Atividades de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir.


Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões de Atividades de Matemática 5 ano, do ensino fundamental, prontas para imprimir e aplicar na sala de aula ou como tarefa para casa.

São excelentes atividades educativas de matemática para 5º ano para imprimir.

Veja Também: 

Atividades de Matemática 5 ano.

Quer ensinar matemática aos seus alunos, mas está difícil achar um jeito de prender a atenção das crianças?

As atividades a seguir vão ajudar você professor no processo de ensino-aprendizagem, confira:

Atividades sobre frações e decimais para 5º ano.

Usar o caderno para desenvolver as atividades. Copiar, ler e resolver no caderno.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

  1.  Observando o círculo da figura seguinte, responda
  2. Em uma caixa há 24 garrafas de refrigerante. A metade dessas garrafas estão vazias. Quantas garrafas estão vazias?
  3. Responda sim ou não:
  4. Helena mede 1,30 m de altura, enquanto Gláucia mede 1,08 m de altura. Qual delas é mais alta? Por quê?
  5. Adicionando 11,72 ao número 3,28 e subtraindo 7,223 do resultado, você obtém um número decimal. Qual é esse número?

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

  1. Quanto falta ao número 5,101 para ter 6 unidades?
  2. Em 1 quilograma há 1000 gramas. Quantos gramas há em 2.5kg?
  3. Se você multiplicar 12 por 0,43, o resultado ultrapassará ou será menor que o número 2,5?
  4. Escreva cada um dos números a seguir (Decimal)

Atividades de Matemática 5 ano para imprimir.

Descritores

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar os quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

Conteúdos Básicos: Geometria Plana; e Geometria Espacial.

  1. O desenho a seguir, representa a posição de frutas em uma banca de feira:

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Observe a localização do carro e responda:

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

A figura 1 a seguir representa a planificação da figura 2, o cubo.

Esta pilha de lanterna tem, aproximadamente, a forma:

Em uma das aulas de matemática, aprendi sobre os poliedros e os corpos redondos. Em seguida, fui ao supermercado. Lá comprei uma caixa de sabão em pó, uma lata de óleo e uma bola. No caixa percebi que os três produtos tinham, respectivamente, a forma de:

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

  1. No desenho a seguir é possível identificar quantos retângulos?
  2. Observe os triângulos:
  3. Um campo de futebol tem o formato de uma figura com quatro lados, como podemos observar no esquema representado a seguir. Qual quadrilátero é esse?

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Sequência de Atividades de Matemática 5 ano:

Grandezas e Medidas: Atividades de Matemática 5º ano.

A comparação de grandezas de mesma natureza que dá origem à idéia de medida é muito antiga. A medição tinha como referência as dimensões do corpo humano, além de destacar aspectos curiosos como o fato de que, em determinadas civilizações, as medidas do corpo do rei eram tomadas como padrão.

Para certas aplicações, foram utilizadas medidas que, com o tempo, tornaram-se convencionais. A velocidade, o tempo e a massa são exemplos de grandezas para as quais foram convencionadas algumas medidas. Desse modo, é importante que os alunos reconheçam as diferentes situações que os levam a lidar com grandezas físicas, para que identifiquem que atributo será medido e o que significa a medida.

O aluno deve compreender que podem ser convencionadas medidas ou, que podem ser utilizados sistemas convencionais para o cálculo de perímetros, áreas, valores monetários e trocas de moedas e cédulas

Descritores

D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver os problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer as relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer as relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer as trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores
D11 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Conteúdos Básicos:

Medidas de comprimento, medidas de massa, medidas de área, medidas de volume, medidas de tempo, medidas de ângulos e sistema monetário.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

O Desenhos representa o bolo que marcos comprou.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Utilize a operação inversa para calcular o valor de cada quadrinho partindo das informações sobre algumas cidades.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Resolva os problemas, apresentando operações e resposta no caderno.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Propriedades da Adição – Atividades de Matemática 5º ano.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

 


você pode gostar também
6 Comentários
  1. Maria Ivanete Nogueira Diz

    Adoro as opções de atividades que a equipe posta, faço delas a base para o desenvolvimento das minhas aulas, as crianças amam.
    Agradeço de coração a parceria no processo educativo.
    Beijos a todos.
    Nete.

  2. Fabiana Diz

    Muitas sugestões, adorei!!!

  3. alice fernendes felipe Diz

    gostei para mim que sou meio ruim em matemática e bom

  4. Isabel monteiro da silva Outuki Diz

    Estou amando essas atividades.Perfeitas. Estou até gostando de matemática.

  5. lena oliveira Diz

    Atividades excelentes para se aplicar em sala de aula e também ser inclusa na rotina como um reforço do conteúdo em estudo .Parabéns aos executores das atividades.

  6. fran Diz

    adorei as sugestões de atividades parabéns para equipe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.