Ícone do site Educação e Transformação

Atividades de matemática 1º ano

Atividades de matemática 1º ano

Atividades de matemática 1º ano

As melhores atividades de matemática 1º ano para imprimir com exercícios de soma com dedinhos, contendo questões organizados e de fácil entendimento para os alunos já que possui imagens ilustrativas que pode ser colorida a critério do professor.

Nesta postagem selecionamos uma sequência de atividades de matemática, espero que gostem.

Atividades de matemática 1º ano

Atendendo pedidos, confira uma atualização no post com novas atividades educativas indicadas para alunos do 1 (primeiro) ano do ensino fundamental, veja:

O Dado das Operações

Para esta atividade vamos precisar de:

A atividade (o dado das operações) tem como objetivo principal:

Imprimir o passo a passo da atividade


Aprendendo Medidas

Esta atividade de matemática tem os seguintes objetivos:

Imprimir

Confira a ficha com o passo a passo da atividade:


Em PDF

Apostila de Atividades de Matemática, indicada para alunos do primeiro ano do ensino fundamental, para download gratuito em PDF.

Atividades de matemática 1º ano adição e subtração

Vamos treinar adição em sala de aula ou tarefa para casa? Confira essas 3 atividades prontas para imprimir.

Subtração:

Vamos treinar subtração em sala de aula ou tarefa para casa? Confira essas atividades prontas para imprimir.

Atividades de Matemática 1º ano – Para Imprimir

Diversas sugestões de atividades de matemática para alunos do 1º ano do ensino fundamental, são exercícios simples, prontos para somente salvar e imprimir.
Todas as atividades de matemática estão em um excelente formato, pronto para aplicar em sala de aula:

Preencha sua Ficha
Circule os números que você encontrar
Marque a quantidade certa.

Atividades de matemática 1 ano números ordinais

Sequência de Atividades de matemática 1º ano: Variadas

Faça as operações
Faça as adições dos conjuntos ..
Observe as figuras e depois responda.
Qual animal tem mais?
Cada conjunto uma quantidade. Circule o numeral correspondente aos elementos de cada conjunto
O caminho das Dezenas
Responda a quantidade de cada figura
Continue a atividade

Atividades de Matemática 1º ano – Adição e Subtração – Ensino Fundamental

Selecionamos algumas atividades de matemática para o 1º ano do ensino fundamental, são atividades de Adição e Subtração para séries iniciais.

Atividades de Subtração:

Primeiro vamos com os exercícios de diminuir. confira:

Atividades de Adição:

Atividades Subtrair e Somar 1º ano Ensino Fundamental
Atividades Subtrair e Somar 1º ano Series iniciais

Atividades sobre Gráficos para 1º ano: Tabelas e Legendas

Atividades de matemática 1 ano antecessor e sucessor

Atividades de matemática 1 ano sequencia numérica

Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. No estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.

Segunda Atividade:

A professora explora o quadro abaixo, esse é composto de um tabuleiro com os 50 numerais. Segue modelo abaixo:

Explora oralmente o quadro com as crianças fazendo perguntas tais como:

Nesse momento os alunos fazem comparações e a professora acompanha as hipóteses apresentadas, tanto na sequencia numérica de um a um, como também, no entendimento de contagem de 10 em 10 como está previsto nas perguntas elaboradas pela professora.

São inúmeras explorações que a professora pode realizar com esse quadro, até mesmo fazendo com eles a montagem, como na sugestão anterior, cada criança recebe uma quantidade de fichas e vai montando até completar a sequência até o número 50.

___

Uma atividade bem divertida para trabalhar cores, números, grupos e sequência numérica

Atividades Educativas de Ligar pontos de 1 a 20.

Imprima 20 Atividades Educativas de ligar Números de 1 a 20 para trabalhar com seus alunos ou filhos a coordenação motora e ordenação matemática.

Nessas atividades educativas, os números formam animais. Confira:

Caderno de Atividades pedagógicas 1º ano: Trabalhando com a matemática.

Este material que chega às suas mãos foi produzido com a intenção de ajudá-lo a construir boas atividades para o ensino e a
aprendizagem de matemática no 1º ano de escolaridade. Ele não deve ser utilizado como uma sequência didática, pois apesar de estarem
de acordo com a Proposta Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, estas fichas não dão conta de todas as
situações de aprendizagem das quais seus alunos precisarão experimentar para se apropriarem dos conhecimentos elencados para este
período.

Ao construirmos as fichas, pensamos em uma formatação adequada à faixa etária e em atividades que os nossos alunos se sentiriam
estimulados a realizar. Algumas poderão, a primeira vista, parecer muito comuns. Entretanto, tivemos o cuidado de registrar algumas
orientações que ajudarão na aplicação das fichas e justificarão a concepção de ensino na qual acreditamos.


Outras Atividades de Matemática para o primeiro ano do Ensino Fundamental:

 Atividades de matemática 1° ano dezena unidade

Estas Atividades de matemática 1º ano compostas de dezenas e unidades contendo situações-problema e desafios que são grandes aliados no processo ensino-aprendizagem da Matemática. O nosso desafio conta com um espaço adequado para resolução das atividades, com novas imagens e tipologia de fácil leitura para alunos em processo de alfabetização.

O conteúdo traz atividades que  fazem parte do universo da criança que criam contextos de abordagem da Matemática. As atividades possuem o objetivo de ajudar no desenvolvimento da criança para que ela possa aprender com maior facilidade o que foi passado pelo professor.

O que é dezena?

Essa é a forma de organizar os números de acordo com sua posição. O último algarismo da direita corresponde à unidade.

O anterior, da dezena e o primeiro da esquerda a centena. Assim, você tem 5 unidades, 4 dezenas e 2 centenas, lembrando que uma dezena possui 10 unidades e uma centena possui 100 unidades.

____________________

Atualização 2020 !!

Situação Problema para 1 ano do Ensino Fundamental

A seguir confira algumas sugestões de situações problemas de matemática para alunos do primeiro ano escolar.

No total são 12 situações problemas (Atividades de matemática) para trabalhar em sala de aula ou como tarefa para casa.

  1. Dona Fernanda tinha 9 ovos em sua geladeira. Ela fez um maravilhoso bolo e usou 6 ovos. Quantos ovos ainda restam?
  2. Em uma pratilheira havia 7 livros. João tirou 4 desses livros de lá. Quantos livros restaram em sua pratilheira?
  3. Fernanda tinha 12 balas de morango. Ela ganhou mais 4 de sua amiga. Com quantas balas Fernanda ficou?
  4. Vitor começou uma coleção de tampinhas em sua casa. Ele tem 9 tampinhas amarelas e apenas 8 verdes, Quantas tampinhas ele tem?
  5. No estojo de Rita havia 9 lápis de cor. Ele tirou 3 do seu estojo. Quantos lápis sobraram em seu estojo?
  6. No pátio de uma oficina mecânica havia 7 carros para serem concertados. Hoje chegaram mais 5 carros. Quantos carros há agora no pátio da oficina?
  7. Em um galinheiro havia 10 pintinhos. E ontem nasceram 6. Quantos pintinhos há agora no galinheiro?
  8. Em uma cesta de frutas havia 8 laranjas. Ana tirou 5 laranjas da cesta. Quantas laranjas sobraram na cesta?
  9. Augusto tinha 7 reais e ganhou mais 6 de sua mamãe. Com quantos reais ele ficou agora?
  10. Num álbum há 9 figurinhas de animais e 4 figurinhas de flores. Ao todo, quantas figurinhas há nesse álbum?
  11. Renatinho tem 9 anos e sua irmã Carla, tem 5 anos. Quantos anos tem os dois juntos?
  12. Carlinhos tinha 8 bolinhas de gude e deu 3 ao seu primo Natan. Com quantas bolinhas de gude Carlinhos ficou?

Atividades de matemática 1º ano com animais

Preencha: Escreva os números correspondentes as figuras nos quadrinhos abaixo:

Ajude o bezerrinho a encontrar sua mãe passando pelo caminho com a sequencia crescente de 10 em 10.

Conte os elementos de cada conjunto e escreva o numeral correspondente. Depois, use o sinal.

Depois compare os numerais.

Ligue os conjuntos que tem o mesmo número de elementos e assinale o número de elementos.

Conte quantas figuras tem em cada conjunto e pinte o quadrinho com o número correspondente.

Observe o quadro de animais.

Conte os animais de cada especie e registre a quantidade abaixo pintando um quadrado para cada animai. Depois, Escreva o numeral correspondente.

Pinte o cacho que tem muitas uvas.

Atividades de matemática 1º ano – Números e Quantidades

Brincadeiras, Jogos e Dinâmicas 1 ano de matemática

Uma maravilhosa estrategia para trabalhar matemática no primeiro ano do ensino fundamental é a utilização de recursos lúdicos.

Alguns objetos e dicas que pode sem utilizadas:

Brincadeiras e Dinâmicas 1 ano.

I – Contagem:

A) Músicas:

Elefante
Um elefante incomoda muita gente.
Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais.
Três elefantes incomodam muita gente.
Quatro elefantes incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais.
Cinco elefantes incomodam muita gente.
Seis elefantes incomodam… Muito mais.
Sete, oito, nove, dez.

Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos.
Quatro, cinco, seis indiozinhos.
Sete, oito, nove indiozinhos.
Dez num pequeno bote.
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou!
(mais não virou)

Mariana

Mariana contou um, contou um a Mariana.
É um, é um, é um, é Ana.
Viva a Mariana, viva a Mariana.
2, 3, 4, 5, 6,…

Pipoca

Uma pipoca na panela,
Veio uma outra para conversar.
Foi um tremendo falatório 
Que ninguém podia agüentar
E foi um tal de :
Poqui, popoqui, poqui poqui
Popoqui, poqui poqui
Popoqui poqui poqui
Duas pipocas na panela
Vieram outras duas para conversar
Foi um tremendo falatório
Que ninguém podia agüentar…
(contar até cinco – as crianças na hora do refrão devem bater os dedos como se fosse palmas, primeiro apenas um dedo no outro, depois dois, três… até baterem palmas, ou seja, cinco dedos).

Minhoquinhas

Uma minhoquinha fazendo ginastiquinha
Duas minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Três minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Quatro minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Cinco minhoquinhas fazendo ginastiquinha
Um minhocão fazendo ginasticão
Um minhocão fazendo ginasticão

B) Brincadeiras – amarelinha, caracol, esconde-esconde, jogos de escolher.

• Mamãe posso ir?
Escolher uma criança para ser a mãe, posicionando-a a uma certa distância das outras crianças. 

As crianças perguntam “Mamãe posso ir?” A criança que está no papel da mãe responde que sim e as outras perguntam: “Quantos passos?” A mãe decide o número de passos que cada criança vai dar. Ganha aquela que alcançar primeiro a mãe.

• Formando seqüência:

Espalhar cartões numerados pelo chão do pátio, as crianças deverão caminhar pelo pátio livremente, ao sinal do professor cada aluno tem que pegar um cartão aleatoriamente e devem formar um grupo onde tenha uma seqüência completa (1 a 9, por exemplo).

II – Quantificação

A) Músicas

Um
Um é um
Um é um só
Um nariz, uma boca,
Um pescoço, uma barriga,
Umbigo só um…
Bato uma palma,
Dou um pulo,
Escondo uma mão
E com a outra um beijão.
(Thelma Chan – CD Pirralhada)

Dois 

Você e eu
Somos dois.
Você canta antes 
Eu canto depois.
Você e eu 
Somos dois
Você canta antes
Eu canto depois
Tem dois olhos na sua cara
Tem dois olhos na sua cara
Dois ouvidos você tem.
Dois ouvidos você tem.
Os olhos são pra enxergar
Os olhos são pra enxergar
Os ouvidos pra ouvir bem
Os ouvidos pra ouvir bem
Um mais um dois
(Thelma Chan – CD Pirralhada)

Três

Três pulinhos um, dois, três.
Um mais um mais um são três
Somos três, eu e vocês.
Põe três dedos um, dois, três.
Conte agora em chinês
Uat, ni, sam
E em japonês
It, ni sam.
(Thelma Chan – CD Pirralhada)

B) Brincadeiras

 Memória de quantidade: joga-se como na forma tradicional porém, as cartelas são preparadas com pares de números e suas respectivas quantidades.

• Corrida numérica: os alunos devem andar livremente pelo pátio, ao sinal do professor formar grupos de acordo com a quantidade solicitada.

• Numeral e Quantidade (EVA):
O educador utilizará inicialmente, apenas as partes com formas representando quantidade. A associação será realizada sem simbologia numérica, apenas através da contagem de formas e encaixe destas partes;

A mesma atividade anterior, associando símbolo e quantidade (formas). Após a realização da associação a criança poderá copiar o algarismo graficamente e apresentar a quantidade respectiva;

O educador solicitará ao grupo que permaneça sentado em círculo e colocará as peças com os algarismos voltadas para baixo e embaralhadas no centro. Ao chamar uma criança, lhe entregará uma peça com um algarismo, pó exemplo o 5, e pedirá que junte o número necessário de colegas para formar um conjunto com a quantidade representada.

Após distribuir as peças entre as crianças o educador solicitará a uma delas que mostre sua peça e que as outras que tiverem em mãos as peças complementares deverão juntar-se a esta. Assim será repetido com todos os algarismos.

• Correr e pegar: o professor prepara várias cartelas com quantidades de objetos diferentes. Os alunos devem andar livremente pelo pátio, em determinado momento o professor fala um número e os alunos devem encontrar quais cartelas tem a quantidade solicitada.

• Quatro-cantos: (ao som de uma música) Quatro crianças, ou quatro grupos de três ou mais crianças (para que todos participem) dispõem-se em cada ângulo de um quadrado e apenas uma criança fica no centro. Quando a música começa elas trocam entre si os lugares e, enquanto isso, a criança do centro tenta pegar um dos lugares, que só pode ter o número de crianças já estipulado. A que se achar sem lugar fica no centro e a brincadeira recomeça.

• Grupos de números: o professor deixa cartões com numerais espalhados, a um sinal os alunos correm, pegam um cartão e a seguir agrupam-se com todos os que estão com o mesmo número.

III – Formas

• Mudando de figura: o professor desenha vários círculos, quadrados e triângulos no chão e as crianças devem caminhar sobre eles seguindo a ordem do professor, quando ele falar “círculo” só podem pisar no círculo, mas quando falar “quadrado” devem imediatamente mudar e pisar apenas nesta figura. Este jogo não tem ganhador, serve apenas para verificação e fixação das formas geométricas

• Descubra o que falta (Blocos Lógicos): colocar 4 a 5 peças sobre a mesa, olhar por alguns instantes e fechar os olhos; outra pessoa retira uma das peças, ao abrir os olhos a criança deverá dizer as características da peça que está faltando.

• Seqüência de Formas: a criança retira um cartão e com as peças dos blocos lógicos deverá montar a seqüência apresentada.

• Atenção! A figura é… : o professor espalha pelo pátio várias figuras geométricas. Os alunos andam livremente pelo pátio observando as figuras, quando o professor falar uma figura todos devem correr e pegar a figura solicitada.

IV – Grandezas

Separar objetos pelo tamanho

Qual a bola maior? Em roda, mostrar bolas de diferentes tamanhos, deixando as crianças as segurarem, observando e contando sobre suas diferenças. O professor precisará fazer intervenções para que as crianças possam pensar sobre as possibilidades de uso de tais materiais.

V – Espaço

A) Músicas

Mazu

Para dentro e para fora
Mazu, Mazu.
Para dentro e para fora
Mazu, Mazu, Mazu.
Eu lavo esta janela 
Mazu, Mazu.
Eu lavo esta janela 
Mazu, Mazu, Mazu
Eu escolho um companheiro 
Mazu, Mazu.
Eu escolho um companheiro
Mazu, Mazu, Mazu.
Ele dança engraçadinho
Mazu, Mazu
Ele dança engraçadinho
Mazu, Mazu, Mazu.
(*Domínio Público)

Anel de Pedra Verde

Eu perdi o meu anel
No buraco da parede
Quem achar me dá de volta
Meu anel de pedra verde.
Hora de frente, pra frente
Hora de trás. Pra trás
Hora de frente, pra frente
Hora de trás, pra trás
(*Domínio Público)

Longe / Perto

Se está longe
Não alcanço
Se está perto
Vou pegar.
Longe, perto
Perto, longe
Que gostoso
Vou brincar.
Longe, perto
Perto, longe
Que gostoso 
Vou brincar.
(Thelma Chan – CD Pirralhada)

B) Brincadeiras

A pessoa misteriosa

Com os alunos organizados em filas, o professor seleciona um deles sem que os outros saibam quem é. Em seguida, apresenta algumas pistas sobre a criança escolhida para que eles possam descobrir:

– A pessoa que eu escolhi usa (ou não usa) óculos.
– A pessoa que eu escolhi está sentada entre um menino e uma menina.
– A pessoa que eu escolhi está na frente de João e atrás de Laura.

__________

Sair da versão mobile