Ícone do site Educação e Transformação

Caráter

Caráter

Caráter

“André é mau caráter”. “Maria tem um caráter tão bom”! Quem nunca se deparou com frases assim antes? Mas já parou para pensar o que significa realmente a palavra caráter? Será que sua etimologia indica o que?

Vamos analisar um pouco sobre o assunto na matéria abaixo.

Significado de Caráter

A palavra muitas vezes é mal compreendida por alguns, usada com duvidas por outros e muitas vezes incorrem em equívocos. Isso se dá porque alguns não sabem o verdadeiro significado da palavra.

Vamos entender então seu significado de acordo com o dicionário:

A conduta moral de uma pessoa é definida com base nas suas ações e atitudes em relação a moral ou defeitos. O que o individuo tem em relação à firmeza moral e valores internos definem o seu caráter. 

Muitas vezes, a pessoa denominada como mau caráter é um individuo desonesto, sem moral ou sem princípios. Já uma pessoa considerada “de caráter” é alguém que tem fortes princípios e formação moral sólida.

O caráter de uma pessoa revela-se em suas atitudes. O forte sentimento que impede alguém de seguir um caminho diferente, só porque é mais fácil tem relação com o caráter da pessoa. Essa decisão, tomada por si só define que tipo de caráter ela tem.

“A caráter”: passa a ideia de vestimenta. A pessoa precisa estar vestida de acordo com a moda do local ou costume da região para estar a caráter.

Outras informações sobre Caráter:

Etimologia

A palavra é derivada do grego: charaktēr e significa ao pé da letra: gravação, marca, sinal, entre outros sinônimos.

Dito de maneira simples, observando o significado etimológico da palavra, caráter é o que resume entre as qualidades e defeitos de uma pessoa. Tem a ver com seu perfil psicológico, à forma de agir e de se comportar como indivíduo.

Também veja: Hipócrita: palavra que nasceu nos palcos.

Qual a diferença entre “bom e mau caráter”

A grande diferença entre os conceitos antagônicos é a forma como a pessoa se expressa e suas atitudes em geral. Uma pessoa pode ser boa, falar o que todo mundo quer ouvir, passar uma impressão bonita, mas ser mau caráter.

O que vai definir se o caráter dela é bom são suas ações quando ninguém está vendo. É o que incide em seu interior. Sua atitude quando não está sendo observada.

O mau caráter é levado por qualquer correnteza. Ele geralmente não tem opinião própria e cede aos seus princípios na primeira oportunidade que for facilitada em seu ponto de vista. Mesmo que isso signifique passar por cima de alguém ou ser desonesto.

Isso não significa que ser bom caráter é ser aceito por tudo e todos ao mesmo tempo em que abaixa a cabeça perante a sociedade e se torna marionete do sistema. Isso é uma ideia falsa sobre caráter.

Afinal, o caráter da pessoa define o que ela é e não o que as pessoas em volta impõem a ela. As duas situações são diferentes, pois isso se chama anular a si próprio.

A pessoa que tem bom caráter costuma agir de forma equilibrada, honesta em todas as coisas, mesmo que isso a prejudique. É uma pessoa que tem consciência.

O mau caráter se corrompe facilmente, vive a beira do desiquilíbrio, perde-se em si mesmo e em seus pensamentos hipócritas em relação à sociedade. É uma pessoa mesquinha, se distancia cada vez mais do seu verdadeiro eu e perde a individualidade rapidamente.

Facetas

O ser humano vive em uma gangorra de sentimentos. Todos os dias as pessoas se deparam com um milhão de decisões a tomar. Por isso, antes de realizar um julgamento precipitado, é bom observar se uma atitude significa que a pessoa é mau caráter ou se foi uma decisão errada, que não se repete com frequência.

A pessoa que é levada por uma decisão errada não segue um padrão de mau-caratismo. Ela se arrepende do que faz e tenta fazer o máximo para não cometer o mesmo erro novamente. O mau caráter vive em um looping de coisas negativas. É um padrão em sua vida que sempre o move a voltar ao lamaçal de mesquinhez que se encontra.

Definir alguém como mau caráter é muito genérico. A pessoa precisa revelar um padrão de comportamentos muito errado para entrar nessa categoria. Afinal, existem pessoas boas que podem escorregar e cometer uma “atitude mau caráter”. E existe uma grande diferença entre uma atitude e um comportamento contínuo.

Na química

Caráter anfótero é a nomenclatura usada em química e bioquímica, e corresponde a uma característica de substâncias que podem se comportar como ácido e como base, dependendo da reação da qual ele participa. O óxido de alumínio, aminoácidos e Al2O podem ser considerados como caráter anfóteros, porque reagem tanto com ácidos como com bases.

Festa a caráter

Uma festa temática geralmente leva os convidados a se vestirem a caráter, pois suas peças devem reproduzir a participação do tema em questão.

No passado as festas de gala, onde os vestidos clássicos e mascaras eram utilizados na temática, fizeram tanto sucesso que são reproduzidas até hoje. Ir a um baile dos anos 30, por exemplo, é sinônimo de se vestir como as mulheres e os homens vestiam-se naquela época.

Semelhança entre a ética e o caráter

Seguir princípios e valores ligados a desejos e convicções profundas é denominado ética. Essa palavra é quase a mesma coisa que caráter, pois a pessoa de ética não se corrompe por fraquezas, dinheiro, ou tentações. Ela não se deixa levar por situações mais atraentes e consegue sobrepor seus princípios à frente de suas ações.

Veja também: O que é o Karma?

Sair da versão mobile