<

Dinâmica para primeiro dia de aula


Confira nesta postagem algumas sugestões de Brincadeiras e Dinâmica para primeiro dia de aula.

Sabemos que a academia nos forma, porém a profissionalização mesmo só adquirimos com a prática, quem nunca se perguntou. “o que farei com os alunos no primeiro dia de aula?” É um questionamento comum e quem entra na profissão de professor vai acabar passando por isso.

A seguir daremos algumas dicas de como deve ser a apresentação do professor para o primeiro dia de aula e como deve ser a apresentação dos alunos no início do ano letivo de acordo com o a idade e nível escolar. Saiba mais: O que fazer no primeiro dia de aula?

Veja excelentes sugestões lúdicas e divertidas para todas as idades de dinâmica para primeiro dia de aula – Atividades quebra gelo:

50 Dinâmicas para primeiro dia de aula em PDF

Esta super apostila com 50 dinâmicas e brincadeiras divertidas para sala de aula são excelentes recursos para que todos os alunos participem na sua aula.

Veja um exemplo das brincadeiras e dinâmicas que você ai encontrar nesta apostila, e a seguir confira o link para o download em PDF:

DINÂMICA DO REPOLHO

Objetivos: Esta é uma forma bem criativa de saber o nível de conhecimento das pessoas, em relação a determinado assunto ou tema.

Material: elaborar previamente em folha de papel sulfite questionamentos para que os participante respondam. Enrolar cada folha, uma após outra, de modo que fiquem assemelhada a um “repolho”.

Procedimentos: Formar um círculo, e começar a passar o “repolho”.
Colocar uma música bem ritmada e ficar de costas para o grupo. Parando a música, quem estiver com o “repolho” na mão deverá retirar a primeira folha, ler e responder.

Senão souber o grupo pode ajudar e assim sucessivamente até que todas as pergunta sejam respondidas, quem ficar com a última pergunta é o ganhador.

Obs.: Educador adapte esta dinâmica de acordo com o nível de conhecimento de seus alunos, não esquecendo que temos níveis diversificados em nossas salas de aula, portanto use perguntas relacionadas as áreas de conhecimento, em português por exemplo trabalhe com as sílaba, frases etc…

Utilize também cálculos matemáticos etc…

_____

Para ter acesso ao material completo em PDF, confira o link a seguir e baixe:

Dinâmica para primeiro dia de aula com balas e jujubas

É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Distribua balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e pedir que as deixem em cima da carteira. Então especifique as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 10 a 14 anos, faça mais ou menos o seguinte:

  • verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estudava, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
  • azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
  • vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.

Chame cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.

Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. É interessante perguntar, se o aluno diz que tem um irmão pergunte se é mais velho ou mais novo, se o relacionamento é bom, etc. Se diz que tem cachorro, pergunte o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.

Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc… Aí fica a seu critério.

Essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.

Claro que depois que a dinâmica termina, autorize a comer as balas.


Verdade ou mentira?

Essa dinâmica mostra que nem sempre a  gente conhece bem quem está do lado, nosso conhecimento é muito limitado e restringe-se ao ambiente em que estamos.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Veja também: Brincadeiras e Dinâmicas Infantis

Essa dinâmica é muito útil  saber do que os alunos gostam e o que fazem fora da escola para tornar a aula mais interessante e também mostrar de forma objetiva como usar em seu cotidiano o que estão aprendendo.

Entregar um pedaço de papel a cada aluno onde terão que escrever nele 3 frases sobre si mesmos, sendo que uma delas será falsa. Mas não devem escrever coisas óbvias como ‘tenho olhos verdes’ e sim coisas que os amigos saberiam sobre ele, como ‘já fui ao Japão’, por exemplo.

Pedir a eles que coloquem o nome e escrevam as 3 frases (e é claro que eu vou guardar esses papéis para uso postério quando for preparar as aulas), depois eles me entregam todos. Escolher um papel aleatoriamente e ler a primeira frase, perguntando de quem é. A classe vai dando seus palpites e instruo os alunos que quando identificaram o que escreveram disfarcem e também digam que acham que é do Fulano.

Anotar na frente da frase o nome de quem a maioria da classe achou que era o dono e escolho outro papel. Continuar lendo as primeiras frases de cada um, depois começo a ler a segunda e por fim a terceira frase, sempre anotando na frente da frase de quem a classe achou que era.

No final todos já estão ansiosos  leia a frase e diga: essa que vocês acharam que era do Fulano na verdade é da Sicrana. E faça algumas perguntas sobre a frase à aluna. Fazer isso até terminar e depois perguntar aos alunos o que acharam da brincadeira.


Dinâmica para primeiro dia de aula – Quem é meu professor

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Objetivos:  

Apresentar-se para os alunos e conhece-los também, levando-os a interagir com o grupo.

Material:

Papel e caneta

Procedimento:

  • Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor.
  • Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres.
  • Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo.
  • Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem.
  • Cada grupo fará suas perguntas e você deverá respondê-las.
  • Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
  • Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário.

Obs: Essa dinâmica é para quando os alunos se conhece e somente o professor é novato.

Como o professor não conhece os alunos ele pode entrevistá-los também.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária: a partir de 8 anos


Dinâmica para primeiro dia de aula – Dinâmica das balas

Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo”em grupos que ainda  não tiveram contato, pois reconhecendo gostos e hábitos semelhantes aos seus  os alunos ou participantes irão sentir-se mais confortáveis.
 
Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Como preparar

Abra um documento do word e insira uma tabela com o número de colunas igual a  1 e o número de linhas correspondente ao número de participantes 
da brincadeira.Em cada linha da tabela coloque uma pergunta, você poderá usar as sugeridas no final dessa postagem ou qualquer outra informação que queira obter de seus alunos no primeiro dia.Imprima e corte em tiras, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno. Compre balas de vários sabores e coloque-as num saquinho ou caixa onde eles não poderão ver o conteúdo. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.

Como jogar

Com os alunos em círculo, apresente o saquinho ou caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para 
toda a classe e depois respondê-la. Você pode adicionar umas balas com dizeres diferentes, caso queira também sortear algumas lembrancinhas nesse primeiro dia. Veja abaixo algumas sugestões  de perguntas.

Sugestões de perguntas para incluir na brincadeira

Pessoais

Descreva sua família. / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? Fale sobre o assunto. / Quem é seu melhor amigo e por que você o considera assim? / Qual seu gênero favorito de filmes?

Hábitos

O que você faz no final de semana? / Qual o seu hobby? / Você coleciona 
alguma coisa? / Com que frequência usa a internet? / O que faz em seu
 horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte? Fale sobre isso.

Escola

Qual a matéria que gosta mais? / Em que matéria tem mais dificuldade? / Qual a menor nota que já tirou? Por que você acha que isto aconteceu? / Você já colou na prova? Conte como foi. / Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que vai estudar quando terminar o segundo grau? / Que tipo de profissão vai escolher?

Outras sugestões

Você pode usar sua criatividade, e se for professor de idiomas essas perguntas podem estar no idioma ensinado. Também poderá usar essa brincadeira para uma revisão oral antes de uma prova de história, geografia, ciências, etc. Fica a cargo da sua imaginação adaptar essa atividade, e depois pode dividir conosco o resultado.

Veja ainda:

Dinâmica para primeiro dia de aula – Conhecendo e Aprendendo

Promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Materiais:

Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.

Procedimento:

  • Formar um círculo.
  • Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
  • Quem estiver com a bola deve passá-la a outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si, ou um defeito, ou qualidade (sou preguiçoso, sou organizada, ou tenho um cachorro, uso lente de contato, etc.).
  • Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.

Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude.

Reflexão:

Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.

Tempo de duração: 15 a 20 minutos

Faixa etária: todas as idades


Dinâmica com barbante: Dinâmica para primeiro dia de aula

Ela é ótima para o primeiro dia de aula, promove interação dos alunos, nos dá informações preciosas sobre os alunos (que usaremos na preparação de aulas, inserindo a matéria em sua realidade) e pode ser uma ferramenta interessante para promover certos comportamentos.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Material

  • 1 novelo grande de barbante

Execução

Coloque na lousa algumas sugestões de perguntas pessoais, tais como:

  • idade
  • o que faz além da escola
  • o que quer fazer no futuro
  • passatempo predileto
  • esporte favorito

E tudo o mais que você deseja saber ou ache importante na primeira aula. Entregue o novelo de barbante a um aluno, diga que terá que segurar a ponta do barbante e jogar o novelo para o aluno para quem vai fazer perguntas.

O aluno segura na ponta do novelo (que mantém o tempo todo em sua mão) e joga para o segundo aluno, faz as perguntas sugeridas e então o aluno que respondeu segura na parte do barbante e joga o novelo para o próximo aluno, que deverá fazer o mesmo.

Ao final, haverá uma enorme “teia”, os alunos riem muito, se divertem e por vezes têm que ajudar para que o novelo chegue ao aluno que responderá as perguntas.

Sugestões e objetivos

Em aulas de idiomas as perguntas podem ser no idioma ensinado e servirão como uma revisão.

Após o jogo, já com a teia montada, pergunte aos alunos:
  • Seria fácil fazer essa teia sem a ajuda dos outros?
  • Foi necessária a ajuda de todos para que se formasse?
  • A colaboração é necessária para se construir alguma coisa?
  • Saber mais sobre os outros também promove uma “ligação” entre as pessoas?
  • Até que ponto nos preocupamos com o outro que está na outra ponta do barbante?
  • O que podemos dizer para essa pessoa?
  • Que ligações eu tenho com essa pessoa além do barbante?
  • O que temos em comum?

Também pode-se perguntar (para alunos mais maduros) o que acharam da brincadeira e o que ela lhes sugere.


Dinâmica para primeiro dia de aula – Modelo 2

Essa dinâmica é interessante porque faz com que os alunos conversem e descubram coisas sobre os colegas, ao mesmo tempo em que promove movimentação, seus alunos não estarão apáticos e com sono depois dela.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Material necessário:

  • 1 apito
  • Relógio
  • Lista de atividades

Divida os alunos em 2 ou 3 grupos, dependendo do número de alunos em classe. É interessante que os grupos tenham entre 7 e 10 elementos cada. Nomeie os grupos: azul, amarelo, verde. Peça a eles para fazer fila, cada grupo faz uma fila à sua frente.

Com sua lista em mãos, diga que têm 3 minutos para se organizarem em ordem crescente de idade. Ao final dos 3 minutos apite. Depois do apito os alunos não podem mais trocar de lugar. Verifique o grupo que está mais certo, inclusive por meses (11 anos e 2 meses, 11 anos e 3 meses, etc). Depois diga que têm 3 minutos para se organizarem por ordem alfabética de primeiro nome. Você pode adicionar vários itens à sua lista. Quem tem mais irmãos, do mais alto ao mais baixo, ordem alfabética inversa de sobrenome… sua imaginação é o limite. Ganha o grupo que cumprir mais tarefas sem errar, ou o que errar menos.

É importante afastar as carteiras para essa brincadeira, e assim evitar que se machuquem. Permita que baguncem à vontade enquanto se organizam. Dependendo da idade e conhecimento de seus alunos você poderá incluir várias tarefas (mês de nascimento, número de irmãos, mais vogais no nome, etc.).


Dinâmica para primeiro dia de aula – Tudo sobre mim

Com o objetivo de levar os alunos a se conhecerem melhor.

Dinâmica para primeiro dia de aula - Brincadeiras volta às aulas

Materiais:

Uma folha contendo o formulário abaixo:

  • Meu nome é:
  • O que eu mais gosto de fazer?
  • O que menos gosto de fazer?
  • Uma qualidade minha é:
  • Um defeito meu é:
  • Qual profissão desejo exercer:

Procedimento:

  • Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num círculo, o movimento de cadeiras e ajuste do círculo iniciará o entrosamento dos participantes.
  • Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário.
  • Os alunos e participantes terão 10 minutos para responder.
  • Depois dos 10 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.

Dicas

  • Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
  • Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.

Tempo de duração: 20 a 30 minutos

Faixa etária:  A partir de 10 anos

Se gostou da postagem Dinâmica para primeiro dia de aula – Brincadeiras volta às aulas, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Também recomendamos este outro link com 201 Dinâmicas divertidas para sala de aula.

ATUALIZAÇÃO (Dinâmica da União)

  • Amarre um cordão em uma caneta;
  • Neste cordão você coloca diversos outros cordões com cerca de um metro (com o numero de alunos que você tem em sala).
  • Cada aluno deverá segurar uma ponta deste cordão, fazendo um circulo;
  • Objetivo da dinâmica é acertar a caneta dentro de uma garrafa, que ficará no meio do circulo;

Após a conclusão da atividades, fazer uma roda de conversa com os alunos e conversar sobre trabalho em equipe, união.. Como foi possivel colocar a caneta na garrafa?

___________

Dinâmica do bom bom para primeiro dia de aula

Dinâmica do bom bom para primeiro dia de aula

Cada aluno receberá um bombom;

A criança não pode dobrar nenhum dos dois braços para comer este bombom (Braços esticados);

A criança só vai conseguir comer o bombom quando oferecer para um colega.

Obs: A criança não pode comer o próprio bombom.

Deixe as crianças pensando e quebrando a cabeça por um bom tempo até que elas descubram uma forma de usar a união.

_____

Dinâmica o que você deseja para o outro (Empatia e respeito)

Está Dinâmica para primeiro dia de aula, é maravilhosa para trabalhar empatia e respeito com os alunos.

  • De um papel para cada aluno da sua sala;
  • Em cada papel o aluno deverá escrever, uma tarefa ou uma prenda que o seu colega ao lado deverá fazer;
  • Depois formar um circulo e cada aluno irá fazer o que escreveu em seu próprio papel.
  • Assim o aluno poderá entender que o que dele deseja para o outro, não pode ser diferente do que ele deseja para si mesmo.

__________

Dinâmica da folha sulfite para primeiro dia de aula

Dinâmica da folha sulfite para primeiro dia de aula
  • O professor deverá distribuir uma folha sulfite para cada aluno;
  • O professor vai ditar um desenho (Ditado de desenho);
  • A professora começa a descrever o bicho (Ele é pequeno ou grande, tem olho de tal cor, nariz de tal jeito …).
  • Depois que você terminar de ditar, aguarde um tempinho para que as crianças terminem seus desenhos; Em seguida, forme um circulo para que elas tenham contato visual uma com as outas;
  • Depois pedir que um aluno por vez mostre seu desenho;

Esta dinâmica serve para que as crianças percebam, que mesmo com a mesma instrução, nenhum desenho saiu igual, todos são diferentes.

Assim o professor poderá trabalhar o respeito a individualidade o respeito a diferença.


você pode gostar também
1 comentário
  1. Maria Odete Fontes Diz

    complementando erro de digitação: no lugar da palavra carrregas leia-se carregadas. Obrigada!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.