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Dinâmica de volta às aulas

Dinâmica de volta às aulas - Brincadeiras para primeiro dia de aula

Dinâmica de volta às aulas - Brincadeiras para primeiro dia de aula

Selecionamos nesta postagem dicas e sugestões de brincadeiras e dinâmica de volta às aulas para o primeiro dia de aula.

Para não tornar as primeiras semanas de aula um tabu, é importante pensar no processo de acolhimento e adaptação das crianças, que na sua grande maioria se sentem tímidas e envergonhadas com tudo em sua volta (nova escola, nova sala de aula, novos colegas e professores). Com isso sempre surge uma dúvida, “O que fazer no primeiro dia de aula?”.

Não se preocupe, você não é o único com este questionamento, afinal a faculdade nos proporciona conhecimento mas não prática. E foi pensando justamente nisso que selecionamos essas dicas de Dinâmica de volta às aulas, confira:

Dinâmica de volta às aulas

Antes de mais nada gostaria de indicar mais duas postagens que complementam essa aqui, com várias outras sugestões de brincadeiras e dinâmicas:

E também algumas sugestões de decoração da sala de aula:

Outra alternativa bem legal as dinâmicas de volta às aulas, são as Lembrancinhas:


Desenvolvimento:


Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo. O educador coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O educador dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.


Se a sua turma for de 1º ao 5º ano, divida os alunos em grupos.

Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 6º ao 9º ano, a garotada pode
fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos “pontos turísticos” da escola


 Dinâmica de volta às aulas – Verdade ou Mentira

Dinâmica perfeita para ser usada em turmas, onde você é o novato e os alunos já se conhecem. Ela serve, além de quebrar o gelo inicial do primeiro dia de aula, para mostrar que nem sempre conhecemos as pessoas que nos cercam.


Objetivos: Libertar de inibições pessoais contraídas; tirar o bloqueio das pessoas que se sentem imobilizadas, incapazes de mexer-se ou de fazer o que gostariam de fazer.

Como Fazer: 

  1. O professor convida umas dez a doze pessoas para formar um círculo apertado, com os braços entrelaçados.
  2. A seguir convida um participante, possivelmente uma pessoa contraída (tímida), para que fique de pé dentro do círculo.
  3. Uma vez bem formado o círculo, a pessoa que está dentro recebe ordens para procurar sair do jeito que puder, por cima, por baixo ou arrebentando a corrente de braços. Os componentes do círculo tentam ao máximo contê-la e não deixá-la romper o cerco.
  4. Após uma tentativa de uns quatro a cinco minutos, pode-se prosseguir o exercício, trocando a pessoa que se encontra no meio do círculo.
  5. Finalmente, uma vez terminada esta vivência, prosseguem-se os comentários.
  6. Esta técnica pode estender-se a uma situação em que a pessoa se sinta constrangida por outro indivíduo, como quando alguém se sente coagido por alguém. Nesse caso o que exerce coação fica de pé, atrás da pessoa que se presume esteja sendo coagida e coloca os braços em volta dela, apertando-lhe fortemente os braços. A pessoa coagida procura então libertar-se.

Dinâmica com o objetivo de conhecer os membros de um grupo e promover o conhecimento mútuo.

Material: Sala ampla, alunos sentados  em círculo.

Procedimentos: 

O educador deverá iniciar a brincadeira dizendo seu nome e uma qualidade que tenha a letra inicial do seu nome. Deverá explicar aos alunos que nesta brincadeira tem um segredo que deverão descobrir. Nem todas as qualidades serão aceitas e eles deverão prestar atenção para descobrir o motivo e acertar na sua apresentação. Após, cada aluno dirá seu próprio nome acrescentando uma qualidade. Ex.: Meu nome é Ricardo e eu sou risonho. A qualidade deverá iniciar com a mesma inicial do nome da pessoa,  à medida que as pessoas se apresentam e falam a qualidade e esta não coincide com a inicial do nome, o educador e os demais alunos  que já souberem do “segredo” vão dizendo que “não é”; O “segredo” só será revelado ao final.


 Dinâmica de volta às aulas – Qual seu chocolate preferido

Qual o seu chocolate preferido é uma dinâmica para início das aulas que vai bem em todas as situações e públicos. Trata-se de um teste, tipo aqueles de revista para adolescentes, onde listam-se dez chocolates e o aluno tem que escolher um. Cada chocolate possui uma descrição que envolve assuntos como preferências e personalidade. Normalmente os alunos adoram (por incrível que pareça dá certo) e riem bastante com as revelações surpreendentes sobre eles e seus colegas.


Objetivo: Favorecer o espírito de cooperação.

Material: Sala ampla, fita crepe, alunos em pé.

Procedimentos: Utilizando a fita crepe, marcar no chão duas faixas paralelas próximas representando um “abismo”; colocar todos os alunos do mesmo lado do “abismo”; explicar que deverão atravessá-lo de forma diferente, não podendo repetir o que já foi feito; ao final, restarão poucos para atravessarem o “abismo” e acharão que não tem outra forma de fazê-lo, pois todas as formas já foram mostradas; estimular, a partir daí, a ajuda do grupo no sentido de dar sugestões aos que ainda não atravessaram, promovendo uma vivência de estímulo e cooperação; quando todos tiverem atravessado, pedir que se sentem para refletir sobre a dinâmica.

Reflexão: Qual o sentimento daqueles que ficaram para o final? E o que sentiram quando os colegas começaram a ajudar na travessia? Como se sentiram ajudando os colegas? Promover outras reflexões.


Objetivo: Ajudar as pessoas a memorizarem os nomes uma das outra, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas.
Para quantas pessoas: Cerca de 20 pessoas. Se for um grupo maior, é necessário aumentar o número de questões propostas.
Material necessário: Uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Descrição para dinâmica: O coordenador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem. A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna.
1- Alguém com a mesma cor de olhos que os seus: ____________________________
2- Alguém que viva numa casa sem fumantes________________________________
3- Alguém que já tenha morado em outra cidade______________________________
4- Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras________________________
5- Alguém que use óculos________________________________________________
6- Alguém que esteja com a camiseta da mesma cor que a sua___________________
7- Alguém que goste de verde-abacate______________________________________
8- Alguém que tenha a mesma idade que você________________________________
9- Alguém que esteja de meias azuis_______________________________________
10- Alguém que tenha um animal de estimação (Qual?)________________________.
Obs: Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, depende do tipo ou do tamanho do grupo.

(descontração/acolhida para novo tema)

Objetivo: Promover a descontração dos alunos do grupo/assimilação ou discussão sobre um conteúdo/levantamento de conhecimento prévio sobre determinado assunto. Material: Sala ampla com cadeiras suficientes para cada aluno. Procedimentos: Pedir que todos os alunos fiquem sentados em círculo(não deverá sobrar cadeira vazia); explicar o jogo: “Vamos fazer uma viagem…nós vamos para o alto mar; lá ocorrem grandes e ondas; eu sou o capitão deste navio e estou atento. Toda vez que tiver uma grande onda do lado direito do navio eu avisarei e vocês deverão pular para a cadeira da direita; quando ocorrer uma onda do lado esquerdo, vocês pularão para a cadeira da esquerda e quando houver um sinal de tempestade e eu gritar “TEMPESTADE!”, todos vocês deverão trocar de lugar; nesse momento o professor retira uma cadeira e assim vai sobrar um aluno em pé que ficará atento para a próxima viagem do navio, para enfim procurar um lugar para sentar.


Número de participantes: até 40 participantes
Tempo de duração: 45 minutos
Objetivos:
Geral: Favorecer a apresentação do grupo
Específico: A partir de um estímulo verbal, promover a descontração dos membros do grupo e sua consequente apresentação.
Material: bolas de sopro (coloridas); cartões coloridos; lápis hidrocor e papel ofício.

Desenvolvimento:

  1. Enumerar uma série de cartões coloridos e no seu verso escrever a seguinte ordem: “Estoure uma bola da cor do seu cartão”
  2. Encher as bolas coloridas e introduzir em cada uma delas papéis chaves contendo frases pitorescas, alusivas à apresentação dos membros do grupo.
  3. Dispor as bolas no centro da sala.
  4. Formar um círculo em volta das bolas coloridas.
  5. Dispor os cartões coloridos em uma mesa e solicitar aos participantes que escolham cada um o seu cartão.
  6. Convidar o portador do cartão de número 1 para que, no centro do círculo estoure uma bola da mesma cor do seu cartão de acordo com a ordem expressa no verso.
  7. Estourada a bola, o papel chave que estava no seu interior deverá ser lido em voz alta e atendida sua solicitação.
  8. O procedimento continua com a pessoa do cartão de número 2, e continua até que todos tenham se apresentado.

Sugestões para as frases:


Objetivos: Excelente momento para integração do grupo, processo de reencontro, celebração.
Material: Um balão para cada pessoa e durex.

Como Fazer: 

  1. Distribuir um balão para cada pessoa (sendo possível, o facilitador, com uma boa ajuda, poderá prender, com um minúsculo pedaço de durex, os balões sob as cadeiras).
  2. Orientar para que todos encham, do tamanho que quiserem, os seus balões.
  3. O exercício consiste:

Opção 1 

a) Jogar os balões para cima, não os deixando cair, APENAS utilizando a cabeça.
b) Efetuar troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível.

Opção 2 

a) Jogar os balões para cima, não os deixando cair, utilizando UMA das mãos.
b) Efetuar troca de balões com outras pessoas, tantas quantas forem possível.
4. Ao final, realizar um momento de “celebração”, estourando todos os balões ao mesmo tempo.
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