Ícone do site Educação e Transformação

Atividades de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

Selecionamos nesta postagem excelentes sugestões de Atividades de Matemática 5 ano, do ensino fundamental, prontas para imprimir e aplicar na sala de aula ou como tarefa para casa.

São excelentes atividades educativas de matemática para 5º ano para imprimir.

Atividades de Matemática 5º ano

Olá, resolvemos atualizar a postagem para atender melhor as necessidades dos nossos usuários.

Confira a seguir Atividades de Matemática para alunos do 5º (quinto) ano do ensino fundamental.

Proporcionalidades

A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. A proporcionalidade direta é um conceito matemático amplamente difundido na população leiga pois é bastante útil e de fácil resolução através da “regra de três”. Wikipédia


Unidades e Dezenas

Trabalhando unidades e dezenas com alunos do quinto ano do ensino fundamental, atividades de matemática para imprimir.


Combinação de números (Soma e Subtração)

Veja também:

Atividade de Matemática para 5 ano: Combinação de números que resultam em uma soma.

Atividades de Matemática 5º ano – Combinação de números (Soma e Subtração)

Adição

Adição é uma das operações básicas da aritmética. Na sua forma mais simples, a adição combina dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado. 


Formas Geométricas

Que tal estimular a criatividade dos seus alunos com estas atividades sobre as formas geométricas?

Objetivos destas atividades:


Mapa

Esta atividade estimula a criatividade e incentiva o trabalho em equipe. Tem como objetivo principal, estimular o conhecimento das medidas.

Confira os objetivos específicos:

Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais:

Para imprimir (Procedimentos)


Sistema Monetário (Nosso Dinheiro)

Confira uma maravilhosa atividade para trabalhar o Sistema Monetário, com alunos do quinto ano do ensino fundamental.

A (atividade nosso dinheiro), tem os seguintes objetivos:

Atividade e passo a passo para imprimir


Trabalhando com Diâmetro e Perímetro

Vamos trabalhar “Diâmetro e Perímetro” com alunos do 5 ano?

O diâmetro de uma circunferência é dado por qualquer corda que passe pelo centro da figura.

O perímetro é a medida do contorno de um objeto bidimensional, ou seja, a soma de todos os lados de uma figura geométrica.


Apostilas de Matemática 5º ano em PDF

Confira diversas sugestões de atividades e avaliações de Matemática 5º ano em PDF.


Atividades de Matemática 5 ano.

Quer ensinar matemática aos seus alunos, mas está difícil achar um jeito de prender a atenção das crianças?

As atividades a seguir vão ajudar você professor no processo de ensino-aprendizagem, confira:

Atividades sobre frações e decimais para 5º ano.

Usar o caderno para desenvolver as atividades. Copiar, ler e resolver no caderno.

  1.  Observando o círculo da figura seguinte, responda
  2. Em uma caixa há 24 garrafas de refrigerante. A metade dessas garrafas estão vazias. Quantas garrafas estão vazias?
  3. Responda sim ou não:
  4. Helena mede 1,30 m de altura, enquanto Gláucia mede 1,08 m de altura. Qual delas é mais alta? Por quê?
  5. Adicionando 11,72 ao número 3,28 e subtraindo 7,223 do resultado, você obtém um número decimal. Qual é esse número?
  1. Quanto falta ao número 5,101 para ter 6 unidades?
  2. Em 1 quilograma há 1000 gramas. Quantos gramas há em 2.5kg?
  3. Se você multiplicar 12 por 0,43, o resultado ultrapassará ou será menor que o número 2,5?
  4. Escreva cada um dos números a seguir (Decimal)

Atividades de Matemática 5 ano para imprimir.

Descritores

D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
D2 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 – Identificar as propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 – Identificar os quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

Conteúdos Básicos: Geometria Plana; e Geometria Espacial.

  1. O desenho a seguir, representa a posição de frutas em uma banca de feira:

Observe a localização do carro e responda:

A figura 1 a seguir representa a planificação da figura 2, o cubo.

Esta pilha de lanterna tem, aproximadamente, a forma:

Em uma das aulas de matemática, aprendi sobre os poliedros e os corpos redondos. Em seguida, fui ao supermercado. Lá comprei uma caixa de sabão em pó, uma lata de óleo e uma bola. No caixa percebi que os três produtos tinham, respectivamente, a forma de:

  1. No desenho a seguir é possível identificar quantos retângulos?
  2. Observe os triângulos:
  3. Um campo de futebol tem o formato de uma figura com quatro lados, como podemos observar no esquema representado a seguir. Qual quadrilátero é esse?

Sequência de Atividades de Matemática 5 ano:

Grandezas e Medidas: Atividades de Matemática 5º ano.

A comparação de grandezas de mesma natureza que dá origem à idéia de medida é muito antiga. A medição tinha como referência as dimensões do corpo humano, além de destacar aspectos curiosos como o fato de que, em determinadas civilizações, as medidas do corpo do rei eram tomadas como padrão.

Para certas aplicações, foram utilizadas medidas que, com o tempo, tornaram-se convencionais. A velocidade, o tempo e a massa são exemplos de grandezas para as quais foram convencionadas algumas medidas. Desse modo, é importante que os alunos reconheçam as diferentes situações que os levam a lidar com grandezas físicas, para que identifiquem que atributo será medido e o que significa a medida.

O aluno deve compreender que podem ser convencionadas medidas ou, que podem ser utilizados sistemas convencionais para o cálculo de perímetros, áreas, valores monetários e trocas de moedas e cédulas

Descritores

D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
D7 – Resolver os problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
D8 – Estabelecer as relações entre unidades de medida de tempo.
D9 – Estabelecer as relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.
D10 – Num problema, estabelecer as trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores
D11 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
D12 – Resolver os problemas envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Conteúdos Básicos:

Medidas de comprimento, medidas de massa, medidas de área, medidas de volume, medidas de tempo, medidas de ângulos e sistema monetário.

Atividades de Matemática 5 ano do Ensino Fundamental – Para Imprimir

O Desenhos representa o bolo que marcos comprou.

Utilize a operação inversa para calcular o valor de cada quadrinho partindo das informações sobre algumas cidades.

Resolva os problemas, apresentando operações e resposta no caderno.

Calcule o valor de cada uma das seguintes expressões numéricas.

Propriedades da Adição – Atividades de Matemática 5º ano.

Sair da versão mobile