Datas Comemorativas, Textos e Artigos

Dia do Engenheiro Eletricista


23 de Novembro é a data que celebramos no Brasil o Dia do Engenheiro Eletricista, e não é considerado um feriado nacional.

É comemorado o Dia do Engenheiro Eletricista desde 2009, mas precisamente no dia 29 de Outubro, ano em que a Lei Nº 12.074 entra em vigor e instituiu o dia nacional do engenheiro eletricista.

Este dia tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância de valorizar este profissional.

Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletro magnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XIX quando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica.

Dia do Engenheiro Eletricista – 23 de Novembro

Dia do Engenheiro Eletricista
Dia do Engenheiro Eletricista

O dia nacional do engenheiro eletricista carrega a memória da primeira universidade tecnológica brasileira, o Instituto Eletrotécnico de Itajubá. Hoje esta universidade é conhecida como Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), localizada no estado de MG (MINAS GERAIS).

A Universidade Federal de Itajubá é uma instituição de ensino superior pública federal, com Campus nas cidades de Itajubá e Itabira, ambas pertencentes ao estado brasileiro de Minas Gerais. É considerada a primeira universidade tecnológica e foi a décima escola de engenharia do país.

O instituto foi fundado no dia 23 de novembro de 1913 por um advogado, o Dr. Theodomiro Carneiro Santiago. A sua inauguração contou com a presença de Hermes da Fonseca, o 8.º Presidente do Brasil.

Você sabia? A Engenharia Elétrica está entre as profissões mais bem pagas do Brasil, com salários iniciais acima dos R$ 4.000,00.

Dia do Engenheiro Eletricista nos próximos anos

  • Novembro de 2019 (Sábado);
  • Novembro de 2020 (Segunda-feira);
  • Novembro de 2021 (Terça-feira);
  • Novembro de 2022 (Quarta-feira);
  • Novembro de 2023 (Quinta-feira).

Para conferir outras postagens sobre datas comemorativas (Clique Aqui).


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *