<

Atividades com Nome Próprio

Confira diversas sugestões de Atividades com Nome Próprio na alfabetização, para trabalhar com alunos da Educação Infantil.

Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.

Atividades com Nome Próprio: Identificação do próprio nome

Dê para cada criança um cartão com o nome dela.

  • Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
  • Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
  • Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
  • Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Atividades com Nome Próprio

Veja também:


Atividades com Nome Próprio: Tabela com nomes

Confeccione uma tabela com todos os nomes dos alunos da sala fora da ordem alfabética, inclua também os nomes de todos os professore. Ela será útil em várias atividades.

Atividades com Nome Próprio

  • Bingo dos nomes – Distribua uma tabela com alguns nomes até que algum educando complete a tabela.
  • Caça terminações – Com auxílio da tabela peça para que os educandos pintem os nomes de quem termina como o do seu ajudante do dia.
  • Recorte e colagem – Recortar e colar os da tabela nomes em ordem alfabética.
  • Pintura – Pintar vogais/Pintar consoantes.
  • Circular – Circular as sílabas ditadas; circular a letra inicial do nome do ajudante; circular os nomes dos educadores…
  • Agrupar – Usar a tabela como referência para agrupar nomes com: total de sílabas iguais, nomes com a mesma inicial, agrupar educandos presentes e os que faltaram e etc.

Atividades com Nome Próprio: A canoa virou

Estas atividades podem ser feitas no início das aulas para ensinar e valorizar o nome próximo, no intuito de conhecer a turma, apresentá -los e identificar e reconhecer o nome. Identificar o peixe e  a canoa com nome da criança.

Atividades com Nome Próprio: A canoa virou Atividades com Nome Próprio: A canoa virou

Moldes de Canoa e Peixe:

Atividades com Nome Próprio: A canoa virou


Atividades com Nome Próprio: Escrever o Nome

Atividades com Nome Próprio

Também veja: Atividades de Alfabetização – Escrita de nomes

Atividades com Nome Próprio:  Lista com os nomes das crianças

Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Atividades com Nome Próprio

Atividade 1- Ditado

  • Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.

Atividade 2 – Fazendo a chamada

Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.

Atividade 3 – Separando nomes de meninas e meninos

  • Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.

Observação: Em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo “dizer” o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.


Atividades com Nome Próprio na Alfabetização

Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização Atividades com Nome Próprio na Alfabetização


Atividades com Nome Próprio: Diversas

  • Através da chamada – Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas. Leitura dos nomes das crianças presentes e das ausentes
  • Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
  • Convidar algumas crianças para distribuir as fichas de nomes.
  • Fazer sorteio para a escolha da criança que irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi o sorteado.

Atividades com Nome Próprio

  • Brincadeira: A sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega.

 VAMOS BRINCAR? MIA GATO

Instruções:

  • Uma criança esconde o rosto. (É o capitão)
  • Escolher uma criança para miar. (É o gato)
  • As crianças cantam a música e a criança escolhida como gato, mia.
  • O capitão tenta adivinhar quem miou.

– SENHOR CAPITÃO

PRESTE BEM ATENÇÃO!

NÃO VÁ SE ENGANAR

QUANDO O GATO MIAR!

– MIA GATO!

– MIAU…

  • Para que as crianças fixem mais rapidamente o nome dos colegas, é interessante indicar a criança que vai miar, mostrando para a turma o crachá com o nome.

Atividades complementares

  • Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
  • Análise de fotos antigas e atuais da criança.
  • Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.

    1. Marcia Lins

    Deixe um comentário