Ícone do site Educação e Transformação

Carga elétrica

Carga elétrica

Carga elétrica

Neste artigo vamos falar um pouco sobre Carga elétrica.

Soa estranho dizer isso mas, nós somos feitos de eletricidade. Assim como todas as coisas e seres criados.

O que é carga elétrica?

A carga elétrica faz parte das partículas elementares que compõem o átomo que por sua vez tem a carga de elétron positiva e negativa.

Coulomb é o nome da unidade de grandeza que representa a carga elétrica. É sempre identificada pela letra C, este nome foi dado em homenagem ao físico francês Charles Augustin Coulomb que nomeou a unidade.

Todos os corpos existentes são formados por cargas elétricas. Quando os corpos estão em estado neutro, eles possuem a mesma quantidad e elétrons e prótons, o que dificulta identificar qual propriedade elétrica possuem.

O corpo é considerado eletricamente positivo quanto tem mais prótons que elétrons. E eletricamente negativo quando tem mais elétrons do que prótons.

O que é carga elementar?

A carga elementar é a menor carga elétrica encontrada a natureza. O seu valor é igual a 1,6 . 10-19 C referente a carga de elétrons e prótons.

Princípios da eletrostática

A eletrostática é um departamento da física que estuda os fenômenos que se manifestam quando a carga elétrica está em repouso. E tem seus princípios distintos:

Para cálculo:

Q – carga elétrica total de um corpo

n – número de elétrons recebidos ou perdidos

e – a carga elementar (1,6 . 10-19 C)

Eletrização

Para que um corpo em estado neutro fique carregado eletricamente, é preciso passar por um processo de eletrização que pode ocorrer das seguintes formas:

Por atrito

Quando dois corpos de materiais diferentes estão em estado neutro e tem atrito entre si, um desses corpos ganha elétrons, carga negativa e o outro corpo perde elétrons, carga positiva. Nesta eletrização a cargas tem quantidade igual mas com sinais opostos.

Por contato

É quando dois corpos condutores eletrizados são mantidos em contato e isso faz com que a carga elétrica seja restribuida entre os dois corpos criando um equilíbrio eletrostático. E por fim, ficam com a mesma carga.

Por indução

Ocorre em três fases:

Vídeo aula 

Exercícios resolvidos

Fórmula 

A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda as propriedades e o comportamento de cargas elétricas em repouso. Veja a seguir algumas formulas deste conteúdo.

Sair da versão mobile