Educação Infantil, Volta às Aulas

Cartazes para rotina da Educação Infantil


A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança, e nesta postagem selecionamos algumas (fichas ilustras) Cartazes para rotina da Educação Infantil, prontos para imprimir.

A rotina da Educação Infantil também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Entretanto, como vimos a rotina não precisa ser rígida, sem espaço para invenção (por parte dos professores e das crianças). Pelo contrário a rotina pode ser rica, alegre e prazerosa, proporcionado espaço para a construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil.

Veja também: O que fazer no primeiro dia de aula? Dicas e Brincadeiras

Todos os momentos devem ser programados?

De certa forma, sim. Isso não significa, porém, que os professores e funcionários precisem controlar tudo o que as crianças fazem durante o período escolar, mas sim que devem ter locais e atividades planejados para cada momento.

Pense no seguinte: em uma turma de Educação Infantil com 20 crianças, nem todas sentirão sono na mesma hora. Caso uma ou duas se recusem a dormir, o professor não pode ser pego de surpresa – o ideal é ter uma área com livros e gibis, brinquedos ou outros materiais que elas possam utilizar até que o resto da turma acorde. Você não precisa elaborar uma atividade orientada, apenas providenciar a supervisão adequada tanto dos que estão tirando uma soneca quanto dos que estão brincando.



Uma boa programação deve incluir um momento de chegada, com boas vindas às crianças (como a construção do calendário que vimos acima), atividades dirigidas (aquelas que têm maior orientação do professor, com objetivos de aprendizado definidos previamente), atividades livres (mas sempre em um espaço delimitado e com supervisão) e momentos de cuidado pessoal (fazer o lanche, lavar as mãos e escovar os dentes, colocar os sapatos antes de ir para casa, etc.) e encerramento.

É importante que a turma entenda que não precisa chorar para sair do playground, porque vai voltar no dia seguinte, que não precisa ter medo ao ser deixado na escola, porque os pais sempre a buscam ao fim da rotina, e assim por diante. (Fonte: http://naescola.eduqa.me).


Cartazes para rotina da Educação Infantil – Para imprimir

As fichas de rotina a seguir foram elaboradas pela “Alice Lima” e disponibilizadas em seu perfil do site “Slide Share”

Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir Cartazes para rotina da Educação Infantil - Para imprimir

Para ter acesso aos “Cartazes para rotina da Educação Infantil – Para imprimir” mostrados acima confira o link a seguir e baixe em PDF:


Sugestões de Rotina Infantil:

Acolhida – nesse momento deixe seus alunos seguros, eles precisam compreender que a sala de aula é um lugar legal, cheio de coisas legais para fazer. Sorria, deseje um bom dia, seja afetuoso(a). Nesse momento peça que as crianças guardem o material.

Rodinha – na rodinha é um dos momentos que você terá para trabalhar a oralidade. Deixe as crianças falarem e exponha novidades, leia livros, pergunte sobre novidades. Esse momento é ótimo para deixar as crianças cientes do que ocorrerá durante a aula.

Tarefa de casa – valorize esse momento, elogie as crianças que fizeram a tarefa e incentive as que não fizeram, com o cuidado para não expor o aluno. Depois no momento da agenda deixe um recadinho para os pais da criança. Mas, cuidado! Os recados para os pais tem que ser cuidadosos para não causar nenhum mal entendido.

Atividade de sala – você dará sua aula de acordo com o que foi planejado.

Hora do lanche – oriente as crianças sobre higiene, lavar as mãos.

Escovação – esse hábito é de suma importância, estimule as crianças.

Parquinho – nesse momento aproveite para observar seus alunos e intervir em seus conflitos quando se fizer necessário.

Relaxamento – uma música, uma história em cd, brincando com massinha, escolha uma atividade calma. Deixe as crianças acalmarem para  depois guardarem seus materiais. Esse é um ótimo momento para preenchimento das agendas.


Considerações Finais:

A rotina é fundamental para a organização das atividades diárias nas diversas instituições de ensino. No caso da Educação Infantil, além do aspecto organizacional das creches e pré-escolas, ela promove a segurança e autonomia das crianças.

O professor que atua nesse nível de ensino pode organizar a rotina de sua turma a partir de diversos momentos, tais como: hora da roda, hora das atividades, hora do lanche, hora da higiene, hora da brincadeira e hora das atividades extraclasse.

Acreditamos que a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida e os horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças.

Portanto, esperamos que o presente artigo promova um repensar sobre o trabalho que é desenvolvido na Educação Infantil e possa contribuir para uma reflexão sobre as rotinas estabelecidas nessas instituições.

Um grande abraço, e até a próxima postagem


One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *