Upgrade


A palavra upgrade já foi incorporada ao idioma português devido à frequência com que é utilizada aqui no Brasil. Upgrade geralmente passa a ideia de “atualização” ou “melhoria”, e geralmente é utilizada para indicar que houve atualizações na versão de um produto.

Quem utiliza muito a internet sabe que o termo é muito utilizado ao se referir a troca de um hardware, um software ou um firmware por uma versão melhor ou mais recente, melhorando a funcionalidade do equipamento.

A palavras também é o termo utilizado quando a empresa ou a pessoa física compra novos equipamentos, principalmente quando envolvem novas tecnologias. Por exemplo: a compra de um novo tablet, a troca de um carro por um modelo atual, a substituição de um celular antigo por um smartphone e assim por diante.

Dentro da área de informática ainda existem vários gêneros e subgêneros de upgrade que são utilizados de acordo com sua finalidade. Um exemplo clássico é quando softwares sofrem um upgrade para implementação de uma funcionalidade nova, atualizações de sistema ou até mesmo para correções de falha de segurança.

Veja também: Armagedom.

Quem tem computador, PC ou notebook, existem os upgrades para softwares tais como:

  • Windows Update,
  • Windows Anytime
  • Uptade,
  • PackageKit
  • RPM,
  • APT,
  • Entre outros.

Embora upgrade tenha se popularizado como a generalização do conceito de atualização, a palavra deve ser utilizada na área de informática, que é a definição mais aceita para traduzir o upgrade.

Para smartphones, tabletes, notebooks ou outros dispositivos móveis, a palavra upgrade pode significar a atualização de sistema. Para que o equipamento receba atualizações de uma nova versão de sistema e funcionar corretamente.

Upgrade também pode ser utilizado para indicar trocas ou acréscimos, como atualização de novos equipamentos. Por exemplo, você tem um notebook e ele está ficando obsoleto se comparado com os novos modelos. Então, o termo pode ser usado também para compra de novos equipamentos.

Tradução do inglês para upgrade

No dicionário, a tradução literal é:

  • Melhoramento melhoria elevação aprimoramento incremento atualização
  • volume_upto upgrade {v.}PT
  • Promover aprimorar fazer o upgrade

Upgrade e suas definições

Também pode ter o significado de:

  • Compra de laptops para troca de peças ou
  • À substituição de arquivos de áudio por outros de codificação superior e de qualidade melhor.
  • Também pode ser feito um upgrade quando é necessário corrigir uma falha de sistema ou de segurança.

O conceito do upgrade é tão abrangente que se encaixa perfeitamente a diversas categorias, utilizando também ferramentas diversas, principalmente quando se trata de sistemas. Entre as várias formas de upgrade encontram-se:

  • Upgrade de rotina: causa baixo impacto ao sistema e pouco risco de perda de dados, corrigindo problemas que não interferem significativamente na operação do sistema, e que aumentam a desempenho do software;
  • Adição de novas programações, que visam acrescentar novas funcionalidades ou operações;
  • Upgrade de segurança, necessário quando o software pode ser infectado por vírus ou malwares;
  • Upgrade de hardware, quando acontecem trocas de peças ou acessórios por outras mais atuais, melhorando o desempenho do equipamento.

O jargão comum na informática foi popularizado para diversas conotações, mas como foi considerado, o termo é específico da área de informática, referindo-se a softwares e equipamentos dessa área.

No Marketing

Embora upgrade seja comum para atualização de softwares e hardwares dos computadores e significa melhorar ou atualizar, a palavra upgrade está sendo muito utilizado na área de marketing para representar uma atualização de plano.

Por exemplo: você assina um pacote de celular com ligação ilimitada, navegação na internet e apps ilimitados para uso online sem descontar da sua conta. Porém, uma atendente do marketing da empresa em que você fechou o pacote te liga e oferece um upgrade do seu plano.

Isso significa que se você fechar as novas atualizações terá muito mais benefícios do que o plano anterior. Você fará então um upgrade do seu pacote de dados.

Benefícios do upgrade

Qualquer oportunidade de fazer upgrade – independente se é de plano ou aquisição de novos equipamentos, é importante focar não só nos benefícios envolvidos, mas também nos resultados daquela atualização. Ou seja, antes de tomar qualquer decisão é necessário pensar sobre o assunto.

Para ficar mais fácil saber se algum produto está precisando de um upgrade, pergunte-se:

  • Será que estou fazendo o upgrade desse produto porque todo mundo tem um modelo novo ou porque ele realmente está precisando de uma atualização? Mesmo que a resposta seja que você quer se equiparar a outras pessoas, será que existe o investimento financeiro para tal?

Essas perguntas são importantes para que não haja arrependimentos futuros referentes à adesão de novos serviços.

Benefícios do upgrade:

Mas também, fazer upgrade de equipamento ou de plano tem o lado positivo. As mudanças sempre vêm pra agregar, independente de quais sejam. Veja os benefícios:

  • Maior comodidade;
  • Melhora no desempenho;
  • Maior qualidade;
  • Novas funcionalidades;
  • Segurança para seus aparelhos;
  • Mais segurança;
  • Entre outros.

Geralmente, é bom realizar a averiguação correta de um investimento de upgrade porque embora as atualizações venham sempre para agregar qualidade na forma em que usamos nossos equipamentos ou planos, pode ser que não seja a hora certa de dar um “upgrade” em algum equipamento ou software.

Agora que foi feita a definição da palavra, deu para perceber que ela é muito utilizada em nosso dia a dia. Então, se você se sente insatisfeito com a tecnologia que está usando, será que não é hora de fazer uma atualização, ou um upgrade?

Coloque em lista os prós e contras de realizar uma atualização e pergunte-se se os benefícios são maiores que os malefícios. Tendo isso em mente, comece a pesquisar as opções que o mercado está oferecendo. Dessa forma, você pode usufruir melhor dos produtos que tem em casa ou na empresa.

Diferenças entre “Upgrade” e “Update”

Embora a pronúncia seja quase igual para os dois termos, existe uma diferença entre “upgrade” e “update”. Elas não têm o mesmo significado. No caso de update, a palavra é usada referindo-se a uma atualização por troca, enquanto que o upgrade é mais abrangente, podendo se referir à troca ou acréscimo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.