Brincadeiras e Dinâmicas, Datas Comemorativas, Educação Infantil

Brincadeiras de Páscoa


Uma das datas comemorativas mais esperadas pelas crianças é a Páscoa. Para tornar este dia ainda mais divertido tanto em família ou na escola em sala de aula, selecionamos algumas dicas e Brincadeiras de Páscoa.

Então vamos animar nosso domingo de Páscoa com essas maravilhosas brincadeiras e dinâmicas? Para deixar o ambiente ainda mais agradável que tal ouvir algumas Músicas de Páscoa.

Brincadeiras de Páscoa – A careta da cenoura

  • Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.

Brincadeiras de Páscoa

  • Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.

Brincadeiras de Páscoa – Corrida de Nariz

  • Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.

Brincadeiras de Páscoa

  • Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.

Brincadeiras de Páscoa na escola: Hop… Hop… COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo.

  • Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra “hop”. Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra “coelhinho”. Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra “hop” . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra “hop”. Caso o perseguidor consiga “pegar” o outro ele voltará ao seu lugar e a criança “pega” repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo…
Brincadeiras de Páscoa na escola: Hop... Hop... COELHINHO
Brincadeiras de Páscoa na escola: Hop… Hop… COELHINHO

Brincadeiras de Páscoa na escola: Onde está o Coelhinho

  • Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível.
Brincadeiras de Páscoa na escola: Onde está o Coelhinho
Brincadeiras de Páscoa na escola: Onde está o Coelhinho
  • Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.
    Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.

Dinâmicas e Brincadeiras de Páscoa na escola

1 – Pulo de Coelho

Essa brincadeira exigirá bastante espaço. Então, faça uma marca com giz no chão e separe a turma em equipes. Depois do “já”, todos terão que saltar, como um coelhinho, até a marca de chegada. O representante da equipe que chegar primeiro, vencerá.

2 – Caça-ovos

Brincadeiras de Páscoa

Conte para seus filhos que, durante a noite, o coelhinho escondeu vários ovos pela casa. A criança precisa apenas procurar. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, cole no chão as pegadas do coelho que podem ser feitas de papel. Você também pode usar talco e seus dedos para simular as pegadas do bichinho.

3 – Pintar ovos

Reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos avós e tios. Para não ter muita sujeira, é melhor trabalhar com os ovos já cozidos.

Brincadeiras de Páscoa

4 – Corrida dos ovos

A criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma colher na boca ou na mão e correr de um lado para outro equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.

Brincadeiras de Páscoa
Brincadeiras de Páscoa

5 – Amigo ovo

É como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deverá tirar um papel com o nome de outro participante – e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente.

Confira ainda: Dinâmicas para Páscoa

6 – Coelhinho sai da toca

Brincadeiras de Páscoa
Brincadeiras de Páscoa

Distribua bambolês pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: “coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê para dificultar a brincadeira.

Confira o vídeo:

7 – O rabo do coelho

Desenhe em uma cartolina um coelho gigante e fixe na parede. Desenhe depois, separadamente, o rabo do coelho e coloque uma fita adesiva na ponta. Um participante vendado deve colocar o rabo no lugar certo, tudo isso com todo mundo dado palpites e brincando.

Brincadeiras de Páscoa

Confira um vídeo:

8- O bingo do ovo

Faça essa brincadeira como se fosse um bingo normal. Com a tabela em formato de ovo e dentro dele os números. Cada vez que você tirar um número, a criança marca se há ou não. Então, quando a criança bingar todos os números é o grande vencedor do ovo de chocolate.

Mais em: Dinâmicas e Brincadeiras para a Páscoa

Brincadeiras de Páscoa: Ovo Dourado

  • Para deixar a caçada mais divertida, diga que existe um ovo especial, o Ovo Dourado, que quem encontrar vai ganhar um prêmio especial. Você escolhe o prêmio. A sua tarefa vai ser só embalar um ovo de um jeito diferente para que todos possam identificar o Ovo Dourado quando for encontrado.

Brincadeiras de Páscoa: Ovos coloridos

Brincadeiras de Páscoa
Brincadeiras de Páscoa
  • Essa é outra boa sugestão, que veio do blog Mother’s Niche, para uma casa com mais de uma criança. Coloque fitas ou adesivos coloridos nos ovos de forma que cada criança tenha que procurar uma determinada cor.  Assim você evita que o mais rápido fique com uma quantidade maior de ovos em detrimento dos demais

Brincadeiras de Páscoa criativas: Matemática com massinha

Brincadeiras de Páscoa

  • Aí vai uma dica de atividade que ajuda os pequenos que estiverem na fase de aprender a contar. Você imprime a folha que vem no post do site PreKinders e depois os pequenos precisam fazer ovinhos de massinha para colocar na folha. Com atividades assim a matemática entra de forma natural na vida das crianças.

Dinâmicas e Brincadeiras de Páscoa criativas

  • Gincana – Faça perguntas sobre a história da Páscoa e premie com pequenos ovos de chocolate quem acertar as respostas. É uma boa prática para que as crianças entendam o significado da data.
  • Pintar ovos – Reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos parentes. Mas tenha cuidado para evitar sujeira. Uma dica é trabalhar com ovos cozidos para evitar a quebra.
  • Rabo de coelho – Desenhe um coelho numa cartolina e o rabinho em outra. Cubra os olhos de uma criança com um lenço e peça pra ela tentar encaixar os dois cartazes e completar o desenho. Os amiguinhos podem ir ajudando com indicações. Se quiser transformar em uma competição, faça isso com dois grupos.
  • Caça-ovos – A brincadeira é clássica e nunca sai de moda. Logo pela manhã, conte aos pequenos que o coelhinho escondeu alguns ovos pela casa. Basta a criança procurar. Para tornar a brincadeira ainda mais divertida, faça pegadas de coelho no chão. Elas podem ser feitas de papel e coladas ao chão, compradas em adesivos ou também pintadas à tinta.
  • Amigo ovo – A brincadeira é igual a um amigo secreto tradicional de fim de ano. Cada participante deve tira um papel com o nome de outro participante e fazer a troca de ovos de chocolate no domingo de Páscoa.
  • Pulo do coelho – Faça uma marca de giz no chão, como se fosse um ponto de chegada. Depois de dar o sinal, os participantes terão de saltar como um coelho até a marca. Quem chegar primeiro é o campeão!
  • Corrida dos ovos – O ideal é que seja feita no quintal, para não sujar demais a casa. Cada criança pega um ovo e coloca em uma colher. A garotada deve correr até um determinado ponto segurando a colher na boca e equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro, sem deixar cair, é o campeão.
  • Mímica – Desenhe símbolos da Páscoa em uma cartolina, recorte e coloque-os dentro de uma cesta. Cada criança deve retirar um desenho e fazer mímicas para que os outros coleguinhas tentem adivinhar.
  • Coelhinho sai da toca – Distribua bambolês pelo chão e peça para cada crianças ficar dentro de um. Grite: “coelhinho sai da toca”! Todos os pequenos devem trocar de bambolê e quem ficar de fora, sai da brincadeira. Para funcionar, a cada rodada você deve tirar um bambolê.

Ainda confira: Desenhos para Colorir – Páscoa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *