Ícone do site Educação e Transformação

Desenhos da Iara

Desenhos da Iara

Desenhos da Iara

Selecionamos nesta postagem diversas sugestões de Desenhos da Iara para colorir e imprimir gratuitamente.

São excelentes ideias para trabalhar o folclore em sala de aula ou em casa.

A Sereia Iara

Lenda da Iara, também conhecida em varias regiões do Brasil como a Lenda da Mãe d’água, faz parte do folclore brasileiro e de origem indigna, mas precisamente na região norte do Brasil (Amazônia).

A sereia Iara é uma lenda do folclore brasileiro, portanto é muito especial.Iara ou Uiara (do tupi ‘y-îara “aquela que mora na água”) é uma linda sereia que primeiramente vive no Rio Amazonas, mas depois a lenda se espalhou e ela é vista por todo o nosso território brasileiro.

Pescadores de toda parte do Brasil, de água doce ou salgada, contam histórias de moços que cederam aos encantos da bela Iara e terminaram afogados de paixão, ou melhor, até hoje não se sabe o que acontece com quem cede aos encantos dela, pois nunca mais o corpo é encontrado. Alguns autores acreditam que a sereia não matava suas vítimas, mas os conduzia até seus palácios subaquáticos e utilizando de seus poderes mágicos ela fazia com que os homens sobrevivessem embaixo d’água. Outros ainda dizem que vários índios mantiveram um relacionamento amoroso com a sereia, e teriam voltado para contar a história.

Desenhos da Iara

Na hora de pintar seu desenho da sereia iara, existem alguns materiais que podem ser usados, confira a lista:

Desenhos da Sereia Iara para colorir

Desenhos da Iara colorido para imprimir

Os índios da Região Amazônica contam que a Iara era uma índia guerreira, de uma beleza exuberante. Todos os seus irmãos tinham inveja dela, já que o pai, o cacique da tribo, a elogiava muito. Um dia, os irmãos resolveram matar Iara, mas ela ouviu o plano e revidou, matando todos os irmãos em sua própria defesa.

Depois disso, Iara fugiu para as matas. O pai, enfurecido, a perseguiu e conseguiu captura-la, aplicando-lhe uma punição: Iara foi jogada no rio Solimões para morrer afogada. No entanto, os peixes a salvaram e, através dos efeitos da lua cheia ela foi transformada numa sereia.

https://youtu.be/gDEnVgMcJDA

Desenhos variados da Sereia Iara para colorir e imprimir

Iara, Sereia Iara, ou ainda Mãe-d’água, segundo o folclore brasileiro, é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é parda, possui cabelos longos e verdes, e olhos castanhos.

Sair da versão mobile