Datas Comemorativas

Dia da Escola


Uma organização tão relevante para a sociedade precisa ser lembrada e exaltada ao máximo. Por isso, o dia 15 de março é conhecido como o Dia da Escola em todo o território nacional.

Isso acontece devido a sua importância, uma vez que a escola desempenha um papel de grande influência no desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

Dia da Escola - 15 de Março

Tudo isso porque depois da proximidade com a família, é a unidade de ensino que vai facilitar o trabalho de alfabetização, socialização e preparação acadêmica do futuro cidadão.

De acordo com exigência do Ministério da Educação, a educação é obrigatória a partir dos 4 anos na educação infantil até os 17 anos, quando o aluno deve estar finalizando o ensino médio.

Assim, é obrigação dos pais e/ou responsáveis que o estudante freqüente a escola com regularidade, faça as lições de casa e se dedique para não apenas ser aprovado no fim de ano, mas assimilar o conteúdo.

Vale salientar ainda que a palavra “escola” tem origem no grego “skholé” e quer dizer diversão ou repouso. Isso significa que antigamente estudar era algo com caráter recreativo? Na verdade, não.Segundo reportagem do portal de notícias, UOL, a justificativa

é que na Grécia Antiga os afazeres de pesquisa, e estudo eram direcionados somente para indivíduos que não efetuavam serviço braçal e tinham tempo livre.

Como apareceram as primeiras instituições de ensino no país?

Dia da Escola - 15 de Março

A companhia dos jesuítas contou com uma grande importância no surgimento das primeiras unidades de ensino no Brasil, no decorrer do período colonial. Em torno de 1780, já existiam 17 escolas, 25 centros jesuítas e 36 missões.

Esses espaços eram dedicados ao direcionamento espiritual, moral e cultural de filhos dos índios, dos colonizadores e da camada mais rica que residia no país. A primeira unidade de ensino foi criada em 1549, em Salvador (BA).

Os dois responsáveis pela fundação da primeira escola nacional foram os padres Manuel de Nóbrega e Rijo Rodrigues. Rapidamente, a educação também desembarcou na região que viria a ser a cidade de São Paulo.

Leonardo Nunes levantou um espaço com taipa e começou uma escola de nível primário. Apenas quatro anos depois é que a região passaria a ter uma escola de alvenaria.

Já o primeiro professor oficial no território nacional é um nome bastante conhecido na história brasileira. Trata-se do jesuíta José de Anchieta, um personagem presente nos livros escolares. Ele também atuou na Bahia.

Além do Dia da Escola, os docentes também são homenageados em 15 de novembro desde 1963. Mas, a referência se iniciou na década de 1930 quando um instituto carioca quis exaltar os feitos do educador Everaldo Backheuser.

Celebração do Dia da Escola e desafio atuais

Além de ser um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, o acesso a educação tem se beneficiado das mudanças sociais e tecnológicas nas últimas décadas. Ou seja, há avanços consideráveis na hora de aprender.

Dia da Escola - 15 de Março

Com a obrigação de deixar os pequenos cada vez mais precocemente no pré-escolar em função do trabalho dos pais, inúmeras crianças estão sendo colocadas em unidades de ensino em modalidade integral.

Segundo o Portal Brasil Escola, mais de 50% dos alunos do território nacional na educação básica está matriculada na rede integral. Assim, a garotada passa o dia inteiro sob cuidado de professores e pessoas capacitadas.

No entanto, as atividades não se limitam as lições, tarefas e obrigações. Na modalidade integral, o estudante também pode contar com educação de qualidade, espaço para esporte, atividades recreativas e até alimentação

E essa tendência de dia da escola de turno integral não se limita aos pequenos. Muitos jovens também estão ficando mais tempo dentro do local de estudo e diversificando as suas tarefas.

No ensino médio, a educação integral envolve oficinas de esportes e também cursos profissionalizantes. Em um período, o jovem comparece ao ensino convencional e, no contra-turno se especializa para o mercado de trabalho.

Dia a dia da Escola pode ser enriquecido com ferramentas virtuais

A partir destas variações na modalidade de ensino, a tecnologia também deve ser abraçada tanto pelos profissionais quanto pelas instituições de ensino. Afinal, a maioria das jovens já nasce com celulares e tablets nas mãos.

Além disso, o estudante não necessita mais obrigatoriamente depender unicamente do colégio para receber uma informação e, consequentemente, o conhecimento. Sendo que ele tem toda a facilidade para verificar as novidades.

Dia da Escola - 15 de Março

E é neste ponto que o professor precisa se esforçar para aprender a enriquecer o seu trabalho para atingir a geração atual. Afinal, se o dia a dia da escola não for adaptado para essas tendências, perderá consideravelmente a relevância.

Nos dias de hoje, as crianças e os jovens vivem sob uma carga altíssima de informação, facilidade para dominar quase imediatamente as novas ferramentas e possuem grande dificuldade para se concentrar.

Portanto, a unidade de ensino e seus respectivos educadores precisam tirar proveito de todo esse contexto virtual para conseguir chamar a atenção de seus estudantes e mostrar a relevância deste conteúdo para o futuro.

Através de vídeos, gráficos, animações, jogos e tantas outras funcionalidades, a aula pode se transformar em uma verdadeira experiência de emergência. Desta maneira, o jovem terá um contato muito mais rico com as lições.

A partir daí, ele vai usufruir o dia a dia da escola para absorver e aprender valores, como, por exemplo, a tolerância diante de diferenças, a solidariedade, a bondade, o zelo pela natureza, a responsabilidade, entre outros.

Neste contexto, a educação a distância (EaD) também é uma revolução positiva ao levar o conhecimento para milhões de pessoas em todos os cantos do Brasil por valores bem mais acessíveis. Tudo graças à tecnologia.

Realidade brasileira escolar ainda está longe do nível esperado

O fato é que o Dia da Escola deve ser celebrado, bem como o Dia do Professor. Apesar das condições degradantes de inúmeras instituições de ensino no Brasil, a maioria dos profissionais procura fazer o melhor possível.

Dia da Escola - 15 de Março

No entanto, o nível da educação no Brasil não representa exemplo algum de excelência interno e tampouco segundo os parâmetros internacionais. Exceções feitas para unidades particulares e pouquíssimas escolas públicas.

De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de Brasília (UnB), cerca de 40% das unidades nacionais possui somente a estrutura básica.

Ou seja, menos da metade dos colégios do Brasil possui energia elétrica, banheiros adequados, esgoto, refeitório e água tratada. A estrutura recomendada faz parte de somente 0,6% dos espaços de ensino.

Segundo o levantamento, essa estrutura contempla: um espaço para informática, quadra esportiva, laboratório de ciência e biblioteca. Boa parte das unidades com acomodações satisfatórias está nos estados do Sul e Sudeste.

Enquanto as piores taxas se encontram nas escolas da região Nordeste, que sequer contam com saneamento básico, carteiras e materiais educativos. Na verdade, é comum que os alunos se acomodem no chão durante as aulas.

Levando o estudo das universidades em consideração, a ausência da rede de esgoto atinge aproximadamente 85% das unidades municipais, 60% das instituições estaduais e 50% dos centros federais no Nordeste.

Esta é uma condição bastante delicada e que exige dos diretores, professores, governantes, coordenadores e gestores uma postura eficiente, dedicada e ágil. Afinal, este é um espaço que serve para a formação das pessoas.


Mensagens sobre o Dia da Escola

A escola é um lugar lindo, onde crescemos, estudamos e aprendemos. No dia 15 de março comemora-se o Dia da Escola.

Então neste dia, vamos reviver o passado, lembrar do bons momentos que a escola nos proporcionou, das brincadeiras, dos amores, das encrencas com professores e de tudo que foi lindo enquanto vivemos na escola.

Feliz Dia da Escola!


Henry B Adams

“Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai sua influencia. “


Maslow

“Toda a vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno.”


Não é à toa que a escola é chamada de segundo lar. Passamos um tempão com nossos colegas e professores, e além de conhecimentos técnicos, adquirimos conhecimento humano.

Feliz dia da escola!


Marques De Marica

CORREM GRANDE PERIGO OS ESTADOS ONDE OS MINISTÉRIOS SE SUCEDEM COM FREQÜÊNCIA, COMO OS DOENTES COM REPETIDAS JUNTAS E CONFERÊNCIAS DE PROFESSORES.


Minha escola é mais legal

Flávia Muniz

A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!


Faça algo positivo!

A escola é como se fosse nossa segunda casa, por isso é importante aproveitar o Dia da Escola e tratá-la com carinho!

Faça algo de positivo, como preparar um mural bem bonito ou arrumar e enfeitar o pátio para celebrar a data!

Mensagens Dia da Escola para imprimir

Mensagens Dia da Escola para imprimir

Mensagens Dia da Escola para imprimir

Mensagens Dia da Escola para imprimir

Poemas para o Dia da Escola – 15 de Março

Poemas para o Dia da Escola - 15 de Março Poemas para o Dia da Escola - 15 de Março Poemas para o Dia da Escola - 15 de Março

Sugestões de Atividades para o Dia da Escola

Para auxiliar o trabalho do professor nessa data comemorativa, vamos compartilhar algumas ideias de atividades educativas e lúdicas para o dia da escola, confira:

  • Colorir desenhos;
  • Produzir texto;
  • Confecção de Murais e Painéis;
  • Falar sobre a importância da escola;

Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *