Sugestões para Relatório Individual


Selecionamos nesta postagem algumas sugestões para Relatório Individual do aluno com dicas de palavras e expressões para iniciar seu parecer descritivo.

Veja ainda: Sugestões para preenchimento do relatório descritivo

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

  • O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
  • O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
  • O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
  • O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

  • O aluno é participativo.
  • O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
  • O aluno participa somente quando é solicitado.
  • O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
  • O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:

  • O aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
  • O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
  • O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
  • O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

  • Relaciona-se bem com todos os colegas.
  • Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
  • Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
  • Gosta de realizar trabalhos em grupo.
  • Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

  • O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
  • O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
  • O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
  • O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
  • O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
  • O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
  • O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:

  • O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
  • O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
  • O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
  • O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:

  • O aluno não necessita de reforço paralelo.
  • O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
  • O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
  • O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

  • O aluno realiza a lição de casa com capricho.
  • O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
  • O aluno não realiza a lição de casa.
  • O aluno traz todos os materiais necessários.
  • O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:

  • O aluno lê com fluência e entonação adequados.
  • O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
  • O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
  • O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:

  • O aluno não usa óculos.
  • O aluno usa óculos normalmente.
  • O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:

  • falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
  • o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.
  • o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
  • o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:

  • organiza com ajuda das professoras e inspetora.
  • organiza com total independência.
  • não consegue se organizar.
  • esquece frequentemente materiais na sala.
  • perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:

– “necessitam” de atenção especiais.
– são participativos.
– são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
– geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
– não são participativos e pouco comparecem às atividades.

Sugestões para Relatório Individual do aluno – Como Iniciar

  • Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
  • Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
  • A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
  • Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…

Sugestões para Relatório Individual do aluno – Palavras e Expressões

Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.

Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…

Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…

Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…

Você pensa: Tem o costume de roubar
Você escreve: Apresenta dificuldades de autocontrole quando…

Você pensa: È agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja…

Você pensa: É bagunceiro, relaxado, porco…
Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Você pensa: Não sabe nada
Você escreve: Aprendeu algumas noções, mais necessita desenvolver…

Você pensa: É largado da família
Você escreve: Apresenta ser desassistido da família, pois…

Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…

Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.

Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

Você pensa: É chiclete
Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho…

Você pensa: É sonso e dissimilado
Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.

Você pensa: É deprimido, isolado, anti-social
Você escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.

Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Você pensa: Tem a boca suja
Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.

Você pensa: Possui distúrbio de comportamento
Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…

Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.


Sugestões para Relatório Individual do aluno: EVOLUÇÃO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR

  • Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora.
  • Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas .
  • É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
  • Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula ).
  • Têm um ótimo comportamento.
  • Participa de todas as atividades propostas com prazer.
  • Em alguns momentos apresenta timidez.
  • É assídua e pontual.
  • Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
  • Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades.
  • Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
  • Faz leitura de palavras, frases e pequenos texto, assim como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora.
  • Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
  • Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.

Sugestões para Relatório Individual do aluno – Modelos


você pode gostar também
5 Comentários
  1. Anna Diz

    achei esses relatórios muito bom excelente, como me ajudou.

  2. Sandra Lôbo Diz

    Muito esclarecedor para uma supervisora iniciante, que tem que orientar professor. Principalmente porque na escola não era prática fazer relatório, simplesmente faziam prova e davam a nota.
    Obrigada.

  3. Maria das Graças Gonçalves Galvão Diz

    Gostei muito, gostaria de receber mais sugestões.

  4. ana paula ribeiro Diz

    Magnifico….Obtive tudo que necessitei, muito suscinto e prático.Estava falando de cada criança minha!

    1. Lucilene Elias da Silva Diz

      Muito bom! Me ajudou muito, obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.