Brincadeiras e Dinâmicas, Datas Comemorativas, Educação Infantil

Brincadeiras Dia do Livro


Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Dinâmicas e Brincadeiras Dia do Livro, para trabalhar com alunos das series iniciais em sala de aula. O dia do livro, é comemorado anualmente em três datas diferentes em Abril, confira:

  • Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 2 de abril: Esta data é destinada ao incentivo e conscientização da importância desde gênero literário para a formação de novos leitores.
  • Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril: Esta data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira.
  • Dia Mundial do Livro, ou simplesmente o Dia do Livro, é comemorado anualmente em 23 de abril: Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, o Dia do Livro também busca conscientizar as pessoas sobre os prazeres da leitura.

E foi pensando nisso que selecionamos essas super dicas de Brincadeiras Dia do Livro, confira:

Brincadeiras Dia do Livro – De que livro é esse filme?

Brincadeiras Dia do Livro 

Para fazer essa brincadeira, é preciso encontrar livros que tenham sido adaptados para o cinema ou televisão.

Você e as crianças podem separar uma parte do dia, como a manhã, para assistir a um ou dois filmes. Em seguida, disponibilize alguns livros para as crianças — pelo menos 4 ou 5 — e deixe que elas procurem pelas obras que basearam os filmes assistidos.

Por fim, incentive as crianças a lerem os livros e a comentarem quais foram as principais diferenças observadas entre as histórias escritas e as do filmes.

Você pode, inclusive, destacar as vantagens de ler uma história em vez de assisti-la, como a possibilidade de usar a imaginação para criar os cenários e a riqueza dos detalhes.

Confira ainda:

Brincadeiras Dia do Livro – Mímica

Brincadeiras Dia do Livro 
Brincadeiras Dia do Livro

Essa é uma brincadeira simples, que não requer muitos materiais. Basta escrever o nome de histórias infantis clássicas — como “Os Três Porquinhos”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” — em alguns papéis e, depois, dobrá-los, de modo que os nomes fiquem escondidos.

Em seguida, coloque os papéis em um saquinho e peça para uma das crianças tirar um título. Ela terá que encenar a história sorteada para os coleguinhas. Quem acertar pode ganhar pontos e ser o próximo a fazer a mímica.

Brincadeiras Dia do Livro – Criando um cenário

Para essa atividade, você precisará de folhas de papel em branco, lápis coloridos e, claro, alguns livros.

Brincadeiras Dia do Livro 

Faça com que as crianças se sentem em círculo e leia algumas histórias curtas para elas. No fim, peça para que os pequenos escolham a história de que mais gostaram e deixe o livro no centro da roda.

Em seguida, peça para cada criança desenhar a sua parte favorita da história. No fim, cada uma deve mostrar o seu desenho para a turma e as outras crianças devem adivinhar de qual trecho a ilustração se trata.

Confira também: Lembrancinhas para o Dia do Livro

Brincadeiras Dia do Livro Infantil

Brincadeiras Dia do Livro 
Brincadeiras Dia do Livro

Quem foi que disse?

Essa é bem divertida, mas é preciso que as crianças já tenham alguns livros preferidos para jogar. Você vai precisar de livrinhos que já são bem conhecidos por eles, caneta, papel e 1 saquinho.

Ela é bem simples de ser jogada. Primeiro, você recorta tiras de papel e distribui entre as crianças. Depois, deixe que elas anotem algumas frases dos livros e, então, dobre os papeizinhos e coloque dentro do saco. Cada criança tira um papel e tem que adivinhar qual personagem disse a frase. Se ela errar na primeira tentativa, ganha uma pista: de qual livro saiu a frase. Se ela errar mais uma vez, tem de pagar um mico, imitando o personagem.

De olho no cenário

Aqui você também precisará de livros conhecidos pelas crianças, papel e lápis de cor. Primeiro, sente as crianças em roda e deixe que os pequenos vejam os livros, leiam trechos ou mesmo o livro inteiro (se não for muito grande). Quando terminarem, eles devem colocar o livro no centro da roda e escolherem um livro ou o trecho de um e desenhar, mas desenhar apenas o ambiente, sem os personagens. Quando todo mundo terminar, é só expor os desenhos e deixar que eles adivinhem que trecho ou livro foi retratado.

E ai, então…

Para essa brincadeira, o livro que você vai precisar é um que as crianças nunca tenham lido. Também vai precisar de caneta e papel. Depois, sente com as crianças, mostre a capa e leia o título e a primeira página do livro. Então é só pedir para que eles continuem a história, seja desenhando, escrevendo, falando, fazendo quadrinhos…

No final é só montar uma roda e expor os trabalhos, ou fazer uma roda de leitura. O bom dessa brincadeira é que crianças de qualquer idade podem participar.

Diário de Férias

Essa é ótima para feriados longos, férias, viagens de fim de semana ou mesmo uma tarde a passeio. Tudo que vai precisar é de livros, papel e caneta. Quando voltar de um passeio ou viagem, sugira a criança que conte como foi o passeio, do ponto de vista de um dos personagens de seu livro preferido. Por exemplo, como Cinderela se sentiu ao passear pela praia? O que Pedrinho achou do zoológico?

Veja em: Ideias para o Dia do Livro

Brincadeiras Dia do Livro

Brincadeiras Dia do Livro 

Sem falar

Para esta brincadeira, tudo que você vai precisar é papel e caneta. A brincadeira é de mimica e, com a ajuda das crianças escreva nomes de contos famosos no papel e, depois, corte em tirinhas, dobre e coloque em um saquinho. Cada um retira um papelzinho e faz a mimica para que os outros adivinhem que livro é. Quem acertar é o próximo a fazer a mimica.

Mix de Histórias

Para essa brincadeira divertidíssima, tudo que você vai precisa é papel, caneta e um saquinho. Corte o papel em tirinhas e com as crianças, escrevam o nome de diversos personagens famosos, como boneca Emília, Chapeuzinho Vermelho, Homem-Aranha, etc. Então é só dobrar os papéis, colocar no saquinho e formar um círculo. Cada criança tira dois papéis e deve contar uma piada ou uma história curta sobre o que aconteceria se os dois personagens se encontrassem. Uma criança vai ao centro da roda e conta sua história, depois, escolhe um dos personagens que escreveram nos papeizinhos mais cedo e, a criança que tiver tirado esse personagem vai até o centro do circulo para continuar a brincadeira.

Filmes e livros

Essa brincadeira consiste em comparações e análises. Existem diversos filmes que são baseados em livros, então, que tal assistirem a um desses e depois procurarem pelo livro, para poder comparar a história, o ambiente, os personagens? Também vale filmes que as crianças já tenham lido o livro, ou livros de filmes que elas já tenham visto.

Ah, ainda não acabou!

Junte as crianças com livros, papel, lápis e lápis de cor. Nessa brincadeira as crianças podem criar o seu próprio final para o livro. Escolha uma história não muito grande e se revezem lendo até o final. Depois, diga “Ah, mas não acabou! Tudo parecia resolvido quando…” e deixe que os pequenos inventem um novo final.


3 Comments

  1. Muito boas as ideias é de colaboração assim que nós professores precisamos e não de criticas de que a educação vai mal, nas escolas públicas. amei todas as ideias apesar de muitas já ser do meu conhecimento. também bolei muitas dinâmicas de leituras com alunos do quinto ano que ainda não tinham hábitos de ler.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *