<

Atividades Vogais


Selecionamos nesta postagem diversas Atividades Vogais, prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais em processo de alfabetização inicial.

Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca (ou também pelo nariz), sem obstrução

Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais:

  • A;
  • E;
  • I;
  • O;
  • U.

Em português, foneticamente, é possível identificar catorze vogais, que se distinguem em função do seu ponto de articulação (estabelecendo-se distinções através dos movimentos da língua e dos lábios, bem como da passagem ou não de ar pela cavidade nasal).

Quando as vogais se representam como no período antecedente, chamam-se vogais orais, ou vogais puras, e são pronunciadas apenas pela boca. Quando às vogais a e o se sobrepõe um ~ (til) ou quando estas duas vogais, ou as restantes, são seguidas de m ou de n, chamam-se vogais nasais, pois, quando se pronunciam, uma parte da corrente de ar vai para as fossas nasais, onde se dá uma ressonância que modifica a pronúncia. Se as vogais representam fonemas que se produzem pela vibração das cordas vocais inferiores ou lábios inferiores, as consoantes representam igualmente fonemas que se produzem modificando a saída do ar pelo aperto nalguns dos pontos do canal bucal.

Veja também: Jogo Lúdico das Vogais: Alfabetização nas series inicias.

Kit de Alfabetização Só Escola

Atividades Vogais para alfabetização inicial

Pinte as vogais usando cores diferentes.

Atividades Vogais

Kit Educação Especial

Pinte os balões de acordo com a legenda:

Atividades Vogais

Cubra o tracejado das vogais. Depois, copie:

Kit Educação Especial

Atividades Vogais

Escreva as vogais que estão faltando.

Atividades Vogais

Kit Educação Especial

Confira também:

Atividades Vogais – Ligue os pontos

Ligue os pontos das vogais para completar a figura. Depois escreva do seu jeito o nome do desenho que se formou.

Atividades Vogais

Kit Educação Especial

Ligue os pontos das vogais para completar a figura. Depois escreva do seu jeito o nome do desenho que se formou.

Atividades Vogais

Também confira: Jogo das vogais: Associando letras e imagens.

Atividades Vogais

Pinte as vogais de acordo com a legenda:

Atividades Vogais

Observe as vogais que aparecem nas palavras. Circule-as e copie-as

Atividades Vogais

Atividades Vogais – Compromisso para Casa

Como é o nome da sua mãe? O nome dela começa com que letra? E termina com qual letra? Quantas letras tem no total? E quantas vogais?

Atividades Vogais

Atividades Vogais – Ditado das vogais trabalhadas

Atividades Vogais

Atividades Vogais – A

Atividades Vogais

Atividades Vogais para imprimir

Complete o tracejado e pinte as letras iguais as letras dos modelo:

Atividades Vogais Atividades Vogais

Cubra as letras e escreva-as abaixo:

Atividades Vogais

Complete os pontilhados das vogais:

Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra U:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra O:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra I:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra E:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra A:

Atividades Vogais

Caixa Lúdica das Vogais

Associar a letra com a vogal:

Atividades Vogais – Dinâmica das Vogais

Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.

Materiais:

  • Criar uma Tabela da dinâmica

A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U

Procedimento:

  • Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
  • Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.

Dicas:

  • O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
  • Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.