Dúvidas de Português

Trouxe ou trousse


O uso do “x” na língua portuguesa costuma gerar muitas dúvidas. Isso ocorre principalmente porque a sua pronúncia pode soar como “s”, “z” ou até “ss”. Essa fator é justamente o motivo de confusão na hora de utilizar as palavras trouxe ou trousse. Apesar de ambas possuírem a mesma pronúncia, elas possuem significados completamente diferentes.

Veja também: Seiscentos ou seissentos.

Qual é a forma correta: trouxe ou trousse?

Você sabe quando utilizar cada uma delas? Vamos esclarecer a diferença entre as duas palavras e explicar como não errar mais na hora de utilizá-las.

Trouxe

Trouxe é a conjugação do verbo “trazer” na 1ª e na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Esse verbo significa o ato de levar ou carregar algo para perto do locutor. Ele também pode ser sinônimo de verbos como ocasionar e originar, ou até mesmo conduzir.

Esse verbo ainda pode ser utilizado para explicar uma movimentação mais ampla, com o significado de conduzir ou guiar, não necessariamente falando de um objeto físico.

Observe a conjugação do verbo trazer:

  • (Eu) trouxe
  • (Tu) trouxeste
  • (Ele) trouxe
  • (Nós) trouxemos
  • (Vós) trouxestes
  • (Eles) trouxeram

Agora, confira os exemplos da utilização da palavra “trouxe” na língua portuguesa:

  • Ontem, minha amiga trouxe uma deliciosa torta para o jantar.
  • A nova lei implantada não trouxe grandes mudanças para o trânsito.
  • Eu trouxe um bolo para a sobremesa.
  • Ele trouxe o documento para eu assinar.
  • Com sua prisão, meu primo trouxe uma enorme decepção para a família.

Trouxe ou trousse

Pronúncia de trouxe

Apesar de o verbo ser escrito com “x”, ele deve ser pronunciado com o som de “ss”. Como citado anteriormente, essa pronúncia é a principal razão para o erro ortográfico na hora da escrita da palavra trouxe. Mas não se engane, a única forma de escrever esse verbo é com a letra “x”. Ainda, a pronúncia “truxe”, falada por muitas pessoas, também está errada.

Trousse

Trousse se destaca como um dos principais erros de escrita do verbo trouxe. Entretanto, diferentemente do que muitos acreditam, a palavra trousse também existe na língua portuguesa.

Trousse é um substantivo feminino que remete a trussa ou trusse. Ela pode ter dois significados: um tipo bufante de calças utilizada por atores ou um estojo utilizado para guardar cosméticos. Esse substantivo é originado da palavra francesa trousse, que significa estojo.

Quando utilizar trouxe e trousse?

Portanto, para esclarecer: na hora de falar do verbo trazer, utilize sempre a palavra trouxe. Neste caso, qualquer outra variação de escrita está incorreta. Já quando desejar falar sobre um dos objetos citados, utilize o substantivo trousse.

É necessário ter atenção, já que a utilização de qualquer uma das duas palavras é válida, mas a troca da grafia entre elas pode resultar em confusão e erro.

Também recomendamos: Coco ou côco.


Trouxe ou trousse

Você ainda está com dúvidas na hora de usar o “Trouxe ou trousse”? Confira o vídeo a seguir:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *