Conceito e Definição

Significado de discernimento


O discernimento é faculdade de escolher o certo e ter critério ou juízo, bem como conseguir raciocinar sobre determinadas causas. A palavra se origina do latim “discernere” que significa discernir, “separar”, “dividir”, “decidir” e do latim mentum que significa “meio”, “instrumento”.

O discernimento possui algumas ramificações e é empregado na psicologia, na espiritualidade e na filosofia.

Discernimento psicológico

Na psicologia o discernimento pode ser entendido como a percepção repentina dentro de uma vivencia, principalmente quando refere-se à gestalt (teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas, indivisíveis, articuladas, isto é, como configurações).

Discernimento espiritual

O discernimento espiritual se refere ao processo de pesquisa profunda sobre a origem de determinado impulso espiritual. Em outros contextos pode significar bom senso.

A palavra foi vista originalmente em escritos bíblicos, tratando- se de um método de avaliação espiritual no qual a pessoa atinge uma epifania espiritual, compreendendo que não basta ler ensinamentos bíblicos enquanto não existe a prática.

Ou seja, o conhecimento traz o conhecimento teórico de passagens bíblicas, enquanto o discernimento é a capacidade de colocar em prática o que foi aprendido.

Observe a quantidade de textos que contém passagens bíblicas que trazem a palavra discernimento em suas escritas:

  • O capítulo 2 de Provérbios nos traz a promessa de que se dermos “ouvidos à sabedoria” (começarmos a ter atitudes retas perante Deus) e inclinarmos o coração para o discernimento (saber diferenciar o bom do mau), aprenderemos o que é realmente temer a Deus e teremos conhecimento vindo da melhor fonte. (Provérbios 2:6).
  • “Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Provérbios2:6)
  • “Então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. A sabedoria o livrará do caminho dos maus, dos homens de palavras perversas” (Provérbios2:9-12)
  • Falo como a homens de discernimento; julguem vocês mesmos o que eu digo. (1 Coríntios 10:15)
  • Pois fechaste a mente deles ao discernimento; É por isso que não os exaltas. (Jó 17:4)
  • O raciocínio o guardará; E o discernimento o protegerá. (Provérbios 2:11)
  • Feliz o homem que acha sabedoria e o homem que obtém discernimento; ((Provérbios 3:13)
  • Naquele dia”, diz Jeová, “Não acabarei com os sábios de Edom e com o discernimento da região montanhosa de Esaú? (Obadias 1:8)
  • Você enriqueceu com a sua sabedoria e o seu discernimento e continua acumulando ouro e prata nos seus tesouros. (Ezequiel 28:4)
  • Não há sabedoria, nem discernimento, nem conselho que possam se opor a Jeová. (Provérbios 21:30)
  • Pela sabedoria se edifica uma casa,E pelo discernimento ela é firmada. (Provérbios 24:3)
  • Meu filho, preste atenção à minha sabedoria. Escute atentamente o meu discernimento. (Provérbios 5:1)
  • A sabedoria não está clamando? O discernimento não está erguendo a sua voz? (Provérbios 8:1)
  • Quem não se ira facilmente tem muito discernimento mas quem é impaciente demonstra sua tolice. (Provérbios 14:29)

Discernimento no desenvolvimento pessoal

Discernimento pode parecer uma palavra muito complexa, mas se escavarmos bem o significado da mesma, veremos que seu conceito é simples.

As questões da vida são amparadas pelo discernimento. Eis algumas delas:

  • Relacionamentos deteriorados,
  • Aumento de violência,
  • Casamentos destruídos,
  • Filhos revoltados
  • Ambiente de trabalho com inveja, ganância e competição desenfreada.

Cada escala de valor pessoal é guiada através do discernimento do que é certo ou errado. Nesses parâmetros, para o crescimento pessoal, o discernimento é uma qualidade imprescindível que contribui para relacionamentos saudáveis em todo mundo.

O discernimento faz com que uma pessoa respeite qualquer coisa em seu próximo que difere do seu próprio jeito de pensar. É a capacidade de absorver pontos de vista alheios sem que isso possa interferir o modo de pensar ou valor dado ao indivíduo em questão.

Os conflitos surgem a partir do momento que pessoas se acham superiores às outras em sua maneira de pensar. Em tempos de democracia, qualquer pessoa pode se expressar em relação à própria opinião e quando isso não acontece, existem as desavenças, conflitos e diferenças de valor.

A partir do momento que existe a fluidez em relação à opinião alheia, quando não existe a necessidade de mudar a forma de pensar de outras pessoas, o ambiente em volta fica mais leve e os relacionamentos tendem a se tornar mais aceitáveis e maduros.

A crítica, julgamento e rótulos criados tendem a prejudicar o próximo e o discernimento é a chave para lidar com o assunto. Quando uma pessoa usa sua faculdade de raciocínio, ou discernimento, ela é capaz de transpor qualquer barreira com o próximo, seja em sentido étnico, cor, credo e opiniões diferentes das suas.

Diferenças entre sabedoria, conhecimento e discernimento

Embora essas três palavras estejam correlacionadas, seus significados são diferentes. A pessoa que tem sabedoria possui essa qualidade por ser conhecida como alguém que tem um conhecimento profundo de certos temas ou várias áreas da vida, além de referir-se também a uma pessoa que age de maneira correta com o seu próximo.

Já o conhecimento, é tudo o que a mente adquire com o passar do tempo em fontes de pesquisas e estudo. O conhecimento permite que o indivíduo entenda plenamente sobre determinado assunto, mas isso não significa necessariamente que essa pessoa sabe manejar tal coisa.

Já o discernimento é a capacidade de utilizar a teoria na prática. A pessoa usa de discernimento quando se apercebe, durante as escolhas que faz na vida, o que é certo e o que é errado. Quando temos o discernimento, agimos mesclando as duas qualidades anteriores, utilizando o conhecimento na prática e a sabedoria por agir corretamente diante do que aprendemos como certo e errado.

Discernimento Bloodborne

O discernimento Bloodbrne é o nome dado para um item do jogo Bloodborne, do PS4, e foi lançado pela From Software, onde o jogador necessita do item “Discernimento” para se conectar com outros caçadores online por meio do Sino da Invocação. Esse item é essencial do modo cooperativo de Bloodborne.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *