Atividades Educativas, Datas Comemorativas, Educação Infantil

Atividades de Natal para crianças


Atividades de Natal para crianças: Celebrando anualmente no dia 25 de dezembro, o Natal é uma data muito esperada por todos e principalmente pelas crianças. Este dia celebra o nascimento do menino jesus.

Confira essas atividades de Natal muito simples vão deixar sua família curtindo o espírito Natalino!

Atividades de Natal para crianças

  1. Fazer um calendário do Advento: Eu fiz um calendário do advento no ano passado bem simples, usando papel, barbante e pregadores.
  2. Fazer uma cartinha para o Papai Noel: Essa é uma das atividades de natal básicas para se fazer com as crianças que não podem ser esquecidas.
  3. Organizar um amigo-secreto: Se não rolar aquele amigo-secreto na família no dia de Natal ou entre amigos, faça uma brincadeira em casa, entre vocês. O presente pode ser um bombom, um desenho, uma massagem. Dá para ter amigo-secreto todo dia!
  4. Enviar um cartão de Natal para um amigo: A tradição do cartão de Natal foi esquecida, mas na noite de Natal pipocam mensagens nos celulares. As pessoas gostam de serem lembradas, mas não têm tempo para se lembrar. Pare uns minutinhos do seu dia e faça um cartão de Natal a um amigo e incentive seu filho a se lembrar de um amigo também.(Cartão de Natal com moldes)
  5. Fazer uma guirlanda: Não precisa ser a guirlanda mais linda do Pinterest. Você pode apenas utilizar o que tiver em casa, papel, tesoura, giz de cera, botões, macarrão, pipoca… Invente! (Guirlanda de Natal com Prato Descartável e Tiras de Papel.)
  6. Fazer um ornamento para a árvore: A árvore precisa ser decorada com elementos que nos lembram felicidade, esperança, alegria. Que tal usar a criatividade e fazer um enfeite em casa?
  7. Fazer flocos de neve de papel e espalhar pela casa: Com círculos de papel e tesoura, podemos criar diferentes flocos de neve e sair espalhando pela casa. (Flocos de neve para enfeitar o natal passo a passo com Moldes)
  8. Contar a história do presépio: Natal não é Natal sem presépio. Essa é uma das atividades de natal para se fazer com as crianças mais importantes, na minha opinião.
  9. Atender ao pedido de uma criança no correio: Que tal fazer uma criança feliz. Muitas delas deixam seus pedidos ao bom velhinho no correio, e basta você se dirigir a uma agência e pedir uma cartinha. Seu filho pode fazer um desenho, um cartão.
  10. Assistir a um filme de Natal: Com a Netflix e o YouTube, isso ficou muito mais fácil. E tem tanta opção, que dá para fazer cineminha todos os dias! (Filmes de Natal Infantil)

Com informações do site: diiirce.com.br

Atividades de Natal para crianças para imprimir.

Veja abaixo algumas ideias de atividades para fazer com as crianças que as ajudam a entender o real significado do Natal. Várias dicas de atividades e tradições para fazer com as crianças na época de Natal, tentando focar o feriado em Cristo e seus ensinamentos.

1. Contar a história do bebê Jesus diretamente das escrituras

Para isso vocês podem fazer uma noite especial, com cantigas de Natal, e família reunida. Talvez até um teatrinho com as crianças vestidas como os personagens da natividade.



2. Colorir desenhos da natividade

Existem alguns sites na internet de onde você pode imprimir gratuitamente cenas do nascimento do bebê de Belém e as crianças poderão colorir.

3. Ir ao correio mais próximo e escolher uma cartinha de Natal

Em várias cidades do Brasil, os correios possuem a campanha Papai Noel nos Correios, onde várias crianças de famílias menos afortunadas enviam suas cartas, e as pessoas providenciam alguns presentes que tem mais a ver com necessidades e os corrreios se encarregam de entregar.

4. Visitar um orfanato

Vocês podem distribuir alguns presentes baratinhos para as crianças, doces, ou mesmo apenas ir visitá-las, participar de algumas brincadeiras com seus filhos. Eles verão o quão afortunados são por terem uma família.

5. Visitar um asilo

Um asilo muitas vezes pode ser um local não muito animado para as crianças pequenas, mas se planejarem uma visita aos velhinhos que muitas vezes não recebem visita alguma, pode ser gratificante.

Fonte: C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website. Website: http://caayres.com/


A origem do natal

O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

Veja Também:

O Papai Noel: origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d. C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *