a muito tempo nas festividades e até mesmo na educação das crianças.

Desenhos animados e séries como o Sítio do Pica-pau Amarelo apresentaram o Saci Pererê.

De acordo com o Folclore brasileiro,  esse seria um menino que adorava peraltices. Garoto com apenas uma perna, a qual se locomovia por um pequeno redemoinho. Ele é sempre representado com um cachimbo na mão.

O Saci Pererê, na cultura popular é sinônimo de bagunça e confusão. Roubando e escondendo objetos por onde passa.

Quando aparecem casas remexidas no interior os moradores acreditam que seja a visita da criatura do Folclore brasileiro.

Veja também: Dobradura do saci

Saci Pererê: a lenda do Saci Pererê

A lenda do Saci é uma das mais difundidas no Brasil, segundo muitos autores, o Saci é um menino travesso de cor negra que possui apenas uma perna, usa uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo, costuma correr atrás dos animais para afugentá-los, gosta de montar em cavalos e dar nó em suas crinas.

O Saci Pererê pode também aparecer e desaparecer misteriosamente, é muito irrequieto e não para um instante sequer, pois fica pulando de um lugar para outro e toda vez que apronta as suas travessuras, ele dá risadas alegres e agudas e gosta de assobiar principalmente quando não existem as noites de luar.

Ao Saci Pererê são atribuídas às coisas que dá errado, ele entra nas casas e apaga o fogo, faz queimar as comidas das panelas, seca a água das vasilhas, dá muito trabalho às pessoas escondendo os objetos que dificilmente serão encontrados novamente, seu principal divertimento é atrapalhar as pessoas para se perderem. Dizem que ele veio do meio de um redemoinho e para espantá-lo as pessoas atiram uma faca no redemoinho que ele vai embora ou então o chamando pelo seu nome. Embora pertença ao folclore da região sudeste e sul, ele também foi introduzido ao folclore do norte por ser uma figura muito popular nesta região do país.

Outra sugestão: A lenda da Iara.

Curiosidades

1. A lenda do saci foi inicialmente criada por índios do Sul do Brasil. Na versão tupi-guarani, um indiozinho de cabelos vermelhos teria o poder de ficar invisível e confundir os caçadores. Seu nome era Caa Cy Perereg.

2. Os escravos se apropriaram da história e o saci se tornou negro e com um cachimbo na boca. O seu gorrinho é um elemento da cultura europeia, já que foi inspirado nas toucas romanas (os piléis). Conta a lenda que o saci se torna submisso àquele que rouba sua carapuça.

3. Um dos hábitos do saci é pedir fogo aos viajantes para acender seu pito. Dizem que ele tem até uma das mãos furadas de tanto carregar as brasas do cachimbo.

4. Afinal: qual perna falta no saci? Na dúvida entre a direita ou a esquerda, muitos afirmam que ele tem uma perna centralizada, apoiada em dedos laterais mais desenvolvidos.

5. Os “causos” populares contam que dentro de cada redemoinho de vento existe um saci e, para capturá-lo, é preciso ter paciência e um pouco de sorte. Primeiro, a pessoa deve se posicionar lentamente perto dele e jogar uma peneira. Depois, com cuidado, ela deve colocar uma garrafa vazia de cachaça lá dentro e esperar que o saci-pererê entre nela. Na hora de fechar, é bom não esquecer de desenhar uma pequena cruz na rolha.

6. Em algumas versões da lenda, o Saci-Pererê aparece com as mãos furadas.

7. De acordo com a lenda, a noite todos os sacis do mundo se encontram para planejarem as travessuras que irão fazer.

8. O Saci-Pererê é a mascote do time de futebol Sport Club Internacional de Porto Alegre.

O dia do Saci

Com o objetivo de diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, foi criado em caráter nacional, em 2005, o Dia do Saci (31 de outubro). Uma forma de valorizar mais o folclore nacional, diminuindo a influência da cultura norte-americana em nosso país.

A lenda do Saci Pererê para imprimir

A lenda do Saci Pererê para imprimir

A lenda do Saci Pererê infantil

Música do Saci Pererê

O Saci desce do cipó
E pula pula pula numa perna só
Roda roda sem cair
Mexe a cabeça e começa a rir

Ele adora brincadeira
Vive em volta da fogueira
Mas se a Cuca chegar ali
Corre corre corre até sumir


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.