<

Sinestesia


Unir sensações, não é somente o significado da palavra sinestesia, como também a função desta figura de linguagem. Ocorre quando misturamos mais de um dos cinco sentidos em uma mesma frase. Porém, damos a elas outro significado.

Para ficar mais claro quanto ao significado da palavra, compare: Anestesia = sem sentidos. Sinestesia = fusão de sentidos.

Ou seja, entre visão, audição, olfato, paladar e tato, você deve encontrar mais de um sentido na frase ou sentidos trocados.

Por ser uma figura de linguagem classificada como figura de palavras, é focada mais na troca de sentidos entre os termos do que na ideia a ser transmitida ou na palavra em si.

Podemos utilizar essas expressões em nosso dia a dia, mas são encontradas, na maioria das vezes, em produções culturais.

Você vai entender melhor com os exemplos.

Kit de Alfabetização Só Escola

Exemplos de sinestesia

Alguns dos exemplos abaixo são utilizados em nosso cotidiano, mas a maioria foi extraída de poemas e canções:

  • “Eu senti o seu cheiro”;
  • “O laranja tem sabor de amizade”;
  • “O verde limão tem sabor de verde abacate”;
  • “Ver algo tão belo, tão cheiroso e tão gostoso é realmente uma sensação muito boa”;
  • “Veja só que cheirinho azedo”;
  • “Estava tão brava que lhe aplicou uma sonora pancada na cabeça”;

Há uma propaganda de uma marca de carros com uma emissora de televisão que brinca com os sentidos. A ideia da peça publicitária foi fazer uma alusão ao cheiro da cor que cada carro representava para os consumidores. O resultado foi um vídeo bem criativo utilizando a sinestesia.

A propaganda misturou bastante os sentidos da visão e do olfato. E ainda, mostrou o significado da palavra sinestesia no dicionário como sendo “relação espontânea entre sensações de caráter diferentes”.

Kit Educação Especial

A emissora de televisão em questão é referência em produções científicas. O vídeo mostra o estudo científico da sinestesia com pessoas, utilizando cheiros para identificar as cores dos automóveis. O predomínio é da visão e do olfato, mas há também a presença de outros sentidos.

Na peça publicitária, denominada “Sinestésicos: sentidos cruzados”, as pessoas eram submetidas a um teste drive nos carros para depois explicar as diferentes sensações que tiveram com a experiência. Podemos encontrar, no vídeo, as seguintes frases proferidas por quem se submeteu ao teste e por cientistas:

  • “O amarelo tem um cheiro acolhedor”;
  • “Sons mais agudos têm cores mais claras”;
  • “Sinto a cor azul quando me dobro para a frente”;
  • “Eu sei que a sinestesia está vindo quando eu começo a salivar, como se eu quisesse comer aquela coisa. Já quis comer lustre, sofá, carro”;
  • “Sabor de dirigir”;
  • “Textura de dirigir”;
  • “Cor de dirigir”;
  • “Aroma de dirigir”;
  • “Timbre de dirigir”;

A ideia da propaganda foi mostrar as diferentes sensações que o modelo de carros fabricados pela empresa causavam em pessoas sinestésicas, que são justamente as que afirmam ter várias sensações para um mesmo ato. O que eles disseram ao volante?

Kit Educação Especial
  • “Quanto mais eu acelero, mais vermelho fica”;
  • “Umas tonalidades amareladas”;
  • “É uma sensação de cremosidade”;
  • “O que mais me provocou experiências sinestésicas foram os números, dentro do carro e lá fora”;

Para finalizar, o slogan da empresa nesta propaganda foi dizer que a marca era diferente em todos os sentidos. A campanha foi feita para o lançamento do modelo de automóvel que iria entrar no mercado no ano seguinte. Um ótimo exemplo em que esta figura de linguagem foi bem trabalhada e que valeu utilizar para ilustrar este texto.

Veja também: Este ou Esse?


Sinestesia: conheça esta figura de linguagem

Você ainda está com dúvidas sobre o que é sinestesia? Confira o vídeo a seguir:

Kit Educação Especial

Quer conhecer outras figuras de linguagem? Continue em nosso blog.