Atividades de Português, Atividades Educativas, Educação Infantil

Atividades Vogais


Selecionamos nesta postagem diversas Atividades Vogais, prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais em processo de alfabetização inicial.

Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca (ou também pelo nariz), sem obstrução

Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais:

  • A;
  • E;
  • I;
  • O;
  • U.

Em português, foneticamente, é possível identificar catorze vogais, que se distinguem em função do seu ponto de articulação (estabelecendo-se distinções através dos movimentos da língua e dos lábios, bem como da passagem ou não de ar pela cavidade nasal).

Quando as vogais se representam como no período antecedente, chamam-se vogais orais, ou vogais puras, e são pronunciadas apenas pela boca. Quando às vogais a e o se sobrepõe um ~ (til) ou quando estas duas vogais, ou as restantes, são seguidas de m ou de n, chamam-se vogais nasais, pois, quando se pronunciam, uma parte da corrente de ar vai para as fossas nasais, onde se dá uma ressonância que modifica a pronúncia. Se as vogais representam fonemas que se produzem pela vibração das cordas vocais inferiores ou lábios inferiores, as consoantes representam igualmente fonemas que se produzem modificando a saída do ar pelo aperto nalguns dos pontos do canal bucal.

Veja também: Jogo Lúdico das Vogais: Alfabetização nas series inicias.

Atividades Vogais para alfabetização inicial

Pinte as vogais usando cores diferentes.

Atividades Vogais

Pinte os balões de acordo com a legenda:

Atividades Vogais

Cubra o tracejado das vogais. Depois, copie:

Atividades Vogais

Escreva as vogais que estão faltando.

Atividades Vogais

Confira também:

Atividades Vogais – Ligue os pontos

Ligue os pontos das vogais para completar a figura. Depois escreva do seu jeito o nome do desenho que se formou.

Atividades Vogais

Ligue os pontos das vogais para completar a figura. Depois escreva do seu jeito o nome do desenho que se formou.

Atividades Vogais

Também confira: Jogo das vogais: Associando letras e imagens.

Atividades Vogais

Pinte as vogais de acordo com a legenda:

Atividades Vogais

Observe as vogais que aparecem nas palavras. Circule-as e copie-as

Atividades Vogais

Atividades Vogais – Compromisso para Casa

Como é o nome da sua mãe? O nome dela começa com que letra? E termina com qual letra? Quantas letras tem no total? E quantas vogais?

Atividades Vogais

Atividades Vogais – Ditado das vogais trabalhadas

Atividades Vogais

Atividades Vogais – A

Atividades Vogais

Atividades Vogais para imprimir

Complete o tracejado e pinte as letras iguais as letras dos modelo:

Atividades Vogais Atividades Vogais

Cubra as letras e escreva-as abaixo:

Atividades Vogais

Complete os pontilhados das vogais:

Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra U:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra O:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra I:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra E:

Atividades Vogais

Vamos praticar e cubra a letra A:

Atividades Vogais

Caixa Lúdica das Vogais

Associar a letra com a vogal:

Atividades Vogais – Dinâmica das Vogais

Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.

Materiais:

  • Criar uma Tabela da dinâmica

A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U

Procedimento:

  • Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
  • Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.

Dicas:

  • O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
  • Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *