Ícone do site Educação e Transformação

O que significa paradigma?

Paradigma

Paradigma

A origem do termo paradigma remete ao grego “paradeigma” que quer dizer padrão, ou modelo a seguir. Geralmente, um grupo ou uma sociedade dita as regras e limites que determinam a forma de pensar ou agir de cada indivíduo. Essas normas são paradigmas.

Confira a seguir a definição completa do termo paradigma.

O que é paradigma segundo o dicionário?

Segundo o dicionário online de português, paradigma significa:

Exemplos de frases com a palavra paradigma:

“A vida é o paradigma das palavras”.

– Alessandro Manzoni

“Não sei se o Brasil e mesmo os países desenvolvidos estão prontos para uma tal mudança de paradigma”.

Folha de S.Paulo, 27/08/2009

“É difícil uma sociedade quebrar um paradigma e sair de um sistema de crenças desenvolvido e pregado durante tantos séculos.”

Folha de S.Paulo, 27/10/2009

“Os chilenos não querem melhorias educacionais dentro do mesmo paradigma, mas uma mudança radical no modelo de educação”.

Folha de S.Paulo, 31/08/2011

Veja também: Conceitos de proatividade.

Origem paradigma

A palavra paradigma surgiu inicialmente na teoria criada por Ferdinand de Saussure. Na teoria do signo, em Linguística, ele relacionava o conjunto de elementos que constituem a língua com o signo.

Nesse caso, o paradigma é o conjunto de elementos linguístico que pode acontecer no mesmo ambiente ou contexto. Esses elementos são substituídos por outros que ocupam a mesma posição.

Em meados de 1922, o físico Thomas Samuel Kuhn citou paradigma em seu livro “A estrutura das Revoluções Científicas”, onde relaciona a palavra com realizações cientificas que geram um padrão e orientam o desenvolvimento de pesquisas posteriores.

Ou seja, em termos científicos, o paradigma é a teoria ou o conhecimento adquirido que serve de modelo para as novas pesquisas.

Paradigma educacional

Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação. Esse modelo, geralmente é uma pratica pedagógica que dá inicio a uma cadeia de aprendizados semelhantes, e que causam impacto ao aluno.

Geralmente, um modelo ou paradigma utilizado pelo mentor, terá grande influencia na vida do estudante, sendo levado posteriormente às próximas gerações de aprendizes.

Paradigma laboral

O paradigma na área profissional é a equiparação de salários de acordo com suas funções. Registrado em lei, o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) reza que “a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo”.

Paradigma cartesiano e paradigma de programação

O paradigma cartesiano prega o conceito de que uma totalidade só pode ser conhecida se for analisada de maneira individual, por partes.

No caso do paradigma de programação, o próprio programador é responsável pelo padrão utilizado em uma resolução de problemas, dando estrutura e visão para que o mesmo solucione determinado erro de programa.

Existem quatro tipos principais de paradigmas de programação:

O que diferencia esses padrões são as técnicas que os modelos permitem ou proíbem.

Paradigma da complexidade e suas vertentes

Cada área dá uma conotação diferente para paradigma da complexidade. Esse termo aparece em:

Dependendo da vertente em que se encontra, a conotação de complexidade é diferente. Essa teoria também é conhecida como pensamento da complexidade ou desafio da complexidade. O paradigma da complexidade visa estabelecer uma conexão de todas essas disciplinas sem, no entanto difundi-las.

Definição de paradigma segundo a Wikipédia

“Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.”

Quebra de paradigma

Já ouviu falar a frase quebra de paradigma? Essa frase indica que um modelo ou padrão novo foi estabelecido. Geralmente esse termo é relacionado a modelos tradicionais de empresas que são substituídos por outro inovador.

Um paradigma geralmente fica gravado na mente, principalmente no subconsciente. Por isso é essencial quebrar paradigmas ruins e substitui-los por bons paradigmas. Um paradigma antigo, mas que fica martelando muito em nossa mente é: “dinheiro não traz felicidade”.

Esse tipo de paradigma afeta todas as nossas ações e decisões, tendo em mente que independente do dinheiro que se recebe, ele não vai trazer consigo a felicidade. Esta vem acompanhada de paz interior.

Existe hoje em dia até mesmo um profissional que trabalha esses tipos de paradigmas – o coaching. 

Boa parte das coisas que acontecem em nossa mente foi transmitida a nós enquanto ainda éramos crianças. Paradigmas tais como:

Costumam nos seguir pela vida adulta. Se os tipos de paradigmas que foram alimentados em nossa mente infantil forem bons, são esses padrões que carregamos na vida adulta. Porém, o contrário também é verdadeiro. Padrões ruins são difíceis de ser quebrados, levando a uma linha de raciocínio por vezes negativa.

 O coaching ajuda o individuo a reprogramar seus paradigmas e quebrar os padrões pré-estabelecidos na mente por tantos anos. Este é o significado de quebrar um paradigma – o desligamento de um padrão ou modelo que se instalou no subconsciente e substituição por novos pensamentos inovadores.

Quebrar um paradigma, portanto, está associado a mudanças positivas, no qual a pessoa ou empresa serão beneficiados na proporção que derem lugar a ideias ou conceitos inovadores

Também confira: Mal ou mau.

Sair da versão mobile