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Atividades de Interpretação de Texto folclore

Atividades de Interpretação de Texto folclore

Atividades de Interpretação de Texto folclore

Selecionamos nesta postagem diversas Atividades de Interpretação de Texto folclore, prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais em sala de aula ou como tarefa para casa.

Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país.

Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.

Recomendamos também: Atividades folclore.

Atividades de Interpretação de Texto folclore – A lenda do Saci Pereré

Diz a lenda que o Saci-Pererê é um negrinho, baixinho, com uma perna só que usa uma carapuça vermelha na cabeça e um cachimbo na boca.

O Saci-Pererê entra nas casas dos moradores, põe açúcar nas comidas, apaga o fogo, faz cócegas nas galinhas, irrita os cachorros, solta os cavalos, assusta os viajantes e muitas outras safadezas.

Dizem que os viajantes, para se livrarem do danadinho, carregam fumo e cachaça para dar-lhe de presente e torcem para que o mesmo vá embora.

Os meninos que eram filhos das escravas com os senhores, eram abandonados nas matas, morriam pagãos, e por isso, viravam Sacis.

Responda:

  1. Descreva como eram os sacis, segundo a lenda:
  2. O que o Saci-Pererê costuma fazer?
  3. O que os viajantes fazem para se livrar deles?
  4. De onde surgiram os sacis, segundo a lenda?

Atividades de Interpretação de Texto folclore – O bicho floral

Atividades de Interpretação de Texto folclore – Urutau

A lenda do urutau:

 

Atividades de Interpretação de Texto folclore – A Mula sem Cabeça

Existem muitas versões sobre a mula-sem-cabeça. Uma delas conta que uma mulher se apaixonou por um padre.

Esta mulher se transformou em mula-sem-cabeça, que nas noites de quinta para sexta feira, aparece relinchando, para assustar a todos que encontrar.

Apesar do nome, a mula tem cabeça sim, é que ela solta tanto fogo pelo nariz e pela boca que não dá para ver esta parte do seu corpo.

Se alguém for bastante corajoso para lhe arrancar o freio de ferro, ou então picá-la com um alfinete para fazê-la sangrar, conseguirá quebrar o encanto.

A mula toma forma de mulher e chora muito.

Responda:

  1. Segundo a lenda, quando uma mulher se transforma em mula-sem-cabeça?
  2. O que a mula-sem-cabeça faz?
  3. Quando é que ela aparece?
  4. Por que as pessoas não conseguem ver a cabeça da mula?
  5. Qual a maneira de quebrar o encanto da mula-sem-cabeça?
  6. O que acontece com a mulher quando ela se livra do encanto?

Atividades de Interpretação de Texto folclore – O curupira

No fundo das matas, bem longe das cidades e das aldeias, quando soam gritos longos e estridentes, é o Curupira que se aproxima.

O melhor que se faz é sair dali correndo.

O Curupira é um anão de cabelos vermelhos, dentes verdes e com os pés virados para trás. Para os índios, ele é o demônio da floresta. Corre atrás deles, enfurecido, para bater e até mesmo matar. Para se protegerem, quando se afastam de suas aldeias, os índios deixam pelo caminho penas de aves, abanadores e flechas.

O Curupira é o protetor das árvores e dos animais. Batendo nos troncos das árvores como se fossem tambores, testa a resistência delas, quando ameaça cair uma tempestade.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…
Para atrair suas vítimas, o Curupira, às vezes, chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana.

As histórias do Curupira são contadas em todo o Brasil. Em algumas regiões, ele tem o nome de Caipora ou Caapora, e aparece, freqüentemente, montado em um porco-do-mato.

Responda:

1- Como é o Curupira?

2 – O que o Curupira faz com os caçadores?

3 – O que o Curupira faz para atrair suas vítimas?

4 – Que outros nomes o Curupira tem em outras regiões do Brasil?

5 – Assinale somente a alternativa correta:

a) Na floresta, que sinais anunciam que o curupira está chegando?

(   ) Gritos longos e estridentes.

(   ) Árvores destruídas no caminho.

(   ) Rastros de porco-do-mato.

(   ) Sons de tempestade.

b) O Curupira testa a resistência das árvores para

(   ) protegê-las dos índios.

(   ) saber se elas não cairão com a chuva forte.

(   ) atrair sua vítimas humanas.

(   ) assustar os destruidores da floresta.

c) A história do Curupira é sobre um

(   ) demônio que assusta os animais da floresta.

(   ) índio que usa abanadores e flechas.

(   ) homem que se perde na mata e fica apavorado.

(   )  anão que protege as árvores e os animais.

d) O Curupira vive em

(   ) aldeias.                            (   ) cidades.

 (   ) matas.                              (   ) troncos.

e) As pessoas têm medo porque o Curupira

(   ) persegue quem destrói a natureza.

(   ) toca tambores escondido durante a noite.

(   ) protege as árvores das tempestades.

(   ) ataca os animais selvagens e perigosos da mata.

f) No texto, a palavra enfurecido significa

(   ) apressado.                                   (   ) furioso.

 (   ) desajeitado.                               (   ) barulhento.

Confira também algumas Lendas do folclore brasileiro para imprimir

Atividades de Interpretação de Texto folclore para 3 ano – Para imprimir

O Folclore Brasileiro

O folclore é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, sempre ressaltando o caráter de tradicional destas representações, sempre transmitidas de uma geração para outra através da prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam). O folclore varia bastante de um País para o outro, e até mesmo dentro de um Estado é bastante variável, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes.No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação dos povos imigrantes. O que resultou é que em muitas regiões brasileiras o folclore é muito diferente, pois devido às influências de cada um destes povos formadores do Brasil, algumas regiões apresentam uma maior tendência a uma origem mais detalhada.

O termo Folk-Lore foi empregado pela primeira vez em 22 de agosto de 1846. Folk quer dizer povo; lore, o saber, o conhecimento, o costume.

O Folclore brasileiro é riquíssimo, podemos citar as lendas, provérbios, trava-línguas, parlendas, ditados populares, brincadeiras, comidas, festas populares, cantigas, crenças, enfim tudo que faz parte da nossa cultura é considerado folclore brasileiro.

1) Responda com respostas completas de acordo com o texto acima:

a) O que é folclore?
b) Em que ano o termo “Folk-Lore” foi empregado pela primeira vez?
c) Por que o folclore brasileiro é riquíssimo?

2) Sublinhe as frases falsas:

a) O folclore varia bastante de um País para o outro.
b) As tradições folclóricas são iguais em todo o mundo.
c) As tradições folclóricas são passadas de geração a geração.
d) Os imigrantes não ajudaram para a formação folclórica de nosso País.

3) Complete as frases com a ajuda do quadro abaixo:

a) Tudo que faz parte da nossa ___________________ é considerado folclore.
b) Folclore é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o ______________________.
c) Comidas típicas e ____________________ fazem partem do folclore de uma região.
d) O folclore foi o resultado da miscigenação dos povos ____________________.

4) Pense e responda:

a) Folk?
b) Lore?

5) Marque a opção correta para completar a frase:

a) As —- e as —- fazem parte do folclore.
( ) festas populares / casas comerciais
( ) cantigas / crenças
( ) lendas / regiões

b) O folclore foi formado pelo —–.
( ) prefeito
( ) médico
( ) povo

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