Tomate é fruta ou legume?


Você já se perguntou se tomate é fruta ou legume? Um dos principais e tradicionais alimentos que está presente em diversas receitas, rico em muitas vitaminas, principalmente a C.

Tomate: O tomate é o fruto do tomateiro. Da sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. A palavra portuguesa tomate vem do castelhano tomate, derivada do náuatle tomatl.

Veja também: Nomes de Frutas de A até Z

Tomate é fruta ou legume?

Fazendo a classificação correta, definida pela ciência os tomates são frutas. O tomate é um fruto (hortaliça), apesar de ser considerada como “legumes” por diversos chefes e nutricionistas.

O tomate é uma fruta verdadeira e se formam a partir de pequenas flores amarelas e, dentro, temos diversas sementes capazes de originar outras plantas.

  • O tomate é um legume, apesar de também ser um fruto.

Diferença entre fruta e legume

Tomates

Segundo a botânica, são classificados frutos todos os alimentos produzidos pelas plantas angiospermas (Flores e Frutos).

  • Frutas, no geral, são doces, enquanto os legumes são salgados ou, pelo menos, não doces.
  • Verduras são hortaliças ou, mais especificamente, folhagens comestíveis, como alface, rúcula e couve. Ser verde e não possuir sementes é quase uma garantia de identificar as verduras.

Classificação botânica

A classificação botânica de frutas e vegetais é baseada principalmente na estrutura e função da parte da planta em questão.

Os frutos são formados a partir de flores, possuem sementes e auxiliam no processo de reprodução da planta.

Por outro lado, vegetais são as raízes, caules, folhas ou outras partes auxiliares da planta.

Tomates vermelhos

Classificação Culinária

Quando falamos em cozinhas, a classificação de vegetais e também das frutas mudam ao compararmos com a forma como são categorizados na botânica. Na culinária frutas e legumes são utilizados e aplicados com base principalmente em seus perfis de sabor.

Resumindo a classificação culinária é baseada no sabor e na aplicação da receita.

Afinal, tomate é fruta ou legume?

Segundo a ciência, os tomates são frutos: todas as frutas possuem uma única semente ou muitas sementes dentro e crescem a partir da flor de uma planta.

Tomates são frutos botanicamente porque se formam a partir de uma flor e contêm sementes.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.