3º Ano, Avaliações Diagnósticas

Avaliação Diagnóstica 3 ano


Selecionamos nesta postagem Avaliação Diagnóstica 3 ano pronta para imprimir e disponíveis para download em PDF.

Mas o que é uma avaliação diagnóstica?

É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de la Taille, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno.

De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.

A ideia de avaliação diagnóstica surgiu a partir da abolição da repetência no ensino fundamental nas escolas públicas, com a chamada progressão continuada, implantada com base nas recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996.

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Produzida pelo estado de Minas Gerais, as avaliações abaixo contém os descritores e proporcionam uma visão geral das dificuldades dos alunos.

Quais benefícios da Avaliação Diagnóstica?

Além de ser considerada uma análise não punitiva, que não se resume à níveis de classificação, esse método de avaliação possibilita que a escola identifique constantemente as causas das dificuldades dos alunos e organize novas metodologias e intervenções pedagógicas específicas, que promovam a dissolução daquelas dúvidas ou dificuldades percebidas.

Ou seja, permite reparar quais formatos de aula ou quais tipos de atividades foram eficazes e quais já não foram bem recebidos pelos alunos. Além disso, sua relevância também está no fato de que, diferentemente de números esvaziados de sentido, seus resultados geram a atualização da forma de ensino, trazendo novidades para o contexto educacional institucional.

Com a avaliação diagnóstica, muitas vezes é possível observar a necessidade dos alunos em inovação, mas que ainda enfrenta resistências de implementação nos espaços escolares.

O resultado é uma participação mais ativa dos alunos, que passam a lidar com outras formas de avaliação, gerando um maior nível de aproveitamento dos diferentes saberes adquiridos. Refletindo a longo prazo em melhores resultados em vestibulares e exames nacionais, devido à fixação profunda das aulas.

Como colocar em prática uma Avaliação Diagnóstica?

Para realizar a avaliação diagnóstica, é importante que ela esteja inserida no planejamento pedagógico na escola como um todo. Isso porque essa avaliação não deve estar restrita ao início das atividades letivas, visto que seu objetivo é analisar o processo de aprendizagem. O ideal é que ela esteja no início, meio e fim do ano.

No começo do ano escolar, essa avaliação permite observar quais pontos não foram bem assimilados em relação aos conteúdos do ano anterior, criando, assim, um norte de início para os professores executarem as ações necessárias de correção.

Já nas avaliações no meio das atividades anuais, atuam como instrumentos para analisar se o planejamento feito pelo docente está trazendo os resultados esperados, permitindo também readaptar alguns aspectos, se necessário.

Ao final do ano, além de demonstrar os resultados do período letivo em relação aos alunos, propicia avaliar a postura adaptativa dos professores em relação à sensibilidade pedagógica para compartilhar conhecimentos levando em conta as dificuldades demonstradas pelos discentes.

Veja agora as formas de promover essa avaliação contínua:

Debates em sala

Muitos conhecimentos podem ser demonstrados em debates em sala de aula, incentivando ao mesmo tempo a boa relação com as distintas opiniões existentes.

Os alunos, incentivados a falar a respeito do que sabem, demonstram pontos assimilados na escola em contraponto com suas experiências e as informações obtidas na mídia, nas redes sociais e até em conversas com seus familiares e amigos.

Produção textual

A produção de textos pode ser utilizada em diferentes disciplinas. Na língua portuguesa, é possível avaliar desde a capacidade de coesão e coerência, aos aspectos discursivos, gramaticais e de pontuação.

Os textos também podem servir para resumir o conteúdo apreendido no bimestre anterior, permitindo que os professores identifiquem quais pontos foram absorvidos e de que forma.

Esquetes e dramatizações

Breves esquetes, além de divertidas, são formas avaliativas que promovem o desenvolvimento da expressão e da postura dos alunos. Podem abordar temas específicos da história ou ainda serem boas aliadas para avaliação em letras estrangeiras, com interpretação musical, por exemplo.

Resolução de problemas matemáticos

A criação de problemas matemáticos, envolvendo diversas equações e contas, são boas opções para trabalhar os conteúdos exatos. Além disso, com problemas bem elaborados e contextualizados, fazendo referência a outras disciplinas, o aluno já vai sendo preparado para exames nacionais e vestibulares. Com informações do site: http://blog.qmagico.com.br)


2 Comments

  1. Parabéns!! Apliquei essa sondagem para meus educandos no início do 3º trimestre, pude medir o que foi apreendido e trabalhar de maneira mais eficaz com os que ainda permanecem com dificuldades.
    Que DEUS abençõe grandemente.

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