Ícone do site Educação e Transformação

Modelo atômico de Bohr

Modelo atômico de Bohr

Modelo atômico de Bohr

Entre muitos modelos atômicos descobertos por vários físicos no passado, o modelo atômico de Bohr explica muitas características da ciência e estrutura atômica.

Criado pelo físico dinamarquês de Niels Henrick David Bohr, mostra órbitas onde existem elétrons e no centro um pequeno núcleo.

Bohr deu continuação a teoria que tinha sido desenvolvida pelo físico Ernest Rutherford e devido à isso, o modelo atômico também é chamado de modelo atômico de Rutherford – Bohr.

Bohr conheceu Rutherford no laboratório da Universidade de Cambridge. Foram para a Universidade de Manchester onde começaram juntos suas pesquisas.

O físico Bohr conseguiu explicar como era o comportamento do átomo de hidrogênio, fato que não era possível ver na teoria atômica de Rutherford.

Mas mesmo tendo aprimorado o modelo de Rutherford, ele não é perfeito pois ainda existem questões a serem respondidas. Bohr fez pesquisas que mostraram estas falhas e propôs um novo modelo.

Se este modelo atômico de Rutherford fosse certo, quando acelerados, os elétrons iriam emitir ondas eletromagnéticas. Estas partículas iriam perder energia e colidiriam com o núcleo do átomo.

Princípios do modelo atômico de Bohr

O físico também determinou quatro princípios, confira:

Sair da versão mobile