Atividades Educativas, Datas Comemorativas, Interpretação de Texto

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher


Selecionamos nesta postagem algumas Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher ou dia internacional da mulher, prontas para copiar e imprimir e trabalhar em sala de aula ou como tarefa para casa.

O Dia da Mulher ou Dia Internacional da Mulher  é comemorado anualmente em 8 de março, e diferente do que muitos pensam, essa data não é considerada um feriado nacional. Este dia celebra as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

Veja ainda:

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher – Para imprimir

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher para imprimir

Atividades dia internacional da mulher

Atividades dia internacional da mulher

Também confira: Dia da Mulher: Atividades para Imprimir

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher – História e Objetivo da data

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Fonte do texto: http://www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

1. A finalidade do texto é:
a) informar.
b) fazer humor.
c) defender opiniões sobre um tema.
d) emocionar.

2. Segundo o texto, as mulheres da fábrica reivindicavam:
a) melhores condições de moradia. b) melhores condições de estudo.
c) melhores condições de trabalho. d) melhores condições de transporte.

3. Qual foi o motivo da greve que as operárias organizaram em 1857?

4. Qual foi a consequência da greve para as operárias?

5. Qual foi o objetivo da criação da data 8 de Março?


Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher – Relato

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

Em abril de 2010, por volta das 6h30 da manhã, sofri uma tentativa de estupro. Eu caminhava até o ponto de ônibus. Do outro lado da calçada, passou um homem me olhando. Falei “bom-dia”, ele não respondeu. Continuei caminhando até sentir um pingo de chuva. Resolvi voltar. Aquele mesmo homem estava novamente no caminho, dessa vez com um capuz na cabeça e a mão no bolso. Quando nos cruzamos, ele me segurou pelo braço, colocou uma garrafa quebrada na minha cintura e disse: “Não quero sua bolsa. Vem comigo, se gritar eu te mato”. Quando percebi que ele me levava para um matagal, comecei a gritar por socorro. Ele só mandava eu calar a boca, aproximava seu corpo do meu, pressionava cada vez mais minha cintura, braço, pescoço e me ameaçava de morte. Desprendi-me dele e saí correndo. Ele me pegou novamente pelo braço, me apertou muito, dizendo que me mataria. Depois de muitos tapas e puxões, consegui me livrar e chegar em casa. Me sentia suja, invadida. Depois, identifiquei o agressor. Fiz um boletim de ocorrência. Talvez por estar acompanhada por meu pai, todos me respeitaram na delegacia. Nunca esquecerei minha primeira consulta com uma psicóloga. Fui vestida com uma calça legging e uma blusa roxa caída no ombro. Depois de contar o ocorrido, ela me perguntou: “Mas você estava vestida assim?”. Me senti culpada. Raspei meu cabelo, achando que poderia ficar feia e chamar menos a atenção. No fim, me senti mais bonita de cabelo raspado. Forte e pronta para a luta.

Fonte: http://agenciapatriciagalvao.org.br/violencia/revista-epoca-aborda-violencia-contra-mulher/

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

  1. Além do 8 de março, há outra data importante: 25 de novembro, instituído como o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. Por que é necessário existir uma data para isso?
  2. Quais os dois tipos de violência que são mais praticados contra a mulher?
  3. Como é possível mudar a realidade da violência?
  4. Que atitude as mulheres devem tomar para se defender da violência?
  5. Em sua opinião, o comportamento feminino, como a maneira de se vestir, por exemplo, influencia nas tentativas de estupro?

Trabalho em Grupo

Atividades de Interpretação de Texto dia da mulher

Qual o papel da mulher na sociedade brasileira?

Dividir a turma em grupos. Cada grupo pesquisará um dos seguintes itens, que serão sorteados. A pesquisa será apresentada oralmente, e deverá contar um recurso audiovisual. Para cada assunto, trazer a biografia de uma mulher que foi destaque.

Conquistas das mulheres brasileiras:

  • Mulher no esporte
  • Mulher na cultura (Música)
  • Mulher na cultura (Educação)
  • Mulher na cultura (Literatura)
  • Mulher na cultura (Arte)
  • Lei Maria da Penha
  • A mulher e o mercado de trabalho
  • Evolução da moda feminina
  • Direito ao voto e à carreira política

Outras sugestões em:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *