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Sais minerais


Os sais minerais são compostos inorgânicos importantes para todo desenvolvimento do corpo humano, existem diversos tipos de sais mineiras e cada qual com sua função especifica dentro do nosso metabolismo.

Vamos conhecer algum deles?

QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE SAIS MINERAIS?

Os sais mineiras são de grande importância para o funcionamento correto do metabolismo do corpo, o mesmo não possui a capacidade de produzir os sais minerais, ou seja, é preciso obtê-lo através de alimentos balanceados e algumas vitaminas orais, são grandes ativadores  enzimáticos e é um importante equilibrador  osmótico, ou seja, ajuda na  distribuição correta da água nas membranas do nosso corpo, os sais mineiras  podem ser divididos  em macromineirais   e microminerais.

Os macromineirais são mineiras que nosso corpo tem a necessidade por volta de 100 mg diariamente ,  como o cálcio, fósforo, sódio, potássio, cloro e por ultimo o magnésio. Já os microminerais a quantidade é inferior a 100 mg, mais ou menos 20 mg por dia, podemos encontrá-los no ferro, cobre, iodo, flúor.

Por mais que o consumo diário de ambos seja diferente, não quer dizer que um seja mais importante que o outro, apenas a quantidade necessária diária é diferente, ou seja, não precisa de tantas quantidades das mesmas em nosso corpo, todos são importantes, se no dia a dia não incluímos os sais minerais na alimentação, nosso organismo sofrera graves conseqüências.

Cálcio: O cálcio é rico em vitaminas, ele é essencial para os ossos e principalmente na sua formação e firmeza, como é o caso também dos nossos dentes, os dentes necessitam do cálcio para se permanecer fortes. A ausência do mesmo trás grandes danos, ele pode deixar os ossos mais fracos, com menos flexibilidade e pode levar a pessoa a sofrer diversas lesões, causando assim a osteoporose, o mesmo também está relacionado com a coagulação sanguínea e contração muscular. O símbolo do cálcio como elemento químico é Ca

Cálcio na Alimentação: Podemos encontrar o cálcio nos principais alimentos do dia a dia, como o leite e derivados, gemas de ovos, cereais, e variados tipos de legumes

 FÓSFORO: Igualmente o cálcio, ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes e é um grande aliado na produção de energia para a realização de atividades, e encontramos em sua composição ácidos nucléicos que estão presentes em nosso DNA. O fósforo também ajuda na formação de diversas proteínas presentes em nosso corpo e ajuda a manter o PH normal do sangue.  O símbolo do Sódio como elemento químico é P.

Fósforo na Alimentação: Podemos encontrá-lo em cereais, carnes, ovos, Pães, leites e derivados

POTASSIO: O potássio também é um grande mineral importante para o nosso corpo, contem substancias que ajuda na contração muscular, garante o bom funcionamento dos nervos do corpo, e o mais importante, é um grande aliado para o bom funcionamento dos batimentos cardíacos.

Potássio Alimentação: Podemos encontrar o potássio em frutas, leites, carnes e cereais,

SODIO: O sódio em excesso pode trazer grandes malefícios à saúde, é preciso consumi-lo de maneira adequada, pois o seu grande consumo pode ocasionar cálculos renais e pressão alta. O símbolo do sódio como elemento químico é Na, a coloração do mesmo é branca e pode ser encontrado em diversos alimentos. Com o consumo moderado é um aliado para o coração e os músculos.

Sódio Alimentação: Sal de cozinha, queijos, vegetais

MAGNÉSIO: É responsável pelo bom funcionamento dos músculos, dos nervos, e o nosso metabolismo, o magnésio ajuda a regular a pressão arterial, melhora gradativamente os ossos e os dentes, função renal tem um bom funcionamento, o cansaço crônico que afeta muitas pessoas tem um grande aliado contra, que é o magnésio, a sua forma química é Mg.

Magnésio Alimentação: Verdura com folhas verdes escuras, cereais, frutas cítricas, e alguns leguminosos

FERRO: O ferro é nutriente super importante na formação da hemoglobina, é um pigmento avermelhado encontrado dentro das emafes, é diretamente ligada com o transporte de oxigênio para o nosso corpo, quando há produção ineficiente pode ocasionar anemia.  O ferro ajuda bastante na grande elevação da imunidade e ajuda melhorar a atividade cerebral. As unhas, peles e cabelos agradecem a alimentação rica em ferro, e para mulheres é um grande aliado contra a TPM

Ferro alimentação: Fígado, coração, beterraba, ovos, cereais, gemas, vegetais verdes

FLUOR: Conservação dos dentes e ossos, a mesma ajuda a evitar o aparecimento de caries nos dentes e combate o mau hálito, fortalece o esmalte dentário e serve como um grande agente na limpeza dos dentes, o seu símbolo químico é F,

Como encontrá-la: Água fluorada, água tratada

IODO: O iodo ajuda na produção de hormônios produzidos pela tireoide, a falha na produção de hormônios da tireoide pode ocorrer devido à falta de iodo, podendo afetar o crescimento e o metabolismo.  O elemento químico do Iodo é I. É um grande aliado no funcionamento correto do coração, fígado, rins, ovários, e produção de energia diária.

Iodo alimentação: Frutos do mar, sal de cozinha, legumes, e algumas frutas.

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